Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto
16 Maio, 2018 1250 Views

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos” da Fundação Inatel.

A aldeia, que conta com 58 residentes, foi escolhida no final de 2017 como “Aldeia dos Sonhos” s da fundação INATEL que pretende realizar os desejos de localidades com menos de 100 pessoas -, os quais expressaram a vontade de conhecer as cidades do Porto e Viana do Castelo.

De acordo com a INATEL, o programa do fim de semana inclui, no Porto, visitas à Torre dos Clérigos, Parque Temático dos Descobrimentos e Casa da Música, um cruzeiro pelas seis pontes no Rio Douro e uma visita às caves de Vinho do Porto, com possibilidade de prova de vinhos, entre outras atividades.

Em Viana do Castelo, o “sonho” dos habitantes de Rio de Mel passa por uma subida de funicular ao monte de Santa Luzia, com visita ao santuário ali localizado.

Rio de Mel, que está inserida na Rede das Aldeias de Montanha e foi uma das várias localidades de Oliveira do Hospital atingida pelos incêndios de outubro de 2017, é construída em socalcos e atravessada por um “percurso de ciclovia de caráter interpretativo”. A localidade é conhecida pelo fabrico de aguardente, produção de mel em modo tradicional e, ainda, pelos moinhos de rodízio, moinhos de água de roda horizontal.

A candidatura de Rio de Mel ao projeto “Aldeias dos Sonhos” foi promovida pela autarquia de Oliveira do Hospital, que argumentou, entre outros aspetos, que “as distâncias geográficas entre a sede de concelho e outras localidades de maior dimensão acentuam o elevado isolamento geográfico e social da comunidade”.

Nas duas últimas edições, os premiados foram as aldeias de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola, no Baixo Alentejo, e Rio de Onor, no distrito de Bragança.

Previous Ministro da Agricultura vai divulgar lista de agricultores apoiados pelo Estado
Next Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da Volta a Portugal

O ciclista português Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu esta quarta-feira o prólogo de abertura da Volta a Portugal em bicicleta…

Informação

Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

Nas últimas semanas tem-se assistido a uma praga de ratos no concelho de Oliveira do Hospital, mas também em concelhos vizinhos, resultado dos incêndios que devastaram a região no ano

Última Hora

Tiago Cerveira leva “o Meio e a Gente” à urbanidade de Coimbra

As imagens com que, diariamente, o jovem Tiago Ceveira nos tem habituado e que refletem o “Meio e Gente” desta região da Beira Serra e da Serra da Estrela estão

Última Hora

Praia fluvial de Avô é mais acessível com cadeira anfíbia

A Praia fluvial de Avô recebeu, no dia 1 de julho, uma cadeira anfíbia e é agora “mais acessível”. O novo equipamento, único no concelho de Oliveira do Hospital, …

Nacional

Chuva regressa quarta-feira mas não em todo o território. Temperaturas mínimas chegam aos zero graus

  Para quarta-feira está previsto o regresso da chuva mas não em todo o território.

Última Hora

Funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes realiza-se amanhã

O funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes vai realizar-se amanhã, pelas 11h00, em Penalva do Alva.

Informação

Região: ASAE fiscaliza explorações pecuárias que usavam água oxigenada no leite

Várias ações de fiscalização a explorações pecuárias na região Centro, levadas a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultaram na apreensão de 830 litros de leite cru

Destaque

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é

Última Hora

Homem morre em acidente de trabalho em Coimbra

Um homem de 43 anos morreu, ontem, em Coimbra, após ter sofrido um acidente de trabalho numa fábrica de transformação de bagaço de azeitona.

Destaque

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,

Última Hora

Eptoliva promoveu “Sports Manegement”

A Escola profissional Eptoliva promoveu, no dia 16 de março, uma palestra alusiva ao tema “Sports Manegement” no âmbito da disciplina…

Informação

Laço azul e caminhada sensibilizam para a infância e o ambiente em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Perto de três centenas de crianças do pré escolar do concelho de Oliveira do Hospital participaram na formação do Laço Azul Humano, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção