Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)
25 Junho, 2018 1889 Views

Santuário de Nossa Senhora das Preces convida para secular romaria (com vídeo)

É já no próximo fim de semana, 30 de junho e 1 de julho, que se realiza a secular romaria de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, no concelho de Oliveira do Hospital.

Ponto de encontro de fiéis do concelho e de toda a região, a romaria vai ser presidida (no domingo) pelo Vigário Geral da Diocese de Coimbra, o padre Pedro Miranda.

A Irmandade de Nossa Senhora das Preces ultima, por estes dias, os preparativos para a romaria que, ano após ano, continua a atrair muitos fieis e peregrinos ao Santuário localizado em Vale Maceira, no concelho de Oliveira do Hospital. Abel Gouveia, presidente da Irmandade, ainda lembra e tem guardados registos dos tempos áureos da romaria, que atraía excursões provenientes de toda a região e vários pontos do país. “Toda a região das beiras e interior Norte e Centro, desde Cinfães do Douro até Cernache do Bonjardim, tudo recorria à Senhora das Preces, naquele tempo”.  A romaria tem perdido dimensão. “Atualmente vai tudo para Fátima. Queremos inverter a situação, mas está um bocado difícil”. Tem, contudo, valido as visitas ao Santuário ao longo do ano e que situaram nas “28 mil pessoas em visitas guiadas em 2016”.

É vontade da Irmandade conferir novo fôlego à Romaria. A participação do Vigário Geral que vai presidir à missa campal (no domingo, pelas 11h30) é motivo de satisfação para Abel Gouveia. É uma situação que engrandece os festejos”. No sábado, dia 30 de junho à noite, terá também lugar a procissão de velas, com via sacra e arraial. Já no domingo, a missa campal vai ser precedida de primeira missa às 09h30 na igreja do Santuário. E à tarde, pelas 16h00, acontece a habitual e muito sentida procissão do Adeus.

O Santuário de Nª Srª das Preces remonta ao ano de 1371. “Merecia outra atenção. Temos fracos recursos, vamos tentando proteger com as receitas que os peregrinos nos deixam. A Câmara Municipal tem ajudado, mas é sempre pouco. A diocese também não pode ajudar”. No imediato impõe-se a substituição do telhado da igreja, que representa uma despesa de mais de 30 mil Euros, que vai contar com o apoio da Câmara Municipal. O santuário conta com 13 capelas, com imagens em tamanho real. Do conjunto faz parte a capela de Nª Srª das Necessidades, no Monte do Colcurinho. “Estão ao natural. Quando não há ordens, nem dinheiro, deixamos como está”. Num passado recente mereceu polémica a intervenção que foi feita em algumas imagens.

No passado dia 15 de outubro, o Santuário foi cercado pelo grande incêndio, com registo de prejuízos na casa de apoio ao peregrino e perda de espécies no jardim botânico. A Fundação Calouste Gulbenkian premiou o Santuário com prémio Vilalva (50 mil Euros) para a recuperação do jardim botânico. “Foi uma grande satisfação para todos nós”.

Rodolfo Albuquerque, jovem sacerdote, capelão do Santuário, deposita grandes expectativas na romaria. “Estes festejos são extremamente importantes. Têm sabor especial porque é a primeira vez que vou presidir às festas do santuário”. O jovem sacerdote tem noção de que as romarias estão a diminuir de um modo geral. Mas, no Santuário de Nª Srª das Preces há “sinais positivos”. “Há muita gente que procura o Santuário. Isso é motivo de júbilo e de alegria para a população e para o concelho de Oliveira do Hospital”.

O jovem padre não tem dúvidas de que esta é das romarias “mais importantes “ do nordeste do distrito de Coimbra. “Com a boa vontade e ajuda de todos, emigrantes, pessoas que residem fora é possível fazer com que o Santuário chegue mais longe”.

Este ano, a expectativa é de que “mais gente” participe na romaria que conta com a celebração do Vigário Geral da Diocese de Coimbra, que “é sinal” de que o Santuário tem papel importante na diocese.

“O programa da festa tem uma grande componente religiosa (…) e o espaço é convidativo para um dia agradável em família. Tem todas as condições para ser uma romaria bela em que manifestamos a nossa fé. Permite o reencontro das pessoas. Aqui, as pessoas gostam muito de bem receber”.

