Rita Fernandes Martins apresenta “Histórias do Fogo” em livro

Rita Fernandes Martins apresenta “Histórias do Fogo” em livro

image_pdfimage_print

Na próxima sexta-feira, 25 de outubro, será apresentado o livro “Histórias do Fogo” da autoria de Rita Fernandes Martins. A sessão terá lugar pelas 15h30…

… na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Em“Histórias do Fogo”, com a chancela das Edições Esgotadas, a autora apresenta “relatos de heróis com rosto” ao longo do livro povoado por “experiências de testemunhas do grande incêndio de Outubro de 2017, focadas no que de positivo este evento nos trouxe, nomeadamente a capacidade humana de entrega a algo que nos suplanta. Os heróis também têm direito a uma voz”.

“No dia 15 do Outubro mais quente de que há memória em Portugal, a minha vida mudou. E a de todos à minha volta. Um incêndio de proporções jamais vistas neste canto do mundo (e no espaço europeu) transfigurou o país e deixou marcas indeléveis na memória coletiva”, diz a autora na página oficial do livro onde pretende “contar o que realmente sucedeu nestas 24 horas e nos dias que as seguiram, o que mudou para todo o sempre na nossa paisagem interior”.

“Para que nenhuma história fique por contar. Para que nada permaneça esquecido. Para que possamos acreditar no futuro. “, acrescenta Rita Fernandes Martins, residente em Barril do Alva, sobre o livro onde há espaço para o trauma e para a esperança, com testemunhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, e Santa Comba Dão.

 

 

 

Previous Oliveira do Hospital acolhe 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação
Next Município de Oliveira do Hospital nomeado para o prémio “Municípios do Ano – Portugal 2019”

Artigos Relacionados

Última Hora

Ministro anuncia desconto adicional de portagens para zonas do interior do país

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou esta sexta-feira a redução de portagens para o transporte de mercadorias nas antigas autoestradas SCUT e um desconto adicional de

Região

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

Última Hora

Prova de Trail em Penacova antecede a grande corrida de novembro

Mais de duzentas pessoas correram este domingo na quarta prova “Rotas Conhecer Penacova”, promovida conjuntamente pelo Município de Penacova e pelo Centro Trail Carlos Sá.

Informação

Mais de 1500 figurantes dão vida ao Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 11h00, o Desfile de Carnaval 2017, participado por alunos de todas as

Sociedade

Dois homens detidos em Coimbra por tráfico de droga

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, de 35 e 38 anos, em Coimbra, pela presumível autoria do crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Município de Penacova inicia trabalhos nos açudes do Rio Alva

Recomeçaram as obras de intervenção no Rio Alva, nomeadamente nos açudes de Cardal, Lapa, Vimieiro, Vale das Chãs e Cornicovo, fruto do protocolo celebrado entre o Município de Penacova e

Destaque

Feridos graves têm até 30 de maio para requerer indemnizações

Autarcas, dirigentes associativos e, sobretudo, vítimas dos incêndios de outubro passado deslocaram-se na tarde de ontem à Casa da Cultura de Oliveira do Hospital…

Destaque

José Carlos Alexandrino superou resultado histórico e voltou a ser eleito presidente da Câmara de Oliveira do Hospital

José Carlos Alexandrino renovou, hoje, a maioria absoluta na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, superando até o resultado histórico …

Informação

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares de florestas

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, …

Região

Aveiro: Detidos por andarem à caça junto a instalações industriais

Dois homens, de 39 e 42 anos, foram detidos pelo Comando Territorial da GNR de Aveiro pelo crime de caça ilegal.

Última Hora

Alerta vermelho de incêndio prolongado até quarta-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou que vai prolongar o estado especial de alerta vermelho (nível máximo de alerta de incêndio) em sete distritos do país até quarta-feira.

Última Hora

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu, esta tarde, um aviso à população devido à precipitação forte, vento e agitação marítima.