Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

… guerreiro” dá título ao livro, com que o autor pretende dar a conhecer um nome que todos ouvem falar, mas que poucos sabem quem foi.


Convidado desta manhã, na Rádio Boa Nova, Rodrigues Gonçalves, disse que Brás Garcia de Mascarenhas é “um caso paradigmático”, por se tratar de uma personalidade que deu nome ao colégio, ao ex agrupamento, a uma escola preparatória, a uma biblioteca escolar, a uma casa de interesse público, onde nasceu, localizada em Avô, praças e ruas, não só no concelho de Oliveira do Hospital, mas também noutros locais, como em Alfaiates, no concelho do Sabugal. “É um homem importantíssimo. É altura de as pessoas terem conhecimento mais concreto da pessoa que deu nome a estes espaços. Não é conhecido pela maior parte dos oliveirenses”, afirmou Rodrigues Gonçalves.

O novo livro resulta de um trabalho de pesquisa que permite ao autor apresentar Brás Garcia de Mascarenhas, nascido no ano de 1593 (o pai era da Bobadela e o mãe de Avô) numa família nobre e que sempre se destacou pelo seu espírito aventureiro. Notabilizou-se enquanto militar no Brasil, na luta contra os holandeses. Pessoa que se “formou a si própria”, Brás Garcia conhecia os maiores filósofos e ficou também conhecido por ter sido autor do poema épico “Viriato Trágico”, reconhecido como o segundo poema mais importante, logo a seguir aos Lusíadas de Luís de Camões.

“Era uma personalidade importantíssima, acima de todas as outras”, assegura Rodrigues Gonçalves, notando que aquando do regresso de Brás Garcia do Brasil “fez grandes investimentos em Avô”. “Era um benemérito”, refere o autor.

No novo livro, Rodrigues Gonçalves apresenta ainda um contexto histórico da Guerra da Restauração, reservando dois capítulos do livro à situação política e social que, à data, se vivia em Avô.

“Brás Garcia Mascarenhas, aventureiro, poeta, guerreiro” vai ser apresentado no próximo domingo, 12 de agosto, pelas 15h30, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos em Avô.

De referir que Rodrigues Gonçalves é colaborador da Rádio Boa Nova, sendo responsável pelo espaço “Desenvolvimento Emocional e Humano”, com transmissão às quartas-feiras e domingos, pelas 19h00.

image_pdfimage_print
Previous Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 
Next De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

Artigos Relacionados

Cultura

Tuna Cantares de Avô comemora 6º aniversário

A Tuna Cantares de Avô assinala no próximo domingo, 24 de abril, o seu VI Aniversário no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos. Composta por 18 elementos, a Tuna Cantares

Informação

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.

Informação

Liga de Travanca de Lagos recria as “Origens” em mais um Festival Cultural (Com vídeo)

Tem hoje início, em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, a 5ª edição do Festival Cultural “Origens” que, até domingo, pretende recriar as tradições e prestar homenagem

Região

Coimbra: Mais de quatro anos de prisão para autor de furtos na noite de Natal

Um dos dois acusados de furtos qualificados na noite de Natal de 2014 em Coimbra foi hoje condenado a quatro anos e três meses de prisão efetiva.

Última Hora

Acidente entre dois camiões causou um ferido grave no IP3

Um acidente, entre dois veículos pesados, provocou ontem ferimentos graves num dos condutores. O homem foi transferido …

Educação

Politécnico de Coimbra marca presença na Qualifica 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa na Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 16 a 19 de março, na Exponor, em Matosinhos, este ano

Última Hora

Homem detido por tentativa de assalto a ourivesaria com uma caçadeira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve, com a colaboração da GNR da Covilhã, um homem suspeito de coautoria …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital pede contributos para Plano Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital está a elaborar o novo Plano Municipal para a Igualdade (PMI) 2016/2018. Para o efeito, apela ao contributo de…

Informação

Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto pioloto da biorrefinaria, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com o jovem Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto piloto da Biorrefinaria, destinado à produção de bioprodutos,

Informação

Delegações de Agricultores concentram-se na Assembleia da República para “reclamar políticas capazes”

Um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) consideram “lamentável” o processo de

Informação

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,

Destaque

Nasceu mais um bebé no SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Passava pouco tempo depois das três da manhã, quando uma jovem parturiente, tendo-se deslocado em carro próprio, entrou em trabalho de parto já no SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do

Última Hora

Atropelamento ferroviário faz uma vítima mortal em Alfarelos

Um atropelamento ferroviário em Alfarelos, Soure, no distrito de Coimbra, causou uma vítima mortal do sexo masculino, esta manhã.

Informação

“Record” destaca golo de jogador do Nogueirense como candidato ao prémio “Puskas”

O jornal Record destaca na sua edição online o golo de Samuel Garrido, jogador da AD Nogueirense, no último fim de semana em Anadia, que…

Informação

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Última Hora

Idosa encontrada carbonizada após incêndio no Peso da Régua

Uma mulher com 84 anos foi encontrada carbonizada numa área onde ontem decorreu um incêndio, na zona de Vinhós, concelho de Peso da Régua.

Sociedade

Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se, ontem à tarde ao concelho de Oliveira do Hospital, …

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar político na recandidatura de José Carlos Alexandrino

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a recandidatura de José Carlos Alexandrino.

Região

Câmara de Seia angaria 18 mil euros em conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que angariou cerca de 18 mil euros numa conta bancária criada para apoiar as vítimas do concelho que foram atingidas pelos incêndios dos

Última Hora

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

Informação

Autarca de Seia confia na recuperação após a tragédia que causou 14 milhões de prejuízos

Meio ano após os trágicos incêndios que nos dias 15, 16 e 17 de outubro consumiram mais de 18.500 hectares no concelho de Seia e causaram prejuízos materiais na ordem

Última Hora

Bombeiros procuram ocupantes de carro que caiu para barragem da Guarda

Mais de 30 bombeiros estão a realizar buscas para localizar os eventuais ocupantes de uma viatura ligeira que hoje foi vista a afundar-se na barragem do Caldeirão, nas proximidades da

Informação

Município de Arganil celebrou protocolo com Organização Mundial de Saúde

A Câmara Municipal de Arganil aderiu, na passada segunda-feira, dia 4 de junho, ao Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade da Organização Mundial de Saúde (OMS),…