               

image_pdfimage_print
Previous PJ deteve homem de 60 anos e jovem de 18 por abuso sexual de crianças
Next Bispo de Coimbra ordenou três sacerdotes e um diácono

Artigos Relacionados

Informação

“Mesa da Beira Serra” é pré-finalista das 7 Maravilhas de Portugal

A candidatura da “Mesa da Beira Serra” ao Concurso 7 Maravilhas à Mesa, promovida pela ADIBER foi eleita pelo júri como uma das 49 pré-finalistas desta iniciativa que, agora, entrará

Informação

Bombeiros de Loriga realizam caminhada para “Ajudar o Martim”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga realiza no domingo, 10 de julho, a habitual Descida Pedestre Serra da Estrela, este ano, dedicada a “Ajudar o Martim”.

Informação

O oliveirense Rafael Delaunay Gomes obteve o 31º lugar no Campeonato da Europa de triatlo todo-o-terreno realizado este mês de agosto.

Depois de algum tempo parado devido a uma pequena cirurgia, Rafael em declarações à imprensa, refere, “ não estar na melhor performance, tendo ainda que melhorar muito”, explicando ainda que

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 29.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Temperatura vai subir…

Três distritos de Portugal continental vão estar na quinta e sexta-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e

Região

AIP promove seminário sobre o projeto MOVE PME em Coimbra

A Associação Industrial Portuguesa promove no próximo dia 25 de setembro, o II Fórum MOVE PME “Balanço intercalar e novos desafios”,…

Última Hora

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Sociedade

Estão abertas as inscrições para expositores das Festas do Concelho de Seia

A Câmara Municipal de Seia abriu, hoje, as inscrições para os expositores interessados em participar nas Festas do Concelho de Seia, certame que decorre na praça do município e espaço

Informação

Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho,…

Destaque

Paulo Rogério defende o “Renascer das Cinzas” na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

Apesar de ainda não ter recuperado o seu efetivo animal que perdeu no grande incêndio de 15 de outubro e de, a esta altura, estar a trabalhar apenas a “50

Destaque

“Esta EXPOH foi muito bem conseguida. Valeu a pena”

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital chegou ontem ao fim. O certame, que teve início no dia 21 de julho, fechou com casa cheia e um espetáculo

Destaque

Oliveirenses solidários com os bombeiros entregam bens nas corporações

À semelhança do que se tem verificado um pouco por todo o país, também em Oliveira do Hospital se assiste a gestos solidários para com as corporações de bombeiros …

Informação

Arganil: Candidato do PSD promove reuniões participativas nas freguesias

A candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil iniciou este mês na União de Freguesias de Cardeira e Moura da Serra os encontros que pretende realizar em todo

Sociedade

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Última Hora

Procissão do “Senhor dos Passos” quer atrair gente de todo país a Ervedal da Beira

Ervedal da Beira, prepara-se para mais uma Solene Procissão do Senhor dos Passos, que vai ter lugar no próximo domingo, 18 de março, pelas 14h30. A iniciativa que “é única”

Informação

Oliveira do Hospital celebra Dia Internacional da Mulher com aula de AquaZumba

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que é evocada por todo o mundo com o objetivo de promover a igualdade de género. Para

Última Hora

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Última Hora

Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos

Os moradores do Bairro João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, não podiam estar mais receosos. O episódio de violência extrema, que deixou “quase morta” uma moradora na

Destaque

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na

Educação

Oliveira do Hospital acolhe Receção ao Caloiro até 1 de dezembro

Oliveira do Hospital acolhe mais uma Receção ao Caloiro, protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que terá início já esta quinta-feira, 29 de

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital refere que construção do IC6 será um “marco histórico”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a construção do IC6, tal como hoje foi anunciado pela Infraestrturas de Portugal, …

Informação

Suspeito de atear incêndio em Mangualde foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR, deteve o presumível autor de um crime de incêndio florestal, ocorrido em Mangualde.

Última Hora

Há mais de 700 atletas a praticar 14 modalidades desportivas em Oliveira do Hospital

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Atualmente há mais de 700 atlelas, a maioria com menos de 18 anos, a praticar 14 modalidades. Sábado,

Sociedade

Rali Serra do Açor em Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital

O concelho de Arganil prepara-se para receber, já em outubro, o Rali Serra do Açor, que se insere no campeonato Federação Portuguesa de Automobilismo…