S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital
11 Julho, 2018 5295 Views

S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital conta, este ano, com mais uma praia fluvial classificada: S. Gião. Com a classificação publicada em Diário da República, sobe para quatro o número de praias fluviais  no concelho.

Conhecida de todos os oliveirenses, a zona balnear de S. Gião, no concelho de Oliveira do Hospital, goza agora do estatuto de praia fluvial classificada. Tal representa “um ganho” para o Município oliveirense que, nos últimos anos, se tem preocupado em recuperar os espaços de veraneio e dotá-los de condições para a prática balnear. “Este ano ganhámos uma praia que não existia, que é a de S. Gião e já saiu em Diário da República”, referiu à Rádio Boa Nova o vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, verificando que a praia ainda não goza de estatuto de praia acessível, mas tal deverá acontecer em próximos anos. “Há um ano não tínhamos a praia de S. Gião e este ano temos. Passámos de três para quatro, as praias oficialmente reconhecidas em Diário da República.


Para a classificação valeu o “controlo de qualidade de água”. Segundo o responsável, foi feito “um forte investimento em análises periódicas” à água, naquela que já era uma zona habitualmente frequentada por oliveirenses e gente da região. José Francisco Rolo regista o facto de a praia fluvial estar associada ao Parque de Campismo de S. Gião, da responsabilidade da Fundação Albino Mendes da Silva , que tem criado uma “centralidade” em termos turísticos, sendo local privilegiado para a realização de festivais internacionais e outros encontros. Do mesmo modo, o responsável lembra que a freguesia de S. Gião integra a Rede das Aldeias de Montanha, situação que lhe tem conferido maior notoriedade na região.

A praia fluvial de S. Gião, que conta agora com a presença de nadador salvador, junta-se assim às praias de Alvôco de Várzeas (com bandeiras Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível), Avô e S. Sebastião da Feira (Praia acessível), que segundo a Agência Portuguesa do Ambiente contam com água de qualidade “Excelente”.

Previous Município de Arganil garante apoio para revitalização das Aldeias do Xisto
Next Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

Artigos Relacionados

Informação

Coimbra: Despiste de moto fez um morto

Um homem com idade entre os 40 e os 45 anos perdeu, ontem a vida, na sequência de um despiste de motociclo. 

Região

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Última Hora

País: Mais de 520 mil utentes vão passar a ter médico de família em agosto

Cerca de 525 mil portugueses até aqui sem médico de família vão passar a ter um clínico atribuído tendo em conta os 276 novos médicos…

Sociedade

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Última Hora

Penacova celebrou dia Mundial da Água com visita à ETAR de S. Paio do Mondego

Com o objetivo de consciencializar a população em geral e a comunidade escolar em particular para a necessidade de preservação e poupança da água, …

Última Hora

Fernando Tavares Pereira renuncia ao lugar de vereador na  autarquia de Tábua

Fernando Tavares Pereira, vereador do PSD, na Câmara Municipal de Tábua, renunciou ao cargo. A informação foi avançada esta manhã pelo presidente da autarquia,…

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 promove hoje, amanhã e segunda-feira, mais uma ação de recolha de assinaturas da Petição pela melhoria e alargamento desta via.

Sociedade

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente galardoada com a Bandeira Azul e volta a hastear este símbolo de qualidade ambiental – pelo terceiro ano consecutivo – já

Informação

Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Um homem de 80 anos, residente em Percelada, morreu ontem após ter sido atropelado por um veículo ligeiro na EN230-6, naquela localidade da freguesia de Covas, Tábua.

Informação

ASAE apreende cerca de 12 000 garrafas de vinhos em preparador ilegal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desencadeou, através da brigada especializada dos vinhos da Unidade Regional do Centro, …

Informação

Oliveira do Hospital convidado a dar testemunho do projeto “A Friendly Municipality”

O Município de Oliveira do Hospital foi convidado para participar na iniciativa “Pequeno Almoço com a Sustentabilidade”, um fórum temático de debate,…

Nacional

Etapa da Volta Via Verde RTP juntou 900 cicloturistas

No dia de ontem, o Dia de Descanso da Volta, decorreu, em Viseu, a 12ª Etapa da Volta Via Verde RTP, que juntou cerca de 900 cicloturistas, numa jornada de