Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto
16 Maio, 2018 965 Views

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos” da Fundação Inatel.

A aldeia, que conta com 58 residentes, foi escolhida no final de 2017 como “Aldeia dos Sonhos” s da fundação INATEL que pretende realizar os desejos de localidades com menos de 100 pessoas -, os quais expressaram a vontade de conhecer as cidades do Porto e Viana do Castelo.

De acordo com a INATEL, o programa do fim de semana inclui, no Porto, visitas à Torre dos Clérigos, Parque Temático dos Descobrimentos e Casa da Música, um cruzeiro pelas seis pontes no Rio Douro e uma visita às caves de Vinho do Porto, com possibilidade de prova de vinhos, entre outras atividades.

Em Viana do Castelo, o “sonho” dos habitantes de Rio de Mel passa por uma subida de funicular ao monte de Santa Luzia, com visita ao santuário ali localizado.

Rio de Mel, que está inserida na Rede das Aldeias de Montanha e foi uma das várias localidades de Oliveira do Hospital atingida pelos incêndios de outubro de 2017, é construída em socalcos e atravessada por um “percurso de ciclovia de caráter interpretativo”. A localidade é conhecida pelo fabrico de aguardente, produção de mel em modo tradicional e, ainda, pelos moinhos de rodízio, moinhos de água de roda horizontal.

A candidatura de Rio de Mel ao projeto “Aldeias dos Sonhos” foi promovida pela autarquia de Oliveira do Hospital, que argumentou, entre outros aspetos, que “as distâncias geográficas entre a sede de concelho e outras localidades de maior dimensão acentuam o elevado isolamento geográfico e social da comunidade”.

Nas duas últimas edições, os premiados foram as aldeias de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola, no Baixo Alentejo, e Rio de Onor, no distrito de Bragança.

image_pdfimage_print
Previous Ministro da Agricultura vai divulgar lista de agricultores apoiados pelo Estado
Next Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem em julgamento no Tribunal de Aveiro por ter levado filho menor para assalto

O Tribunal de Aveiro começou a julgar, hoje, um homem de 39 anos que tentou assaltar duas instalações industriais em Águeda, tendo levado um filho menor de 15 anos para

Desporto

Atletas do CCPOH em estágio da Associação de Ténis de Mesa de Coimbra

Quatro atletas dos escalões de formação de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) estiveram presentes, na passada quarta-feira,…

Última Hora

Região: ASAE apreende mais de cinco mil litros de azeite e 17 500 rótulos no valor de 21 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 5 705 litros de azeite e 17 500 rótulos, num valor de cerca de 21 000 euros, no âmbito do combate

Informação

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Informação

Crianças sensibilizadas para a Igualdade de Género

A sensibilização da população para as questões da Igualdade de Género, em diferentes momentos da agenda pública, tem dominado o arranque das comemorações da Semana Municipal…

Informação

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH joga com ACR Santa Cita

Neste momento, as competições federadas de futebol e basquetebol estão dadas por terminadas. Ainda assim, a modalidade de hóquei patins continua em competição .

Última Hora

António campos: “Ou os políticos atuam rapidamente ou a repetição da tragédia está mais que garantida”

O histórico do PS António Campos alerta que a tragédia dos incêndios pode repetir-se.

Destaque

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Nacional

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cultura

Universidade de Coimbra visitada por mais de 300 mil turistas em 2015

A Universidade de Coimbra (UC) foi visitada em 2015 por 300 mil turistas, 90 por cento dos quais estrangeiros, disse hoje o reitor da instituição, João Gabriel Silva.

Última Hora

Seia: Já são conhecidos os dez vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo

O Município de Seia apresentou ontem, dia 3 de julho, no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo.

Região

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Informação

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Informação

D. Ximenes Belo veio a Oliveira do Hospital transmitir mensagem de “paz”

O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo visitou esta tarde o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No concelho, a convite da Unidade Pastoral no âmbito das comemorações

Última Hora

Atropelamento provoca uma vítima mortal em Idanha-a-Nova

Uma mulher morreu hoje na sequência de um atropelamento por um veículo ligeiro na localidade de Relva, freguesia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova.

Informação

Explosão de botija de gás provocou um morto em Moimenta da Beira

Uma pessoa morreu, hoje, no concelho de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu, na sequência da explosão de uma botija de gás.

Informação

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Sociedade

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB critica Administração Interna pelo chumbo para aquisição de nova viatura.

António Maceira Pres. da Direção dos BVLB em declarações em direto à Rádio Boa Nova, falou sobre o simbolismo e reconhecimento desta entrega de equipamentos de proteção para incêndios (EPI)

Última Hora

95 bombeiros combatem fogo no parque da Interecycling em Tondela

Noventa e cinco bombeiros apoiados por 37 veículos combatiam às 13h 00 de hoje um incêndio que deflagrou às 11h50 no parque da Interecycling, empresa de reciclagem de resíduos de

Sociedade

CISE promove caminhada na neve

Caminhar sobre a neve e apreciar a beleza única da natureza e paisagem na montanha mais alta de Portugal Continental é a proposta do CISE – Centro de Interpretação da

Última Hora

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …

Última Hora

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22h00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto

Última Hora

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Esta terça-feira, dia 30 de janeiro, entre as 13h10 e as 14h00, é emitido o 15.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do