Secretário de Estado do Ambiente inaugura obra de remodelação e ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital
1 Julho, 2019 391 Views

Secretário de Estado do Ambiente inaugura obra de remodelação e ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Amanhã, dia 2 de julho, às 11h00, vai ser inaugurada  a obra de remodelação e ampliação da ETAR de Oliveira do Hospital pelo Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “a cerimónia surge na sequência da conclusão da “Empreitada de Conceção/Construção para a remodelação/ampliação do nível de tratamento da ETAR de Oliveira do Hospital” e representa um investimento de cerca de 659 mil euros, cofinanciados em 85% pelo POSEUR”.

“A antiga ETAR de Oliveira do Hospital, que se encontrava a funcionar desde 2008, foi dimensionada para servir uma população equivalente a 11.753 habitantes e um caudal médio de 1.549 m3/dia, encontrando-se subdimensionada face às atuais condições de afluência.

Após esta intervenção, a ETAR passou a estar dimensionada, quer em termos hidráulicos, quer em termos processuais, para tratar um equivalente populacional de 17.750 habitantes, e um caudal médio diário, em tempo húmido, de 2.625 m3/dia”, refere a autarquia.

A infraestrutura, além de servir a sede do concelho, trata também “as águas residuais de Aldeia de Nogueira, Nogueira do Cravo, S. Paio de Gramaços e Catraia de S. Paio”.

O local de descarga do efluente tratado “é no rio de Cavalos, curso de água pertencente à bacia hidrográfica do rio Mondego, considerada meio sensível, pelo que, a ETAR de Oliveira do Hospital assegura um tratamento de nível terciário das águas residuais, integrando etapas para remoção de nutrientes (azoto e fósforo), bem como filtração e desinfeção por ultravioletas para reaproveitamento de parte do efluente tratado como água de serviço”.

“Para além de muito contribuírem para a qualidade de vida da população que serve, bem como, para a proteção do meio ambiente, as obras realizadas nesta ETAR foram projetadas para atingir níveis de qualidade compatíveis com a atual legislação em vigor”, conclui.

Foto: Arquivo RBN

Previous Câmara Municipal de Arganil vai integrar Rede Nacional de Arte Rupestre
Next Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Artigos Relacionados

Nacional

Operação Carnaval terminou com 821 acidentes e sem mortos

A Operação Carnaval 2017, que começou na sexta-feira, terminou às 24 horas de terça-feira com o registo de 821 acidentes e 14 feridos graves, mas sem vítimas mortais, segundo dados

Sociedade

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para “um agravamento significativo” do risco de incêndio no continente, a partir de quinta-feira, com previsão de índice muito elevado e

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 23 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Paulo Coelho é o candidato do PEV à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra

O Partido Ecologista Os Verdes informou, hoje, que Paulo Coelho é o candidato do PEV, na lista da CDU (PCP-PEV)…

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

Região

GNR vai estar na estrada com operação “Todos os Santos” 2019

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar o patrulhamento nas estradas com maior fluxo de tráfego, 31 de outubro a 3 de novembro, altura em que é celebrado o dia

Informação

CDU contactou com população e trabalhadores de Oliveira do Hospital

Ontem, dia 15 de maio, uma delegação da CDU realizou uma ação de contacto com a população de Oliveira do Hospital por ocasião da Feira mensal.

Informação

GNR dá conselhos à população por causa dos incêndios

Numa altura em que as chamas estão a fustigar a ilha da Madeira e a zona norte do país, a GNR deixa alguns conselhos úteis à população.

Região

Homem de 80 anos morre em acidente com trator agrícola

Um homem com cerca de 80 anos morreu hoje devido ao despiste de um trator agrícola, na localidade de Pereiro, concelho de Pinhel, disse à agência Lusa fonte do Comando

Informação

Penacova: alunos do IEFP entregaram sementes à população afetada pelos incêndios

A Assembleia Municipal de Penacova recebeu, num ato simbólico, sementes de espécies hortícolas, uma iniciativa dos alunos do IEFP…

Região

Pároco de Arganil em recuperação após paragem cardíaca

O Pároco de Arganil, Manuel Martins sofreu, na noite de 10 de maio, uma paragem cardíaca. De acordo com a publicação “O Amigo do Povo” o pároco está em fase