S. Gião: Observação noturna de estrelas “Moutain Sky View” no próximo sábado

S. Gião: Observação noturna de estrelas “Moutain Sky View” no próximo sábado

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com as Aldeias de Montanha e a Junta de Freguesia de São Gião, promovem no próximo sábado, 1 de dezembro,…

…uma oficina de observação astronómica intitulada “Moutain Sky View”, inserida no Plano de Animação para a Serra da Estrela no âmbito do PROVERE iNature e do qual a Rede das Aldeias de Montanha é beneficiária.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a organização refere que a iniciativa “Moutain Sky View” vai decorrer na aldeia de S. Gião, a partir das 15h30, iniciando com o percurso interpretativo de montanha “O Caminho das Estrelas” a que se seguirá uma oficina de observação das estrelas, com a parceria da associação OFIUCO, esta já na parte alta de S. Gião que é considerada ideal para a observação do céu.

Esta é mais uma iniciativa da Rede das Aldeias de Montanha que reúne 41 aldeias de nove municípios da região centro e tem como objetivo assumir São Gião como uma localidade com condições ímpares para a observação das estrelas colocando-a, assim, na rota dos apaixonados pela observação astronómica.

A conjugação de um percurso interpretativo ao final da tarde e a oficina de observação ao cair da noite assume-se como uma experiência única para os participantes que podem inscrever-se através do email [email protected]

O convite dos promotores é para que os cidadãos possam “vir e descontrair em contacto com a natureza e experienciar a observação das estrelas num território reconhecido com elevada aptidão para a observação astronómica”.

Previous Proteção Civil emite aviso à população devido a precipitação e agitação marítima
Next Oliveira do Hospital acolhe Receção ao Caloiro até 1 de dezembro

Artigos Relacionados

Última Hora

FCOH perdeu com Anadia. ADN consegue vitória frente ao Torreense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, frente ao Anadia Futebol Clube por uma bola a zero, na 2ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Sociedade

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.

Informação

Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira promove 34º Festival Folclore

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira promove, nos próximos dias 16 e 17 de agosto, o 34º Festival Folclore, em Lagares da Beira, com cinco ranchos participantes.

Última Hora

Arganil: Voluntários vão plantar três mil árvores

Cerca de 3 mil árvores vão ser plantadas no sábado na aldeia de xisto de Vila Cova de Alva, em Arganil, numa ação de reflorestação promovida pela Quercus e a

Informação

Semana arranca com chuva e descida da temperatura

Depois de um fim-de-semana de Páscoa de sol e calor, a nova semana arranca com chuva e descida da temperatura em todo o território nacional.

Última Hora

Região: GNR deteve suspeito de bater na companheira e no enteado de 9 anos

A GNR deteve, ontem, um homem de 49 anos, pela prática de um crime de violência doméstica, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

Última Hora

Detido coautor de homicídio de homem em Vila Nova de Foz Côa

Foi detido pela Polícia Judiciária o coautor foragido de um homicídio que ocorreu no dia 5 de julho e que vitimou um homem de 39 anos, em Vila Nova de Foz Côa. O suspeito

Última Hora

ANCOSE procede à terceira fase de entrega de borregas aos criadores afectados pelos incêndios

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai proceder amanhã, 2 de fevereiro, pelas 14h30, na sede de Associação, à terceira fase de entrega de Borregas

Região

Mulher morre afogada num poço em Montemor-o-Velho

Uma mulher com cerca de 80 anos morreu hoje vítima de afogamento após cair para um poço no concelho de Montemor-o-Velho.

Informação

Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Mário Patrão forçado a abandonar Dakar 2019 

Mário Patrão, piloto da KTM Factory Racing, que participava no Dakar 2019, caiu no início da etapa de ontem e foi forçado a abandonar a prova.

Informação

Incêndio de Tábua consumiu 120 hectares de mato e floresta

O incêndio florestal que, ao início da tarde de ontem, deflagrou no concelho de Tábua, foi dominado às 23h45 horas, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.