Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

image_pdfimage_print

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitou o Município de Nelas na passada sexta-feira, 14 de dezembro, a fim de se inteirar sobre o património da antiga ENU…

…- Empresa Nacional de Urânio – bem como da evolução dos problemas ligados ao Ambiente, visitando a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineira – e toda a recuperação ambiental e trabalhos em curso nas Minas da Urgeiriça.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, João Galamba foi recebido nos Paços do Município pelo Presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Borges. No período da tarde a comitiva visitou a maioria das áreas intervencionadas, nomeadamente a zona dos Valinhos, a escombreira da Barragem Velha e da Barragem Nova, bem como as obras em curso na OTQ (Oficina de Tratamento Químico) e no edifício dos antigos escritórios e espaço envolvente incluindo as obras em curso de recuperação das habitações no Bairro dos Engenheiros e dos Mineiros, a fim de verificarem in loco a evolução da recuperação ambiental que a antiga exploração mineira da Urgeiriça tem sido sujeita.

O final da visita ficou marcado por uma reunião de trabalho entre o Secretário de Estado, a Câmara Municipal de Nelas, a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, a Associação da Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça e o Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim onde a discussão girou sobre a situação atual das Minas da Urgeiriça, os trabalhos em curso e ainda o aproveitamento futuro das infraestruturas criadas e a criar, perspetivando-se a sua integração em termos de desenvolvimento de um projeto turístico e científico, projeto esse justificado quer pelo histórico da exploração uranífera de mais de um século, quer pelo enorme volume de meios financeiros investidos, já superiores a 30 milhões de euros.

Previous Seia: Conhecidos os quatro projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo Escolar
Next Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Artigos Relacionados

Última Hora

Opinião: No PSD de Oliveira do Hospital “há uma reflexão profunda a fazer”

Na emissão especial conduzida ontem noite por Albino José na Rádio Boa Nova, Vítor Neves, que todas as semanas  assina Ca$h Resto Z€ro, afirmou que…

Última Hora

III Maratona do Pedal em BTT em Ervedal da Beira

A Secção do Pedal do Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  vai realizar no próximo domingo, 4 de junho, pelas 9h30, em Ervedal da Beira – Oliveira do

Informação

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Última Hora

Selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu a medalha de ouro do município de Arganil

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu ontem a medalha de ouro do município de Arganil, numa cerimónia marcada pela emoção…

Informação

Colisão entre dois carros faz dois feridos

Uma colisão entre duas viaturas, esta segunda-feira, resultou em dois feridos. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro,…

Informação

Ténis de Mesa: Sporting e Benfica disputam Supertaça em Oliveira do Hospital

A acontecer pela primeira vez em Oliveira do Hospital, a SuperTaça em Ténis de Mesa vai ser disputado, no próximo sábado, dia 24 (15h00), pelo Sporting e Benfica…

Sociedade

Incêndio desalojou quatro pessoas

Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada desalojadas na sequência de um incêndio na casa onde viviam, no concelho de Cinfães.

Informação

Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz são alvo de buscas pela Polícia Judiciária

O Jornal Expresso adianta, hoje, que  quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, …

Destaque

Oliveira do Hospital culpa EDP por turvação da água. Bombeiros asseguram abastecimento à população

Desde a passada segunda feira que o abastecimento público de água, em Oliveira do Hospital, está a ser assegurado pelo bombeiros. O Município oliveirense acusa a EDP de provocar a

Informação

Páscoa com chuva e queda de neve

O fim de semana da Páscoa vai ser dominado pela chuva, que será mais frequente nas regiões do norte e no centro, e queda de neve, adiantou hoje à agência

Informação

Assembleia Municipal reúne esta tarde em sessão ordinária

Realiza-se hoje, pelas 14h30, a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos vão decorrer no Salão Nobre do Município.

Última Hora

Eptoliva vence concurso nacional “Hidrogénio a Próxima Geração de Energia”

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, venceu o concurso “Hidrogénio – A Próxima Geração de Energia” promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre em colaboração…