Santa Ovaia promove 8º Festival das Sopas

Santa Ovaia promove 8º Festival das Sopas

 

No próximo sábado, dia 16 de setembro, as tradicionais e saborosas sopas serão o centro das atenções da 8ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital.

O certame tem a organização da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital.

CARTAZ FESTIVAL SOPASEvento de referência no concelho e na região é procurado, anualmente, por centenas de visitantes que chegam em busca da riqueza de sabores e da diversidade das sopas – desde as mais tradicionais às inovadoras – apresentadas pelos restaurantes participantes, do concelho de Oliveira do Hospital, mas também dos concelhos de Tábua e Seia, e de outras instituições/associações.

O evento decorre no Parque da Sociedade Recreativa de Santa Ovaia, a partir das 18h00, e além das incontornáveis provas de sopa, o público encontrará outros atrativos no recinto, como os expositores de artesanato e produtos locais de qualidade, a par de um vasto programa cultural e musical e inclusivamente a possibilidade de participarem nos rastreios de saúde. A animação cultural e musical do certame está a cargo do Grupo de Cantares Melodias e Tradições da Beira Serra (Vila Pouca da Beira), sendo que o programa é ainda enriquecido pelo concerto de Ruizinho de Penacova, artista das desgarradas e da música popular portuguesa que regressa ao palco do Festival de Sopas.

A gastronomia típica é outra das ofertas que os visitantes vão encontrar no Festival de Sopas de Santa Ovaia em que ocupam lugar central os sabores tradicionais das sopas portuguesas, mas também outros mais arrojados como já se tem vindo a habituar o público.

A crescer todos os anos, esta edição conta com o maior número de participações de sempre sendo que estarão disponíveis cerca de 30 sopas, de diferentes sabores e texturas, para prova a todos aqueles que, após a aquisição do kit do Festival – composto por tigela e colher personalizadas, e pão – acedam ao recinto. Participam mais de duas dezenas de restaurantes, localizados no concelho de Oliveira do Hospital, mas também dos concelhos vizinhos de Tábua e Seia bem como instituições e associações do concelho.

Antes da prova aberta ao público (20h15) haverá a realização do concurso das sopas participantes, cuja avaliação será feita por um júri que integra vários elementos, entre eles, os conhecidos Isaac Alfaiate, ator e modelo que recentemente foi um dos concorrentes no “MasterChef Celebridades” 2017; do mini chef João Mata, 2.º classificado no “Masterchef Júnior”; António Alexandre, chef executivo no Lisbon Marriott Hotel, jurado em diversos concursos sendo os mais conhecidos a Mesa dos Portugueses e Chefs Academy da RTP; e João Quaresma, consultor gastronómico e chef participante num roadshow com a APTECE por cidades europeias. De referir que o mini chef João Mata, que marca presença pelo segundo ano consecutivo no certame fará um show-cooking, pelas 20H30 e o chef António Alexandre, também nos apresentará um show-cooking, pelas 21H00.

Serão atribuídos prémios às três melhores sopas na categoria “Profissionais da Restauração do Concelho de Oliveira do Hospital” (150, 100 e 75 euros); ao 1.º e 2.º classificado na categoria “Profissionais da Restauração dos Concelhos Vizinhos” (150 e 100 euros). Como vem sendo habitual, a organização do Festival desafiou também instituições e associações a participar bem como os particulares, de forma a trazerem a sua melhor sopa, enriquecendo ainda mais a 8.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia. Serão premiadas, nesta categoria, a 1.ª e 2.ª melhor sopa com prémios monetários de 125 e 100 euros, respetivamente. O anúncio dos premiados está agendado por volta das 22H00.

