“Santiago Com Energia” reúne maior votação da 4ª edição do Orçamento Participativo de Seia
5 Julho, 2019 475 Views

“Santiago Com Energia” reúne maior votação da 4ª edição do Orçamento Participativo de Seia

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal revelou no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia.

Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção Municipal como Desporto e Lazer, Saúde e Bem-estar, Cultura e Turismo, e serão executados pela Autarquia durante o próximo ano.

Nesta edição, cuja votação terminou no dia 30 de junho, a comunidade voltou a responder positivamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2019, envolvendo-se ativamente na votação dos projetos do Orçamento Participativo 2019. Assim, dos 17 projetos a votação, de um total de 20 propostas submetidas pelos cidadãos, o projeto “Santiago Com Energia”, que prevê a instalação de um sistema de iluminação, junto dos parques infantil,fitness e de merendas, no parque desportivo em Santiago, foi o que reuniu a votação mais elevada, num total de 633 votos.

Logo atrás na votação, com 592 votos, o projeto “Folhadosa Saudável”, que contempla a criação de um parque de lazer e desporto na zona de recreio do antigo jardim-de-infância de Folhadosa, foi o segundo eleito. Separados por apenas três votos, a construção de um Edifício de Apoio à Piscina em Valezim (429 Votos) e a colocação de sinalética referenciando o património edificado, nas quatro localidades da União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho –  “Valorizar o Património” (426 votos), foram outros dois projetos que passaram para execução.

A “Rota de Homenagem aos Pilotos da RAF” (418 Votos), que integra a criação de uma derivação pedestre da rota da Garganta de Loriga para o local da “queda do avião”, em Loriga, o “Levado ao Movimento – Circuito com Máquinas Fitness em diversos locais de São Romão (396 Votos) e o “Telescópio Astronómico e Equipamento de Apoio” para o Observatório Astronómico de Travancinha (396 votos) também foram projetos validados pela comunidade. No fim da lista, mas entre os dez projetos eleitos, encontram-se o “Circuito de Manutenção ao Ar Livre” em Paranhos da Beira (388 Votos); “Todos em movimento na Freguesia de Tourais e Lages” (385 Votos) e o “Parque Saúde – Parque Geriátrico e Circuito de Manutenção” em Pinhanços (381 Votos).

Neste orçamento participativo foram contabilizados um total de 7500 votos, quase o dobro da votação do ano passado, o que significa um forte envolvimento dos munícipes naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no orçamento municipal, concretamente no que diz respeito a 125 mil euros, sendo que para cada proposta foi estabelecido um limite de 12.500€ (IVA incluído).

Previous Concerto "Cruzamentos & Enlaces" no Fórum Romano da Bobadela
Next Suspeito de atirar contra militares da GNR de Coimbra foi detido em Espanha

Artigos Relacionados

Região

Arganil debateu o plano estratégico para a recuperação pós-incêndio

O Município de Arganil realizou, no 24 de fevereiro, uma reunião com diversas entidades do concelho no âmbito do Plano Estratégico para a recuperação pós-incêndio que está em preparação.

Região

Penacova celebrou dia Mundial da Água com visita à ETAR de S. Paio do Mondego

Com o objetivo de consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em particular para a necessidade de preservação e poupança da água, …

Última Hora

FCOH continua firme ao vencer o Marialvas. AD Lagares empata em Pampilhosa. ADN empata em casa frente ao Águeda

  O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a somar pontos ao vencer em casa por 2-0…

Informação

Região: Mulher de 75 anos morreu em mina

Uma mulher, de 75 anos, foi encontrada esta manhã sem vida numa mina, em Vila Nova de Monsarros, em Anadia, Aveiro, por equipas de socorro e emergência …

Informação

Militar da GNR de Pinhel morre na sequência de queda de cavalo

Um militar da GNR a prestar serviço no Posto Territorial de Pinhel morreu no seguimento de ferimentos resultantes de uma queda de cavalo ocorrida …

Destaque

AD Lagares da Beira cumpriu “sonho”. Depois do sintético…os balneários e a bancada

A Associação Desportiva  de Lagares da Beira inaugurou, ontem, os balneários e bancada do seu complexo desportivo.

Última Hora

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…

Última Hora

Joana Barros é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Joana Barros, que integra o projeto da spin off  Mic Natur, onde trabalha com plantas e

Última Hora

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.

Informação

PSD aprovou os primeiros 46 candidatos às autárquicas

O PSD aprovou, ontem, os nomes de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017, em reunião da Comissão Política Nacional.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 18.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Destaque

Câmara de Oliveira do Hospital aposta em novo site de Internet com cunho da “transparência”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou, esta manhã, o seu novo site de internet. Com nova imagem gráfica e mais funcionalidades, o site surge com a marca da