Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto
16 Maio, 2018 829 Views

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos” da Fundação Inatel.

A aldeia, que conta com 58 residentes, foi escolhida no final de 2017 como “Aldeia dos Sonhos” s da fundação INATEL que pretende realizar os desejos de localidades com menos de 100 pessoas -, os quais expressaram a vontade de conhecer as cidades do Porto e Viana do Castelo.

De acordo com a INATEL, o programa do fim de semana inclui, no Porto, visitas à Torre dos Clérigos, Parque Temático dos Descobrimentos e Casa da Música, um cruzeiro pelas seis pontes no Rio Douro e uma visita às caves de Vinho do Porto, com possibilidade de prova de vinhos, entre outras atividades.

Em Viana do Castelo, o “sonho” dos habitantes de Rio de Mel passa por uma subida de funicular ao monte de Santa Luzia, com visita ao santuário ali localizado.

Rio de Mel, que está inserida na Rede das Aldeias de Montanha e foi uma das várias localidades de Oliveira do Hospital atingida pelos incêndios de outubro de 2017, é construída em socalcos e atravessada por um “percurso de ciclovia de caráter interpretativo”. A localidade é conhecida pelo fabrico de aguardente, produção de mel em modo tradicional e, ainda, pelos moinhos de rodízio, moinhos de água de roda horizontal.

A candidatura de Rio de Mel ao projeto “Aldeias dos Sonhos” foi promovida pela autarquia de Oliveira do Hospital, que argumentou, entre outros aspetos, que “as distâncias geográficas entre a sede de concelho e outras localidades de maior dimensão acentuam o elevado isolamento geográfico e social da comunidade”.

Nas duas últimas edições, os premiados foram as aldeias de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola, no Baixo Alentejo, e Rio de Onor, no distrito de Bragança.

image_pdfimage_print
Previous Ministro da Agricultura vai divulgar lista de agricultores apoiados pelo Estado
Next Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Município de Viseu manda limpar IP5 e remete fatura à Infraestruturas de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Viseu disse hoje à agência Lusa que “nos próximos dias” vai mandar limpar as entradas da cidade junto ao IP5 e à EN229, “já

Última Hora

BLC3 disponibiliza Vales de Incubação

A BLC3 integra a rede de incubadoras que dispõem de Vales de Incubação que visam promover o Empreendedorismo.

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim de semana

O líder Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) joga domingo com o Carapinheirense. A AD de Lagares da Beira defronta o Tourizense. O Nogueirese desloca-se ao U. Leiria.

Sociedade

Mais de 80% de Portugal continental em seca severa em setembro

Mais de 80% de Portugal continental encontrava-se em setembro em seca severa, segundo o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que caracterizou aquele mês como

Informação

Rádio Boa Nova com emissão comemorativa ao longo do dia

A Rádio Boa Nova está transmitir uma emissão especial comemorativa do seu 32º aniversário. Ao longo do dia de hoje pode visitar-nos no centro da cidade de Oliveira do Hospital,

Última Hora

Autarca de Tábua acredita que FACIT “tem todas as condições para dar certo”

Arranca hoje, pelas 18h00, em Tábua, a 9ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Até domingo o certame serve de mostra às

Informação

Morreu o empresário Américo Amorim

O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.

Informação

Um rebanho de ovelhas vai ‘invadir’ Lisboa em defesa do queijo da Serra da Estrela

Um rebanho de ovelhas vai deslocar-se a Lisboa com um pastor, na terça-feira, numa iniciativa da Câmara de Oliveira do Hospital para alertar para a ameaça de extinção do queijo

Nacional

Bebé Martim encontrado com vida

Martim foi encontrado depois de ter passado 24 horas desaparecido. O bebé desaparecido esta segunda-feira em Ourém foi encontrado com vida esta manhã,…

Desporto

II Ultra Trail do Colcurinho realiza-se a 30 de outubro

No dia 30 de outubro, realiza-se o II Ultra Trail do Colcurinho no âmbito da Festa da Castranha de Aldeia das Dez. O evento desportivo…

Sociedade

Neve, chuva e vento colocam o país em “alerta”

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão hoje sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de queda de neve acima dos 1.200 metros.

Desporto

CCPOH em 8º lugar no campeonato nacional

Na sexta jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) perdeu…

Última Hora

Selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu a medalha de ouro do município de Arganil

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu ontem a medalha de ouro do município de Arganil, numa cerimónia marcada pela emoção…

Sociedade

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Informação

Aveiro: PJ deteve suspeito do crime de abuso sexual de crianças agravado

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, no cumprimento de mandado emitido pelo Departamento de Instrução e Ação Penal de Aveiro,…

Sociedade

Candidatura da Rede das Aldeias de Montanha aprovada pelo Fundo Ambiental

A candidatura “Valorizar o Património Ambiental da Serra da Estrela e Promover a Transição para a Economia Circular nas Aldeias de Montanha” …

Informação

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Última Hora

Mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos combatem chamas em Soure

Um incêndio no concelho de Soure, distrito de Coimbra, mobilizava, às 17:00 de hoje, 205 operacionais e cinco meios aéreos, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações

Destaque

Feira do Porco e do Enchido deu “um sinal de esperança” ao concelho e à região

A freguesia de Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, teve ontem bons motivos para sorrir. A Feira do Porco e do Enchido resultou em mais um sucesso, atraindo uma

Informação

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Região

“Instrumentos musicais de todo o mundo” em exposição no Museu do Brinquedo

O Museu do Brinquedo, em Seia, tem  patente ao público a exposição temporária “Instrumentos musicais de todo o mundo”.

Informação

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Politica

CDU insiste na resolução de problemas em Ervedal e Vila Franca da Beira

Num novo boletim distribuído pela população, os eleitos pela CDU na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira elencam um conjunto de problemas para resolver naquele território.

Região

Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de “descoordenação total”