Com o objetivo de promover as sopas de qualidade e incentivar o seu consumo; mostrar as potencialidades gastronómicas do concelho e região, e as iguarias servidas no comércio local, o Festival de Sopas de Santa Ovaia visa fomentar a utilização de produtos genuínos do concelho e também a promoção de hábitos de alimentação saudáveis.

image_pdfimage_print
Previous  PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho
Next Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Desmantelada rede de tráfico de droga. GNR detém 15 indíviduos

A GNR anunciou hoje a detenção de 15 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes em várias localidades dos concelhos do Fundão, Covilhã e Lisboa.

Informação

PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção do homem de 44 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas, uma delas até à morte.

Destaque

Marchas Populares de Oliveira do Hospital à espera de serem “as melhores de sempre”

Está por aí mais uma edição das Marchas Populares de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece na noite do próximo sábado, dia 18 de junho, pelas 20h30,…

Educação

Alunos da Secundária de Oliveira do Hospital disputam final nacional do “Parlamento dos Jovens”

Os alunos Michael Nunes e João Duarte (deputados efetivos) e André Gonçalves (suplente) da Escola Secundária de Oliveira do Hospital vão representar o distrito de Coimbra…

Região

PJ deteve suspeito de atingir a tiro um homem em Seia

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, com 66 anos de idade, reformado fortemente indiciado pela prática de crime de homicídio qualificado,…

Informação

Federação do PS assinala “magnífico” resultado eleitoral no distrito

A distrital de Coimbra do PS enaltece o “magnífico resultado eleitoral” alcançado pelos socialistas no distrito,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

 Despiste de carro com matrícula francesa fez dois feridos graves na A25

Dois jovens ficaram gravemente feridos, na madrugada de hoje, depois de o carro em que circulavam se ter despistado na A25, na zona de Mangualde.

Sociedade

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Última Hora

PSD vai tirar “conclusões” da derrota em Oliveira do Hospital

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital escusou-se, ontem. a confirmar a sua demissão daquele cargo.

Informação

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Última Hora

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Destaque

Autárquicas 2017 – Debate 25 de setembro – 2ª feira 21h00

AUTÁRQUICAS 2017 Esta segunda-feira, a Rádio Boa Nova em direto da Casa da Cultura Dr. César de Oliveira em Oliveira do Hospital, transmite o debate com os candidatos à Câmara

Última Hora

PJ está investigar incêndio em lar de idosos em Arganil

  A Polícia Judiciária está a investigar as causas do incêndio que esta madrugada deflagrou no lar da Misericórdia em Arganil e que provocou 16 de feridos.

Politica

Ex líder do PSD nega apoio a candidato do partido à Câmara de Oliveira do Hospital

José Carlos Mendes, ex presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital, nega apoiar a candidatura de João Paulo Albuquerque à Câmara Municipal oliveirense.

Última Hora

Cerca de 150 operacionais combatem chamas em Pampilhosa da Serra

Um incêndio em Soeirinho, no concelho de Pampilhosa da Serra (Coimbra), que deflagrou cerca das 12h00 estava a ser combatido por volta das 17h20 por 150 operacionais, apoiados por 39

Última Hora

Apreensão de material contrafeito e detenção por caça ilegal em Cantanhede

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Cantanhede deteve, esta semana, em flagrante delito,…

Informação

IP5 já reabriu ao trânsito

O Itinerário Principal 5 (IP5), que estava cortado desde as 8h na zona de Viseu, nos dois sentidos, devido a um incêndio florestal, reabriu ao trânsito às 13h00.

Sociedade

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

Informação

Incêndios: António Costa assina despacho para iniciar pagamento das indemnizações

O primeiro-ministro assinou hoje um despacho determinando que se proceda ao pagamento das primeiras indemnizações aos familiares, herdeiros e demais titulares do direito de indemnização…

Última Hora

Aldeia das Dez sem condições para realizar Festa da Castanha após incêndio

A Festa da Castanha que estava agendada para o próximo fim de semana não se vai realizar na freguesia de Aldeia das Dez.

Região

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,

Região

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Última Hora

Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”

No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.