Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

image_pdfimage_print

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitou o Município de Nelas na passada sexta-feira, 14 de dezembro, a fim de se inteirar sobre o património da antiga ENU…

…- Empresa Nacional de Urânio – bem como da evolução dos problemas ligados ao Ambiente, visitando a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineira – e toda a recuperação ambiental e trabalhos em curso nas Minas da Urgeiriça.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, João Galamba foi recebido nos Paços do Município pelo Presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Borges. No período da tarde a comitiva visitou a maioria das áreas intervencionadas, nomeadamente a zona dos Valinhos, a escombreira da Barragem Velha e da Barragem Nova, bem como as obras em curso na OTQ (Oficina de Tratamento Químico) e no edifício dos antigos escritórios e espaço envolvente incluindo as obras em curso de recuperação das habitações no Bairro dos Engenheiros e dos Mineiros, a fim de verificarem in loco a evolução da recuperação ambiental que a antiga exploração mineira da Urgeiriça tem sido sujeita.

O final da visita ficou marcado por uma reunião de trabalho entre o Secretário de Estado, a Câmara Municipal de Nelas, a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, a Associação da Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça e o Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim onde a discussão girou sobre a situação atual das Minas da Urgeiriça, os trabalhos em curso e ainda o aproveitamento futuro das infraestruturas criadas e a criar, perspetivando-se a sua integração em termos de desenvolvimento de um projeto turístico e científico, projeto esse justificado quer pelo histórico da exploração uranífera de mais de um século, quer pelo enorme volume de meios financeiros investidos, já superiores a 30 milhões de euros.

Previous Seia: Conhecidos os quatro projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo Escolar
Next Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Artigos Relacionados

Informação

Autarcas de Viseu e Coimbra querem discutir IP3 com o governo

Os autarcas de Viseu e Coimbra, Almeida Henriques e Manuel Machado, solicitaram uma audiência ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques,…

Informação

Grupo de Voluntariado da Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para importância da “prevenção”

Hoje, dia 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Cancro. A nível nacional, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou a campanha “Eu Sou, Eu Vou”…

Informação

GNR apreendeu 262 doses de droga em viagens de finalistas para Espanha

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 262 doses de droga durante uma ação de fiscalização para prevenir comportamentos de risco dos jovens portugueses,…

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital leva recibo “falsificado” que envolve Liga de Melhoramentos de Aldeia de Nogueira ao Ministério Público

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou, ontem, que vai fazer queixa no Ministério Público da suposta “falsificação” de um recibo, …

Informação

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Última Hora

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Informação

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.

Informação

Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

O Fundo Revita revelou hoje que está já concluída a reconstrução de 189 das 259 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram

Informação

Virgílio Salvador é o novo presidente da JSD de Oliveira do Hospital 

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital elegeu, através de lista única, no passado domingo, os seus novos corpos gerentes para os próximos dois anos. 

Informação

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Cultura

Grupo musical de Lagos da Beira comemora aniversário

É já no próximo domingo, 14 de maio, que o Grupo Musical “Os Amigos de Lagos da Beira” comemora o 5º aniversário.

Informação

Relatório sobre incêndio de Pedrogrão indica que houve documentos apagados ou destruídos

O relatório de uma auditoria interna da Autoridade Nacional de Proteção Civil aos trabalhos do combate ao fogo de Pedrógão Grande, em 2017, indica que houve documentos apagados ou destruídos.