Sabugueiro acolhe Noite das Caçoilas onde se revive uma das tradições mais antigas na região

Sabugueiro acolhe Noite das Caçoilas onde se revive uma das tradições mais antigas na região

image_pdfimage_print

A aldeia de Sabugueiro, no concelho de Seia, na Serra da Estrela, acolhe, no sábado, mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma iniciativa que recupera uma tradição ancestral e visa dar a conhecer a gastronomia típica.

Naquele dia, os habitantes da Aldeia de Montanha do Sabugueiro, terra de pastores, “reavivam uma das tradições mais antigas na região”.

Segundo a organização, em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “em ambiente de festa, a população acorre ao forno comunitário para confecionar, em conjunto, cabrito, borrego e frango, em caçoilas de barro preto”.

As carnes utilizadas na confeção dos pratos típicos são provenientes do gado criado na Serra da Estrela.

“Esta é uma prática cultural que corria o risco de se perder e que, nos últimos anos, com a operacionalização do projeto da Rede de Aldeias de Montanha, tem sido reavivada pelos locais com o intuito de chamar a esta Aldeia de Montanha cada vez mais visitantes e turistas”, refere a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha.

Com a colaboração da Junta de Freguesia do Sabugueiro, em parceria com as associações e a comunidade local, a tradição é “reinventada, dando a conhecer a gastronomia típica da aldeia”.

Segundo a fonte, na Noite das Caçoilas “podem ser provadas iguarias como torresmos, arroz de carqueja, frango do campo, chanfanas e uma variedade de enchidos, assim como as castanhas ou pão de centeio, cozido durante o dia no forno antes da chegada da noite”.

A Noite das Caçoilas integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, que congrega um conjunto de atividades ligadas à preservação e valorização da identidade local, em que o fator diferenciador, para o Turismo, reside nas vivências e tradições comunitárias das Aldeias de Montanha, de acordo com a ADIRAM.

Com: Lusa

Previous Resultados desportivos do fim-de-semana
Next Ricardo Teodósio e José Teixeira sagram-se Campeões Nacionais de Ralis 2019

Artigos Relacionados

Sociedade

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.

Informação

PJ deteve homem que tentou afogar a mulher em Águeda 

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve o homem, de 60 anos, que no passado dia 7 de abril tentou afogar a mulher no rio

Região

País: Sismo de 3.1 sentido na região de Beja

Um sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente.

Última Hora

SRCentro da Ordem dos Enfermeiros entregou Prémios de Equipa do Ano 2018

A secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro) visitou a equipa de Enfermagem do Serviço de Cirurgia do Hospital Pediátrico de Coimbra, tendo entregue os prémios individuais a

Informação

Região: SEF deteta 16 estrangeiros em situação irregular

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 16 cidadãos estrangeiros em situação irregular no país, na sequência de várias ações de fiscalização…

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória

A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) estreou-se no Campeonato Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte B…

Sociedade

Homem morreu após atropelamento em Pombal

Um homem morreu ontem à noite, após ter sido atropelado no IC2, no concelho de Pombal.

Última Hora

Meruge: Tacho esquecido no fogão levou a alerta para incêndio em habitação que não se confirmou

O comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital adiantou, há instantes, à Rádio Boa Nova que não se confirmou a ocorrência de incêndio numa habitação em Meruge, cujo alerta tinha

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola frente ao Eirense. O empate, que marcou a décima sétima jornada do Campeonato da Divisão de Honra

Última Hora

Incêndio na Guarda destrói casa e provoca um desalojado

Um incêndio destruiu uma habitação em Rapoula, no concelho da Guarda, e provocou um desalojado.

Desporto

Mário Patrão no pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid

Depois de ter conquistado, na semana passada, o título de Campeão Nacional TT3 no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, Mário Patrão subiu, este fim-de-semana, ao terceiro lugar do pódio da quarta

Destaque

Equipa de hóquei do Benfica desloca-se a Oliveira do Hospital para jogo solidário

A secção de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital está a organizar um jogo, de carácter solidário, frente ao S.L. Benfica, a decorrer no próximo dia 20