Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

… guerreiro” dá título ao livro, com que o autor pretende dar a conhecer um nome que todos ouvem falar, mas que poucos sabem quem foi.


Convidado desta manhã, na Rádio Boa Nova, Rodrigues Gonçalves, disse que Brás Garcia de Mascarenhas é “um caso paradigmático”, por se tratar de uma personalidade que deu nome ao colégio, ao ex agrupamento, a uma escola preparatória, a uma biblioteca escolar, a uma casa de interesse público, onde nasceu, localizada em Avô, praças e ruas, não só no concelho de Oliveira do Hospital, mas também noutros locais, como em Alfaiates, no concelho do Sabugal. “É um homem importantíssimo. É altura de as pessoas terem conhecimento mais concreto da pessoa que deu nome a estes espaços. Não é conhecido pela maior parte dos oliveirenses”, afirmou Rodrigues Gonçalves.

O novo livro resulta de um trabalho de pesquisa que permite ao autor apresentar Brás Garcia de Mascarenhas, nascido no ano de 1593 (o pai era da Bobadela e o mãe de Avô) numa família nobre e que sempre se destacou pelo seu espírito aventureiro. Notabilizou-se enquanto militar no Brasil, na luta contra os holandeses. Pessoa que se “formou a si própria”, Brás Garcia conhecia os maiores filósofos e ficou também conhecido por ter sido autor do poema épico “Viriato Trágico”, reconhecido como o segundo poema mais importante, logo a seguir aos Lusíadas de Luís de Camões.

“Era uma personalidade importantíssima, acima de todas as outras”, assegura Rodrigues Gonçalves, notando que aquando do regresso de Brás Garcia do Brasil “fez grandes investimentos em Avô”. “Era um benemérito”, refere o autor.

No novo livro, Rodrigues Gonçalves apresenta ainda um contexto histórico da Guerra da Restauração, reservando dois capítulos do livro à situação política e social que, à data, se vivia em Avô.

“Brás Garcia Mascarenhas, aventureiro, poeta, guerreiro” vai ser apresentado no próximo domingo, 12 de agosto, pelas 15h30, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos em Avô.

De referir que Rodrigues Gonçalves é colaborador da Rádio Boa Nova, sendo responsável pelo espaço “Desenvolvimento Emocional e Humano”, com transmissão às quartas-feiras e domingos, pelas 19h00.

Previous Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 
Next De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

Artigos Relacionados

Última Hora

Bombeiros de Lagares da Beira acolhem 2º Encontro Distrital de Escolinhas

No âmbito das comemorações do 5º aniversário da Escolinha de Bombeiros de Lagares da Beira, vai decorrer, no dia 27 de maio, o 2º Encontro Distrital Escolinhas / Academias.

Destaque

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Última Hora

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

Última Hora

Incêndios: Festival de música ajuda Oliveira do Hospital a recuperar dos fogos

Um festival de música eletrónica vai decorrer em São Gião, Oliveira do Hospital, de 21 a 24 de junho, e inclui trabalhos de reflorestação e ajuda financeira à reconstrução de

Informação

APROLEP envia camião carregado de feno para Góis para ajudar animais

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) envia esta quinta-feira, para Góis, um carregamento de feno oferecido por um grupo de agricultores…

Região

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital está, esta tarde, reunida em sessão ordinária. Na reunião, que teve início às 14h30, dominam matérias como as acessibilidades, o saneamento básico, a

Última Hora

Penacova: Detido homem pela prática de crimes de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática, reiterada, de crimes de abuso sexual de crianças e de abuso sexual de menores

Última Hora

Alunos do 1.º CEB sobem ao palco da Casa da Cultura César Oliveira

Esta sexta-feira, amanhã, dia 8 de junho, o Município de Oliveira do Hospital recebe a aventura “No Palco com o Gaspar e a Inês”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do

Informação

No domingo, muda a hora e entramos no horário de verão

Domingo, 27 de março,  é dia de acertar o relógio para a hora nova. Quando for 1h00, deve colocar o relógio nas 2h00. Nos Açores, a correção é feita às

Informação

Oliveira de Frades: Duas pessoas desalojadas devido a explosão de botija de gás

Duas pessoas ficaram ontem desalojadas em Travanca, Oliveira de Frades, na sequência da explosão de uma botija de gás, que não provocou feridos.

Politica

Candidata do PSD derrotada em 2013 diz-se de “alma lavada”

Cristina Oliveira, a candidata pelo PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2013 reduziu a apenas um vereador a presença do partido no executivo diz sentir-se de