S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital


Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais  no concelho.

Conhecida de todos os oliveirenses, a zona balnear de S. Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, goza agora do estatuto de praia fluvial classificada. Tal representa “um ganho” para o Município oliveirense que, nos últimos anos, se tem preocupado em recuperar os espaços de veraneio e dotá-los de condições para a prática balnear. “Este ano ganhámos uma praia que não existia, que é a de S. Gião e já saiu em Diário da República”, referiu à Rádio Boa Nova o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, verificando que a praia ainda não goza de estatuto de praia acessível, mas tal deverá acontecer em próximos anos. “Há um ano não tínhamos a praia de S. Gião e este ano temos. Passámos de três para quatro, as praias oficialmente reconhecidas em Diário da República.


Para a classificação valeu o “controlo de qualidade de água”. Segundo o responsável, foi feito “um forte investimento em análises periódicas” à água, naquela que já era uma zona habitualmente frequentada por oliveirenses e gente da região. José Francisco Rolo regista o facto de a praia fluvial estar associada ao Parque de Campismo de S. Gião, da responsabilidade da Fundação Albino Mendes da Silva , que tem criado uma “centralidade” em termos turísticos, sendo local privilegiado para a realização de festivais internacionais e outros encontros. Do mesmo modo, o responsável lembra que a freguesia de S. Gião integra a Rede das Aldeias de Montanha, situação que lhe tem conferido maior notoriedade na região.

A praia fluvial de S. Gião, que conta agora com a presença de nadador salvador, junta-se assim às praias de Alvôco de Várzeas (com bandeiras Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível), Avô e S. Sebastião da Feira (Praia acessível), que segundo a Agência Portuguesa do Ambiente contam com água de qualidade “Excelente”.