Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

Rodrigues Gonçalves apresenta livro sobre “Brás Garcia de Mascarenhas” (com vídeo)

image_pdfimage_print

O conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital, A.J.Rodrigues Gonçalves vai apresentar no próximo domingo um novo trabalho literário. “Brás Garcia de Mascarenhas, aventureiro, poeta, …

… guerreiro” dá título ao livro, com que o autor pretende dar a conhecer um nome que todos ouvem falar, mas que poucos sabem quem foi.


Convidado desta manhã, na Rádio Boa Nova, Rodrigues Gonçalves, disse que Brás Garcia de Mascarenhas é “um caso paradigmático”, por se tratar de uma personalidade que deu nome ao colégio, ao ex agrupamento, a uma escola preparatória, a uma biblioteca escolar, a uma casa de interesse público, onde nasceu, localizada em Avô, praças e ruas, não só no concelho de Oliveira do Hospital, mas também noutros locais, como em Alfaiates, no concelho do Sabugal. “É um homem importantíssimo. É altura de as pessoas terem conhecimento mais concreto da pessoa que deu nome a estes espaços. Não é conhecido pela maior parte dos oliveirenses”, afirmou Rodrigues Gonçalves.

O novo livro resulta de um trabalho de pesquisa que permite ao autor apresentar Brás Garcia de Mascarenhas, nascido no ano de 1593 (o pai era da Bobadela e o mãe de Avô) numa família nobre e que sempre se destacou pelo seu espírito aventureiro. Notabilizou-se enquanto militar no Brasil, na luta contra os holandeses. Pessoa que se “formou a si própria”, Brás Garcia conhecia os maiores filósofos e ficou também conhecido por ter sido autor do poema épico “Viriato Trágico”, reconhecido como o segundo poema mais importante, logo a seguir aos Lusíadas de Luís de Camões.

“Era uma personalidade importantíssima, acima de todas as outras”, assegura Rodrigues Gonçalves, notando que aquando do regresso de Brás Garcia do Brasil “fez grandes investimentos em Avô”. “Era um benemérito”, refere o autor.

No novo livro, Rodrigues Gonçalves apresenta ainda um contexto histórico da Guerra da Restauração, reservando dois capítulos do livro à situação política e social que, à data, se vivia em Avô.

“Brás Garcia Mascarenhas, aventureiro, poeta, guerreiro” vai ser apresentado no próximo domingo, 12 de agosto, pelas 15h30, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos em Avô.

De referir que Rodrigues Gonçalves é colaborador da Rádio Boa Nova, sendo responsável pelo espaço “Desenvolvimento Emocional e Humano”, com transmissão às quartas-feiras e domingos, pelas 19h00.

Previous Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 
Next De Mateos vence em Braga e Alarcón conserva a camisola amarela

Artigos Relacionados

Região

Figueira da Foz: Carlos Monteiro assume presidência da Câmara

Carlos Monteiro, até agora segundo no executivo da Figueira da Foz, assume a presidência do município após a saída de João Ataíde para secretário de Estado do Ambiente, disse à

Informação

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Destaque

Proteção Civil Municipal minimiza impacto das baixas temperaturas em Oliveira do Hospital

Para minimizar o efeito das baixas temperaturas que se têm feito sentir, o serviço municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a monitorizar…

Destaque

Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Viseu: Pai e filho detidos por burla

A PSP de Viseu deteve, na passada sexta-feira, dois homens, pai e filho, de 54 e 32 anos, suspeitos de burlar um casal de idosos nas imediações de uma grande

Cultura

Festival de Tunas Académicas realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

O “VII fesTA.coh – Festival de TUNAS ACADÉMICAS cidade Oliveira do Hospital” realiza-se este sábado, 28 de abril, pelas 21h30, no Auditório da Casa da Cultura César Oliveira.

Informação

Freguesia de Aldeia das Dez sem parte das comunicações cinco meses após o fogo

Cinco meses após o fogo, há registo de várias localidades sem comunicações. Exemplo disso é a freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, …

Última Hora

UCC Pinheiro dos Abraços assegura cuidados de proximidade há quatro anos

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços assinalou quatro anos de atividade, marcados pela aproximação dos cuidados de saúde junto da população de Oliveira do Hospital, sobretudo no

Nacional

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Destaque

Oliveira do Hospital propõe rejeitar transferência de três competências do Estado

Habitação, Vias de Comunicação e Património Imobiliário Público sem Utilização são as três competências a que o Município de Oliveira do Hospital pretende dizer “não”, no âmbito…

Informação

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Última Hora

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…