Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

Saúde: João Brito defendeu moção de protesto ao governo. PS acusou o deputado de “hipocrisia política”

João Brito, deputado do PSD, insistiu na reabertura do SAP no centro de Saúde de Oliveira do Hospital e desafiou a Assembleia Municipal a avançar com uma “moção de protesto”…

… ao governo e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho. Na resposta foi acusado de “hipocrisia política”.

O social-democrata recordou à Assembleia as interpelações que fez  em anteriores reuniões, acabando também por fazer eco da preocupação recentemente partilhada pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira,  que pediu a criação de uma “via verde” no centro de saúde oliveirense, para atender as crianças acidentadas ou em episódio de mal estar. “Será a via verde a resposta mais adequada à situação? Não terão os nossos filhos direito a uma assistência como os das escolas dos centros urbanos?”, questionou João Brito, que disse que está na hora de o presidente da Câmara  e o seu executivo “descerem do pedastal de arrogância e assumirem a sua falha”. Na ocasião desafiou a Assembleia para uma “moção de protesto junto do governo” e de assumir uma posição concertada em defesa do concelho”.

Rui Monteiro, do PS, foi o primeiro a acusar João Brito de não apresentar o conteúdo da moção aos deputados. “Deve estar à espera que alguém apresente em nome dele. É uma moção para a qual fomos desafiados, mas não foi apresentada, por isso, vale o que vale”, referiu.


Carlos Castanheira, autarca de Aldeia das Dez (PS), “num ato de nostalgia” recordou a grande manifestação feita no concelho em defesa da saúde e das acessibilidades, onde não viu o deputado João Brito, “nem ninguém do PSD”.

Também Carlos Maia, autarca de Ervedal e Vila Franca da Beira (PS) confirmou não ter visto o PSD na manifestação realizada há quatro anos. Recorda que nessa altura o concelho passava por uma “situação extremamente dramática com milhares de oliveirenses sem médico de família”. Atualmente, Maia concorda que a situação ainda não está bem no concelho, mas a Fundação Aurélio Amaro Diniz foi “uma boa alternativa”. Acusa, por isso, João Brito de “hipocrisia política”.

Em resposta ao deputado, José Carlos Alexandrino (PS) questionou se João Brito “vive neste concelho ou noutro diferente”, para ter que se socorrer de notícias para confrontar o executivo. O presidente do Município Oliveirense informou da realização de uma reunião na passada quinta feira na Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e assegurou que o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “nunca funcionou tão bem”. Não tardou também em recuar no tempo e considerar que o PSD “se acobardou” por ocasião da manifestação e que o anterior executivo PSD, não soube reivindicar a SUB que ficou instalada em Arganil. “As pessoas calaram-se e consentiram. Comigo! Eu não me calo e não me calarei”, argumentou.

Previous Góis Moto Clube abriu temporada TT
Next Quinta de Jugais e Arcial juntas em campanha para plantação de 4008 árvores em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

“Festival Forte 2018”: 9 detenções e 729 doses de droga apreendidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, entre o dia 30 de agosto e 2 de setembro,…

Informação

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na

Nacional

Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu esta quinta-feira em casa.

Informação

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Boa Nova no “Portugal em Direto “da Antena 1 no Dia Mundial da Rádio

No âmbito do Dia Mundial da Rádio que hoje se comemora, a Rádio Boa Nova é convidada a participar no programa “Portugal em Direto” da Antena 1, entre as 13h15

Politica

Nuno Pereira é candidato ao PSD de Oliveira do Hospital

Nuno Pereira está na corrida à liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital. A liderar a lista A, o social democrata defronta a lista de

Informação

Arganil: PS apresenta candidatura de Rui Silva no dia 8 de julho

Está marcada para dia 8 de julho, pelas 20h00, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Última Hora

Aldeia das Dez prepara a XV Festa da Castanha

Aldeia das Dez prepara-se para a XV Festa da Castanha que se realiza no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, …

Última Hora

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Sociedade

Corte nos contratos de associação representa poupança de um milhão só em Coimbra

O Estado vai poupar perto de um milhão de euros em contratos de associação para turmas de início de ciclo, só na cidade de Coimbra, onde existem 15 escolas públicas…

Destaque

Idoso morto em assalto em localidade de Arganil

Um homem de 83 anos morreu ontem, ao início da noite, na sequência de um assalto violento ao estabelecimento comercial de que era proprietário na localidade de Casal de S.

Cultura

Padre António Loureiro apresentou “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o título do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital”. A apresentação…