Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

image_pdfimage_print

João Brito, deputado do PSD, insistiu na reabertura do SAP no centro de Saúde de Oliveira do Hospital e desafiou a Assembleia Municipal a avançar com uma “moção de protesto”…

… ao governo e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho. Na resposta foi acusado de “hipocrisia política”.

O social-democrata recordou à Assembleia as interpelações que fez  em anteriores reuniões, acabando também por fazer eco da preocupação recentemente partilhada pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira,  que pediu a criação de uma “via verde” no centro de saúde oliveirense, para atender as crianças acidentadas ou em episódio de mal estar. “Será a via verde a resposta mais adequada à situação? Não terão os nossos filhos direito a uma assistência como os das escolas dos centros urbanos?”, questionou João Brito, que disse que está na hora de o presidente da Câmara  e o seu executivo “descerem do pedastal de arrogância e assumirem a sua falha”. Na ocasião desafiou a Assembleia para uma “moção de protesto junto do governo” e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho”.

Rui Monteiro, do PS, foi o primeiro a acusar João Brito de não apresentar o conteúdo da moção aos deputados. “Deve estar à espera que alguém apresente em nome dele. É uma moção para a qual fomos desafiados, mas não foi apresentada, por isso, vale o que vale”, referiu.


Carlos Castanheira, autarca de Aldeia das Dez (PS), “num ato de nostalgia” recordou a grande manifestação feita no concelho em defesa da saúde e das acessibilidades, onde não viu o deputado João Brito, “nem ninguém do PSD”.

Também Carlos Maia, autarca de Ervedal e Vila Franca da Beira (PS) confirmou não ter visto o PSD na manifestação realizada há quatro anos. Recorda que nessa altura o concelho passava por uma “situação extremamente dramática com milhares de oliveirenses sem médico de família”. Atualmente, Maia concorda que a situação ainda não está bem no concelho, mas a Fundação Aurélio Amaro Diniz foi “uma boa alternativa”. Acusa, por isso, João Brito de “hipocrisia política”.

Em resposta ao deputado, José Carlos Alexandrino (PS) questionou se João Brito “vive neste concelho ou noutro diferente”, para ter que se socorrer de notícias para confrontar o executivo. O presidente do Município Oliveirense informou da realização de uma reunião na passada quinta feira na Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e assegurou que o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “nunca funcionou tão bem”. Não tardou também em recuar no tempo e considerar que o PSD “se acobardou” por ocasião da manifestação e que o anterior executivo PSD, não soube reivindicar a SUB que ficou instalada em Arganil. “As pessoas calaram-se e consentiram. Comigo! Eu não me calo e não me calarei”, argumentou.

Previous Góis Moto Clube abriu temporada TT
Next Quinta de Jugais e Arcial juntas em campanha para plantação de 4008 árvores em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Educação

Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia

A aluna Madalena Leitão, do 12.º D, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, foi a grande vencedora do II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia, …

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital está, esta tarde, reunida em sessão ordinária. Na reunião, que teve início às 14h30, dominam matérias como as acessibilidades, o saneamento básico, a

Última Hora

Fernando Tavares Pereira renuncia ao lugar de vereador na  autarquia de Tábua

Fernando Tavares Pereira, vereador do PSD, na Câmara Municipal de Tábua, renunciou ao cargo. A informação foi avançada esta manhã pelo presidente da autarquia,…

Sociedade

Homem morreu afogado em praia fluvial de Santa Comba Dão

Um homem de 81 anos morreu afogado, ontem à tarde, na praia fluvial da Senhora da Ribeira, em Santa Comba Dão, confirmou o CDOS de Viseu à agência Lusa.

Desporto

Conheça os resultados desportivos. Dérbi concelhio acabou em empate sem golos (com vídeos)

O Estádio Municipal de Oliveira do Hospital foi palco do primeiro dérbi concelhio da época entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN),

Sociedade

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Informação

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …

Informação

Politécnico da Guarda lança pós graduação em “Média e Proteção Civil”

O elevado número de incêndios florestais em Portugal e a necessidade de prevenção e socorro de forma rápida e eficaz…

Última Hora

“A Escola e o Meio” emite último programa do ano letivo 2018/2019

Este sábado, dia 15 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Ancose procede à segunda entrega de borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder no sábado, dia 30 de junho, pelas 14h00, na sede da Associação, à segunda entrega de borregas

Informação

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Última Hora

IPC dinamizou semana dedicada à promoção da correta gestão de resíduos

Decorreu, nas Residências do Politécnico de Coimbra (IPC), uma semana dedicada à promoção da correta gestão de resíduos.