Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

image_pdfimage_print

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas de troncos de castanheiros.

O presépio, construído pela Câmara Municipal, está a ser instalado no largo da Fonte, no centro daquela cidade do distrito da Guarda.

Segundo a autarquia presidida por António Robalo (PSD), “para a recriação estão a ser usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros, que servirão de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo”.

A inauguração daquele que é considerado pelos promotores como sendo o “Maior Presépio Natural”, está marcada para sexta-feira, às 17h00, com um concerto pela Ópera Intermezzo e um espetáculo de patinagem no gelo, entre outras iniciativas.

No mesmo dia, será ligada a iluminação de Natal, decorrerá a inauguração de uma exposição de presépios no Museu local e da mostra de trabalhos realizados por alunos das escolas do concelho e de instituições particulares de solidariedade social, intitulada “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico”.

A autarquia do Sabugal também abre as portas do Mercadinho de Natal, “uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local”.

O recinto do “Maior Presépio Natural” e a exposição “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico” poderão ser visitados entre sexta-feira e o dia 06 de janeiro, das 08h30 às 23h00.

Para além de uma pista de gelo ecológica para os visitantes “mais radicais”, a animação contemplará pinturas faciais e modelagem de balões, espetáculos de magia e várias sessões da “Hora do Conto”.

O programa natalício contará com outras iniciativas, nomeadamente atuações do Conservatório de Música da Guarda e da Sociedade Filarmónica Bendadense (08), do Grupo de Percussão de Valhelhas (09) e do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho (15).

No dia 16, os habitantes do Sabugal e os visitantes podem assistir à atuação do Rancho Folclórico de Sortelha, a um Sarau Cultural e à apresentação da peça “Uma Noite de Natal”, pelo Grupo de Teatro Carrap’Arte.

No dia 21, haverá demonstração de hip-hop, no dia 22 será a vez da atuação do Rancho Folclórico do Sabugal e, no dia seguinte, atuará a Sociedade Filarmónica Bendadense. Na tarde do dia de consoada, pelas 16h30, será ateada a tradicional fogueira de Natal.

A agenda contempla ainda passeios de burro (dias 26 e 27), espetáculos pelo Grupo Coral de Maçainhas e pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (29) e a atuação do Grupo de Percussão de Valhelhas (30).

No dia 05 de janeiro, haverá um Concerto de Reis e, no dia seguinte, os Cavaquinhos da Bendada atuarão no largo da Fonte.

Nesta quadra natalícia em que a autarquia do Sabugal convida os habitantes a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional, as ruas estarão adornadas com decorações naturais.

Previous “Cabeça, Aldeia Natal", o Natal mais ecológico do país
Next Operação Fermento no Pão: ASAE instaurou 51 processos no setor da Panificação

Artigos Relacionados

Última Hora

“Dou Mais Tempo à Vida” promove “Mercado Noturno” em Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova recebeu hoje as responsáveis pelo projeto “Dou Mais Tempo à Vida” que decorre até 30 de junho em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Mundo: Nasceu um bebé em pleno ataque de Nice

O atentado a Nice chocou o mundo e instalou o pânico entre as pessoas que se encontravam no local. Contudo, o medo do cenário bárbaro que se viveu…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Comissão Independente com mandato para investigar fogos de outubro

A Assembleia da República aprovou hoje, só com a abstenção do PAN, uma resolução para que a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída…

Última Hora

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

Informação

Taíssa Poliakova apresenta recital de piano em Oliveira do Hospital

  Um recital de piano com Taíssa Poliakova é a nova aposta cultural do Município de Oliveira do Hospital e a Associação CulturXis.

Informação

Homem evadido da cadeia de Viseu foi capturado em Penalva do Castelo

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde (NIC), capturou no domingo, dia 27 de maio,  em Penalva do Castelo, um indivíduo de 20 anos,

Última Hora

86 acidentes e 824 infrações na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 2 a 8 de abril, 86 acidentes e 824 infrações no âmbito de um conjunto de operações de prevenção,

Última Hora

Vinte e três concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Guarda estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Educação

Associação de Estudantes da EPTOLIVA conta com novos Órgãos Sociais

Os novos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes da EPTOLIVA tomaram posse no passado dia 4 de dezembro, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca da sede da EPTOLIVA em Oliveira

Última Hora

Assembleia Municipal aprovou Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, no passado dia 28 de dezembro, um Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto, conhecido veterinário, natural da

Última Hora

Região: Detido homem que disparou contra residência

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e procedeu à detenção de um homem que, na passada segunda feira …