Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”
28 Julho, 2016 1556 Views

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

O projeto visa recordar o ofício que há mais de um século deu origem a um linguajar próprio – a gíria dos arguinas – criado para que os trabalhadores pudessem falar frente aos patrões das pedreiras.

Licínio Neves, autarca de Santa Ovaia, lembra que esta “é uma tradição antiga, aqui da zona”. “Somos uma terra de canteiros e pedreiros e a designação de ‘arguina’, no fundo, corresponde a duas distinções: o pedreiro que aparelhava a pedra e edificava a obra e o canteiro que fazia os trabalhos mais finos e delicados, como os brazões, janelas”, esclarece.

Quem está de fora, pouco percebe, mas o padre António Borges, 76 anos, há 50 que aprendeu e hoje dedica-se ao ensino desta gíria. Conta que aprendeu “ para não ser gozado”, sabendo que esta linguagem surgiu para fugir ao entendimento do patrão e das pessoas que passavam”.

“Tenho feito um esforço para não deixar perder esta linguagem. Já fiz folhetos de banda desenhada para ensinar às crianças”, diz com orgulho o sacerdote da paróquia de Santa Ovaia.

Fernando Gouveia de Sá, 87 anos, é o “arguina” mais antigo. Atualmente, Santa Ovaia não tem meia dúzia de arguinas. Um deles é o presidente da Junta, Licínio Neves, que confirma a construção do museu. “Tínhamos que ter algo mais para quem nos visita, de forma a dar a conhecer o nosso passado”. O espaço vai ser ainda dotado de “seis quartos para dormidas”.

Reportagem Rádio Renascença (rr.pt)

Previous Maria de Lurdes Castanheira pondera pedir dissolução da Câmara de Góis
Next Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Grupo de Voluntariado Comunitário realizou sorteio a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (com áudio)

Realizou-se esta manhã, na Rádio Boa Nova, o sorteio promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital com o objetivo de angariar verbas a favor da Liga Portuguesa

Informação

Feira de S. Mateus em Viseu atingiu recorde de um milhão de visitantes

A Feira de S. Mateus, que teve início a 05 de agosto e terminou no domingo, em Viseu, atingiu um milhão de visitantes, um número recorde desde que o certame

Educação

EPTOLIVA aprovou por unanimidade o plano anual de atividades e o orçamento da Associação

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, por unanimidade, o plano anual de atividades

Informação

Pedro Rúben sucede a Carlos Remédios no Rotary Club de Oliveira do Hospital

Pedro Rúben prepara-se para presidir ao Rotary Club de Oliveira do Hospital numa reunião festiva agendada para 29 de junho, no Restaurante “O Túnel”, em Oliveira do Hospital. Pedro Rúben

Última Hora

Eptoliva volta a vencer Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital e em Tábua

A Eptoliva venceu as respetivas finais municipais que decorreram em Oliveira do Hospital e em Tábua, relativas à terceira edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2016,…

Informação

Hóquei Patins: Benfica veio jogar a Oliveira do Hospital com muita “solidariedade e amor”

A equipa do SL Benfica participou, ontem à noite, no jogo solidário de hóquei patins com o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), terminando a partida a vencer por

Última Hora

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Última Hora

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário na quadra da Páscoa

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração…

Última Hora

Deslizamento de terras condiciona trânsito na Estrada da Beira, Coimbra

Um deslizamento de terras na Estrada Nacional 17, (Estrada da Beira) está a condicionar o trânsito no concelho de Coimbra desde as 07h54, disse à agência Lusa fonte do Comando

Última Hora

Curso de Artes do Espetáculo da Eptoliva encantou em Góis

Prestes a finalizar o curso em Julho próximo, os finalistas do Curso de Artes do Espetáculo/Interpretação, estrearam na Casa da Cultura de Góis, …

Educação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 15.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Derrocada na Serra da Estrela condicionou trânsito. Situação já está resolvida

As fortes chuvas que se fazem sentir no distrito da Guarda provocaram uma derrocada no acesso a Manteigas, na Serra da Estrela.