Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas de troncos de castanheiros.

O presépio, construído pela Câmara Municipal, está a ser instalado no largo da Fonte, no centro daquela cidade do distrito da Guarda.

Segundo a autarquia presidida por António Robalo (PSD), “para a recriação estão a ser usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros, que servirão de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo”.

A inauguração daquele que é considerado pelos promotores como sendo o “Maior Presépio Natural”, está marcada para sexta-feira, às 17h00, com um concerto pela Ópera Intermezzo e um espetáculo de patinagem no gelo, entre outras iniciativas.

No mesmo dia, será ligada a iluminação de Natal, decorrerá a inauguração de uma exposição de presépios no Museu local e da mostra de trabalhos realizados por alunos das escolas do concelho e de instituições particulares de solidariedade social, intitulada “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico”.

A autarquia do Sabugal também abre as portas do Mercadinho de Natal, “uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local”.

O recinto do “Maior Presépio Natural” e a exposição “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico” poderão ser visitados entre sexta-feira e o dia 06 de janeiro, das 08h30 às 23h00.

Para além de uma pista de gelo ecológica para os visitantes “mais radicais”, a animação contemplará pinturas faciais e modelagem de balões, espetáculos de magia e várias sessões da “Hora do Conto”.

O programa natalício contará com outras iniciativas, nomeadamente atuações do Conservatório de Música da Guarda e da Sociedade Filarmónica Bendadense (08), do Grupo de Percussão de Valhelhas (09) e do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho (15).

No dia 16, os habitantes do Sabugal e os visitantes podem assistir à atuação do Rancho Folclórico de Sortelha, a um Sarau Cultural e à apresentação da peça “Uma Noite de Natal”, pelo Grupo de Teatro Carrap’Arte.

No dia 21, haverá demonstração de hip-hop, no dia 22 será a vez da atuação do Rancho Folclórico do Sabugal e, no dia seguinte, atuará a Sociedade Filarmónica Bendadense. Na tarde do dia de consoada, pelas 16h30, será ateada a tradicional fogueira de Natal.

A agenda contempla ainda passeios de burro (dias 26 e 27), espetáculos pelo Grupo Coral de Maçainhas e pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (29) e a atuação do Grupo de Percussão de Valhelhas (30).

No dia 05 de janeiro, haverá um Concerto de Reis e, no dia seguinte, os Cavaquinhos da Bendada atuarão no largo da Fonte.

Nesta quadra natalícia em que a autarquia do Sabugal convida os habitantes a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional, as ruas estarão adornadas com decorações naturais.

image_pdfimage_print
Previous “Cabeça, Aldeia Natal", o Natal mais ecológico do país
Next Operação Fermento no Pão: ASAE instaurou 51 processos no setor da Panificação

Artigos Relacionados

Sociedade

GNR deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu 941 doses de cocaína, informou hoje a GNR.

Informação

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino

Vídeos

Acessibilidades adiam decisão de recandidatura de José Carlos Alexandrino à Câmara de Oliveira do Hospital

O PS deu ontem provas da forte mobilização em torno do projeto autárquico em Oliveira do Hospital. Porém, nem os muitos militantes e simpatizantes chegaram …

Educação

Jovem oliveirense surpreende com novo vídeo alusivo à Festa da Primavera

No âmbito da programação da Festa da Primavera, que se inicia hoje e vai decorrer até quarta-feira, dia 21 de março, Duarte Mendonça Gouveia, aluno do Agrupamento de Escolas de

Última Hora

Viatura capotou após colisão na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Uma viatura capotou hoje ao início da tarde, cerca das 14h25, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, não havendo feridos a registar.

Informação

Assembleia Municipal votou contra moção de censura apresentada por António Lopes

Foi unânime a votação dos deputados municipais, há instantes, no arranque da sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, diante da moção de censura ao executivo de José

Região

Seia: 22 propostas a votos na 3ª edição do Orçamento Participativo

Do total de 30 propostas submetidas ao Orçamento Participativo (OP) de Seia 2018/2019, são finalistas 22 projetos, que agora são colocados à apreciação e decisão da comunidade.

Vídeos

Conheça os resultados desportivos. Dérbi concelhio acabou em empate sem golos (com vídeos)

O Estádio Municipal de Oliveira do Hospital foi palco do primeiro dérbi concelhio da época entre o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN),

Informação

Antigos autarcas conhecem hoje sentença no caso dos telemóveis

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão (PSD) João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, conhecem hoje…

Informação

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.

Última Hora

Acesso à Serra da Estrela cortado devido à queda de neve

Os troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Região

Ficabeira arranca hoje em Arganil

Tem hoje início, em Arganil, a 36ª edição da FICABEIRA (Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra) e Feira do Mont’Alto 2017, …

Informação

Mais de 1.300 operacionais combatem fogos no país

Vários incêndios de grande dimensão em Portugal continental mobilizavam hoje 1.370 operacionais, mais de um terço dos quais em Abrantes, …

Região

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Nacional

Ténis de Mesa: derrota em Seia mantém CCPOH no 9º no campeonato nacional

Na 15ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  (CCPOH) foi até à

Informação

Municípios assinam protocolos para recuperação de casas ardidas  até final do ano

O município de Tondela assinou, ontem, o protocolo para a recuperação das 219 casas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro,…

Última Hora

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.

Última Hora

CCPOH promove 31º Convívio de Cicloturismo Rota do Alva

O Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza, no próximo dia 2 de setembro, a 31ª edição do Convívio de Cicloturismo Rota do Alva.

Região

AGRADECIMENTO

A família de Prudêncio Miguel Nobais Franco Vitorino, na impossibilidade de agradecer individualmente às centenas de pessoas, que de diversas formas…

Última Hora

Penalva de Alva recebe XIV Encontro de Tunas

  A Sociedade Recreativa Penalvense vai ser palco do XIV Encontro de Tunas, que vai decorrer domingo, dia 26 de novembro, a partir das 14h30, na sua sede, em Penalva

Última Hora

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição,

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH perde na última jornada mas garante manutenção

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, a última jornada do campeonato por 3-2 frente ao Clube Desportivo Cucujães.

Última Hora

 “Eco-Côdea” representa concelho de Oliveira do Hospital na “Expo Empresas”, em Mortágua

A turma do 9.º O do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) é a representante do Município de Oliveira do Hospital na final intermunicipal …