Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

A cidade do Sabugal volta a ter este ano um presépio gigante que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados de área e que é construído com mais de 500 toneladas de troncos de castanheiros.

O presépio, construído pela Câmara Municipal, está a ser instalado no largo da Fonte, no centro daquela cidade do distrito da Guarda.

Segundo a autarquia presidida por António Robalo (PSD), “para a recriação estão a ser usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros, que servirão de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a perceção de fazer parte do presépio, como sendo elementos ou personagens do mesmo”.

A inauguração daquele que é considerado pelos promotores como sendo o “Maior Presépio Natural”, está marcada para sexta-feira, às 17h00, com um concerto pela Ópera Intermezzo e um espetáculo de patinagem no gelo, entre outras iniciativas.

No mesmo dia, será ligada a iluminação de Natal, decorrerá a inauguração de uma exposição de presépios no Museu local e da mostra de trabalhos realizados por alunos das escolas do concelho e de instituições particulares de solidariedade social, intitulada “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico”.

A autarquia do Sabugal também abre as portas do Mercadinho de Natal, “uma montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local”.

O recinto do “Maior Presépio Natural” e a exposição “Natal Fantástico, Reutilize o Plástico” poderão ser visitados entre sexta-feira e o dia 06 de janeiro, das 08h30 às 23h00.

Para além de uma pista de gelo ecológica para os visitantes “mais radicais”, a animação contemplará pinturas faciais e modelagem de balões, espetáculos de magia e várias sessões da “Hora do Conto”.

O programa natalício contará com outras iniciativas, nomeadamente atuações do Conservatório de Música da Guarda e da Sociedade Filarmónica Bendadense (08), do Grupo de Percussão de Valhelhas (09) e do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho (15).

No dia 16, os habitantes do Sabugal e os visitantes podem assistir à atuação do Rancho Folclórico de Sortelha, a um Sarau Cultural e à apresentação da peça “Uma Noite de Natal”, pelo Grupo de Teatro Carrap’Arte.

No dia 21, haverá demonstração de hip-hop, no dia 22 será a vez da atuação do Rancho Folclórico do Sabugal e, no dia seguinte, atuará a Sociedade Filarmónica Bendadense. Na tarde do dia de consoada, pelas 16h30, será ateada a tradicional fogueira de Natal.

A agenda contempla ainda passeios de burro (dias 26 e 27), espetáculos pelo Grupo Coral de Maçainhas e pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra (29) e a atuação do Grupo de Percussão de Valhelhas (30).

No dia 05 de janeiro, haverá um Concerto de Reis e, no dia seguinte, os Cavaquinhos da Bendada atuarão no largo da Fonte.

Nesta quadra natalícia em que a autarquia do Sabugal convida os habitantes a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional, as ruas estarão adornadas com decorações naturais.

Previous “Cabeça, Aldeia Natal", o Natal mais ecológico do país
Next Operação Fermento no Pão: ASAE instaurou 51 processos no setor da Panificação

Artigos Relacionados

Nacional

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.

Desporto

Sampaense volta a perder na 3ª jornada da LPB Placard – Basquetebol

Final:    Sampaense 77   –   Vitória SC  90 Em partida muito bem disputada, o Sampaense teve sempre muitas dificuldades para superar o Vitória SC. A equipa comandada por

Informação

Operação ‘Todos os Santos’ da GNR na estrada até terça feira

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar, entre hoje e a próxima terça-feira, o patrulhamento nas estradas portuguesas.

Região

Câmara de Nelas apela à moderação no consumo de água

A Câmara de Nelas apelou à moderação do consumo de água neste “período de seca excecional”, avisando que o abastecimento através da Barragem de Fagilde só está garantido durante mais

Última Hora

Incêndios: Arganil investe 400 mil euros na reabilitação das linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil iniciou os trabalhos de reabilitação e limpeza das linhas de água nas zonas do concelho afetadas pelo incêndio de outubro do ano passado,…

Informação

PJ deteve mulher que incendiou floresta por “desentendimento com familiares”

A Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração do comandos dos Bombeiros Sapadores e da PSP da Figueira da Foz, deteve uma mulher, suspeita de ser a autora de dois crimes

Sociedade

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Última Hora

Caldas da Rainha: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no passado dia 23 de novembro, um homem de 28 anos pelo crime de violência doméstica

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro: “Oliveira do Hospital foi notícia nacional. Interior não rima com inferior”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves reflete sobre a atitude tomada pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital em eliminar o

Educação

Associação de Estudantes da EPTOLIVA conta com novos Órgãos Sociais

Os novos Órgãos Sociais da Associação de Estudantes da EPTOLIVA tomaram posse no passado dia 4 de dezembro, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca da sede da EPTOLIVA em Oliveira

Região

‘Coimbra Região de Cultura’ promove espetáculo de fado para crianças em Mortágua

‘Fado Menino’ é a próxima iniciativa do ciclo ‘À Volta do Fado’, a realizar-se no dia 19 de janeiro, sábado, pelas 21h30, no Centro de Animação Cultural de Mortágua.

Informação

Procura Turística do Centro de Portugal cresce três vezes mais que a média nacional

O mês de julho voltou a ser “extremamente positivo” para a atividade turística no Centro de Portugal. De acordo com os resultados preliminares, …