Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

image_pdfimage_print

João Brito, deputado do PSD, insistiu na reabertura do SAP no centro de Saúde de Oliveira do Hospital e desafiou a Assembleia Municipal a avançar com uma “moção de protesto”…

… ao governo e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho. Na resposta foi acusado de “hipocrisia política”.

O social-democrata recordou à Assembleia as interpelações que fez  em anteriores reuniões, acabando também por fazer eco da preocupação recentemente partilhada pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira,  que pediu a criação de uma “via verde” no centro de saúde oliveirense, para atender as crianças acidentadas ou em episódio de mal estar. “Será a via verde a resposta mais adequada à situação? Não terão os nossos filhos direito a uma assistência como os das escolas dos centros urbanos?”, questionou João Brito, que disse que está na hora de o presidente da Câmara  e o seu executivo “descerem do pedastal de arrogância e assumirem a sua falha”. Na ocasião desafiou a Assembleia para uma “moção de protesto junto do governo” e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho”.

Rui Monteiro, do PS, foi o primeiro a acusar João Brito de não apresentar o conteúdo da moção aos deputados. “Deve estar à espera que alguém apresente em nome dele. É uma moção para a qual fomos desafiados, mas não foi apresentada, por isso, vale o que vale”, referiu.


Carlos Castanheira, autarca de Aldeia das Dez (PS), “num ato de nostalgia” recordou a grande manifestação feita no concelho em defesa da saúde e das acessibilidades, onde não viu o deputado João Brito, “nem ninguém do PSD”.

Também Carlos Maia, autarca de Ervedal e Vila Franca da Beira (PS) confirmou não ter visto o PSD na manifestação realizada há quatro anos. Recorda que nessa altura o concelho passava por uma “situação extremamente dramática com milhares de oliveirenses sem médico de família”. Atualmente, Maia concorda que a situação ainda não está bem no concelho, mas a Fundação Aurélio Amaro Diniz foi “uma boa alternativa”. Acusa, por isso, João Brito de “hipocrisia política”.

Em resposta ao deputado, José Carlos Alexandrino (PS) questionou se João Brito “vive neste concelho ou noutro diferente”, para ter que se socorrer de notícias para confrontar o executivo. O presidente do Município Oliveirense informou da realização de uma reunião na passada quinta feira na Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e assegurou que o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “nunca funcionou tão bem”. Não tardou também em recuar no tempo e considerar que o PSD “se acobardou” por ocasião da manifestação e que o anterior executivo PSD, não soube reivindicar a SUB que ficou instalada em Arganil. “As pessoas calaram-se e consentiram. Comigo! Eu não me calo e não me calarei”, argumentou.

Previous Góis Moto Clube abriu temporada TT
Next Quinta de Jugais e Arcial juntas em campanha para plantação de 4008 árvores em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Incêndios: Meios aéreos em Faro, Vila Real, Guarda e Bragança

Os quatro incêndios em Faro, Bragança, Vila Real e Guarda eram os que às 07h30 preocupavam mais os bombeiros e, por isso, vão ser reforçados …

Informação

Deputada do PCP preocupada com fecho do SAP em Oliveira do Hospital

A deputada do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita, mostrou-se ontem preocupada com o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar no dia de “Fátima, Futebol e Fado”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o dia de amanhã, 13 de maio. Um “dia grande em Fátima”, mas também

Região

Incêndios: Apenas 172 pessoas pediram ajuda ao Estado para recuperação das casas

Apenas um décimo das famílias com casas destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 formalizaram os pedidos de ajuda do Estado a duas semanas do fim do prazo,…

Informação

Assembleia aprovou por unanimidade Contas e Relatório de Gestão 2018 do Município de Oliveira do Hospital

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou por unanimidade, na passada sexta-feira, dia 26 de abril, os documentos relativos à Prestação de Contas e o Relatório de Gestão de

Região

Chuva e vento forte vão colocar 12 distritos sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva e vento forte.

Nacional

ASAE apreende 78 carcaças de animais por abate clandestino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica executou nos últimos dias um conjunto de operações de fiscalização no âmbito do combate ao abate clandestino, tendo em conta o risco para

Última Hora

Seia abraça campanha de sensibilização para os direitos das crianças e jovens

Crianças e jovens comemoram o Dia Internacional da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de novembro) com um “estendal público” no jardim dos Bombeiros Voluntários de Seia.

Sociedade

Idosa morre em incêndio em habitação na cidade de Mêda

Uma mulher com mais de 90 anos morreu hoje na sequência de um incêndio na sua habitação na cidade de Mêda.

Região

Pizzaiolo Casimiro Santos comemora 50 anos com amigos e clientes

Casimiro Santos, o conhecido pizzaiolo que integrou a seleção nacional vencedora do campeonato do mundo de Pizzaiolos em Nápoles comemora hoje, dia 12 de junho, 50 anos.

Informação

Venceslau Fernandes conquistou a 26ª Volta a Portugal do Futuro

Venceslau Fernandes confirmou ontem, em Santarém, a vitória na 26ª Volta Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Região

Seia: Prática da Transumância contou com uma centena de participantes

A Transumância dos pastores, que teve lugar no passado sábado, dia 30 de junho, em Seia, atravessando as Aldeias de Montanha da Póvoa Velha e Sabugueiro,…