Santa Ovaia promove 8º Festival das Sopas

Santa Ovaia promove 8º Festival das Sopas

 

No próximo sábado, dia 16 de setembro, as tradicionais e saborosas sopas serão o centro das atenções da 8ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital.

O certame tem a organização da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital.

CARTAZ FESTIVAL SOPASEvento de referência no concelho e na região é procurado, anualmente, por centenas de visitantes que chegam em busca da riqueza de sabores e da diversidade das sopas – desde as mais tradicionais às inovadoras – apresentadas pelos restaurantes participantes, do concelho de Oliveira do Hospital, mas também dos concelhos de Tábua e Seia, e de outras instituições/associações.

O evento decorre no Parque da Sociedade Recreativa de Santa Ovaia, a partir das 18h00, e além das incontornáveis provas de sopa, o público encontrará outros atrativos no recinto, como os expositores de artesanato e produtos locais de qualidade, a par de um vasto programa cultural e musical e inclusivamente a possibilidade de participarem nos rastreios de saúde. A animação cultural e musical do certame está a cargo do Grupo de Cantares Melodias e Tradições da Beira Serra (Vila Pouca da Beira), sendo que o programa é ainda enriquecido pelo concerto de Ruizinho de Penacova, artista das desgarradas e da música popular portuguesa que regressa ao palco do Festival de Sopas.

A gastronomia típica é outra das ofertas que os visitantes vão encontrar no Festival de Sopas de Santa Ovaia em que ocupam lugar central os sabores tradicionais das sopas portuguesas, mas também outros mais arrojados como já se tem vindo a habituar o público.

A crescer todos os anos, esta edição conta com o maior número de participações de sempre sendo que estarão disponíveis cerca de 30 sopas, de diferentes sabores e texturas, para prova a todos aqueles que, após a aquisição do kit do Festival – composto por tigela e colher personalizadas, e pão – acedam ao recinto. Participam mais de duas dezenas de restaurantes, localizados no concelho de Oliveira do Hospital, mas também dos concelhos vizinhos de Tábua e Seia bem como instituições e associações do concelho.

Antes da prova aberta ao público (20h15) haverá a realização do concurso das sopas participantes, cuja avaliação será feita por um júri que integra vários elementos, entre eles, os conhecidos Isaac Alfaiate, ator e modelo que recentemente foi um dos concorrentes no “MasterChef Celebridades” 2017; do mini chef João Mata, 2.º classificado no “Masterchef Júnior”; António Alexandre, chef executivo no Lisbon Marriott Hotel, jurado em diversos concursos sendo os mais conhecidos a Mesa dos Portugueses e Chefs Academy da RTP; e João Quaresma, consultor gastronómico e chef participante num roadshow com a APTECE por cidades europeias. De referir que o mini chef João Mata, que marca presença pelo segundo ano consecutivo no certame fará um show-cooking, pelas 20H30 e o chef António Alexandre, também nos apresentará um show-cooking, pelas 21H00.

Serão atribuídos prémios às três melhores sopas na categoria “Profissionais da Restauração do Concelho de Oliveira do Hospital” (150, 100 e 75 euros); ao 1.º e 2.º classificado na categoria “Profissionais da Restauração dos Concelhos Vizinhos” (150 e 100 euros). Como vem sendo habitual, a organização do Festival desafiou também instituições e associações a participar bem como os particulares, de forma a trazerem a sua melhor sopa, enriquecendo ainda mais a 8.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia. Serão premiadas, nesta categoria, a 1.ª e 2.ª melhor sopa com prémios monetários de 125 e 100 euros, respetivamente. O anúncio dos premiados está agendado por volta das 22H00.

Com o objetivo de promover as sopas de qualidade e incentivar o seu consumo; mostrar as potencialidades gastronómicas do concelho e região, e as iguarias servidas no comércio local, o Festival de Sopas de Santa Ovaia visa fomentar a utilização de produtos genuínos do concelho e também a promoção de hábitos de alimentação saudáveis.

image_pdfimage_print
Previous  PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho
Next Catorze concelhos do continente em risco máximo de incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Detidos dois suspeitos de tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Velho

 A GNR deteve, ontem, dois homens e identificou uma mulher, por suspeita de tráfico de estupefacientes, na freguesia de Abrunheira. A operação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal

Última Hora

CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

Informação

Jovem de 18 anos detido por fogo posto em Oliveira de Frades

Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ter ateado um fogo, em Oliveira de Frades, Viseu.

Educação

Alunos do Centro Escolar de Nogueira participaram no simulacro  “A Terra Treme”

  O Município de Oliveira do Hospital promoveu hoje, 13 de outubro, junto dos alunos do 1.º CEB do Centro Escolar de Nogueira do Cravo, o exercício público de cidadania…

Última Hora

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Região

Autarca de Oliveira do Hospital reivindicou IC6 e arranjo das EN 17 e 230 a António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o congénere de Seia, reivindicou ontem ao primeiro ministro António Costa…

Região

Rixa em bairro da Guarda faz um ferido grave e oito ligeiros

Uma rixa ocorrida na quarta-feira, pelas 22h30, no bairro da Fraternidade, na cidade da Guarda, originou um ferido grave e oito ligeiros.

Última Hora

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Informação

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Nacional

Chuva coloca cinco distritos do país em alerta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de três para cinco os distritos do Norte e Centro de Portugal continental sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de

Sociedade

Empregado fabril detido por abuso sexual de duas menores na Covilhã

Um empregado fabril, de 42 anos, foi detido por abuso sexual de menores na Covilhã. O homem terá perpetrado os crimes contra duas meninas de 14 e 16 anos, no

Última Hora

Deputados do PS apoiam conclusão do IC6

O deputado socialista Pedro Coimbra defendeu, ontem, a conclusão do IC6,  para servir Oliveira do Hospital e outros municípios vizinhos. Na ocasião, o presidente da Câmara disse que em janeiro

Região

Detidos em Mangualde por tráfico de estupefacientes e furto

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 4 de julho, …

Informação

Setembro foi o terceiro mais quente desde 1931

O valor médio da temperatura máxima em setembro foi de 28,96 graus celsius, muito superior ao normal e o terceiro mais alto desde 1931.

Última Hora

Jovem sofreu traumatismo em atropelamento em Lagares da Beira

Um jovem de 18 anos ficou, ontem, internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra  na sequência de atropelamento ocorrido ontem, …

Informação

Chuva deixa Portugal continental sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar esta quinta-feira, a partir das 11h, sob aviso amarelo, devido à possibilidade de chuva, trovoada e vento forte.

Informação

Temperaturas vão subir a partir de amanhã, em especial no interior

As temperaturas vão subir a partir de quinta-feira, mantendo-se elevadas até ao dia 20 de julho, em especial no interior do país, informou hoje o Instituto Português do Mar e

Região

Tábua comemora feriado municipal

No âmbito do Feriado Municipal do Município de Tábua, celebrado a 10 de abril, a Câmara Municipal promove uma série de iniciativas que marcam…

Informação

Homem esfaqueou os pais em Viseu e entregou-se às autoridades

Um homem de 25 anos esfaqueou pai e mãe, esta terça-feira à noite, em Moimenta da Beira, Viseu. O suspeito entregou-se às autoridades depois de ter cometido o crime.

Informação

D. Ximenes Belo veio a Oliveira do Hospital transmitir mensagem de “paz”

O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo visitou esta tarde o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No concelho, a convite da Unidade Pastoral no âmbito das comemorações

Destaque

Tribunal de Coimbra vai julgar homem que abusou da mãe em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

O Tribunal de Coimbra vai julgar um homem de 53 anos que, em fevereiro do ano passado, terá abusado da mãe, uma mulher de 70 anos, na sua casa em

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Informação

DESPORTO – Resultadodos de fim de semana

Nesta jornada 5 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH deslocou-se aos Açores para defrontar o Sp. Ideal e foi goleado por 4-0. Já o Nogueirense em casa bateu a

Informação

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.