Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto
16 Maio, 2018 626 Views

Rio de Mel: Habitantes da “Aldeia dos Sonhos” vão passear este fim de semana ao Porto

Os residentes na aldeia de Rio de Mel, Oliveira do Hospital, vão passar o fim de semana no Porto e Viana do Castelo, no âmbito do projeto “Aldeia das Sonhos” da Fundação Inatel.

A aldeia, que conta com 58 residentes, foi escolhida no final de 2017 como “Aldeia dos Sonhos” s da fundação INATEL que pretende realizar os desejos de localidades com menos de 100 pessoas -, os quais expressaram a vontade de conhecer as cidades do Porto e Viana do Castelo.

De acordo com a INATEL, o programa do fim de semana inclui, no Porto, visitas à Torre dos Clérigos, Parque Temático dos Descobrimentos e Casa da Música, um cruzeiro pelas seis pontes no Rio Douro e uma visita às caves de Vinho do Porto, com possibilidade de prova de vinhos, entre outras atividades.

Em Viana do Castelo, o “sonho” dos habitantes de Rio de Mel passa por uma subida de funicular ao monte de Santa Luzia, com visita ao santuário ali localizado.

Rio de Mel, que está inserida na Rede das Aldeias de Montanha e foi uma das várias localidades de Oliveira do Hospital atingida pelos incêndios de outubro de 2017, é construída em socalcos e atravessada por um “percurso de ciclovia de caráter interpretativo”. A localidade é conhecida pelo fabrico de aguardente, produção de mel em modo tradicional e, ainda, pelos moinhos de rodízio, moinhos de água de roda horizontal.

A candidatura de Rio de Mel ao projeto “Aldeias dos Sonhos” foi promovida pela autarquia de Oliveira do Hospital, que argumentou, entre outros aspetos, que “as distâncias geográficas entre a sede de concelho e outras localidades de maior dimensão acentuam o elevado isolamento geográfico e social da comunidade”.

Nas duas últimas edições, os premiados foram as aldeias de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mértola, no Baixo Alentejo, e Rio de Onor, no distrito de Bragança.

image_pdfimage_print
Previous Ministro da Agricultura vai divulgar lista de agricultores apoiados pelo Estado
Next Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Quase uma centena de concelhos do continente em risco máximo de incêndios

Quase uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

CCDRC aprovou 2372 projetos na região

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) informou, ontem, que o Programa Operacional Regional (POR)…

Informação

Tuna Cantares de Avô assinala oito anos de “música tradicional portuguesa”

A Tuna Cantares de Avô prepara-se para comemorar o seu 8º aniversário no próximo domingo, 29 de abril, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, numa tarde onde

Região

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …

Região

Porque estão atrasadas as obras na EN17?

O arranque das obras da EN17 regista um atraso de cerca de um mês. Hoje, o presidente da Câmara justificou o atraso com trabalhos de água e saneamentos que deverão

Região

Estradas da Serra da Estrela reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira reabriram hoje de manhã.

Última Hora

Paulo Rogério com novo rótulo nos queijos “Renascer das Cinzas”

Confiante nos tempos que se avizinham após o trágico incêndio de 15 de outubro, Paulo Rogério, um dos maiores criadores de queijo da Serra da Estrela do concelho, criou o

Informação

PJ deteve casal suspeito do crime de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e constituiu arguidos quatro pessoas, dois homens e duas mulheres,…

Última Hora

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Destaque

Incêndios: Câmara de Oliveira do Hospital não faturou 40 mil Euros de água gasta em outubro

O Município de Oliveira do Hospital não faturou perto de 40 mil Euros de água gasta no mês do trágico incêndio que devastou o concelho.

Última Hora

Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital

Em três anos de “Incentivo à Natalidade”, o Município de Oliveira do Hospital apoiou 299 crianças, num investimento de 357 mil Euros. O balanço é “positivo”, mas há aspetos a

Última Hora

“Os Anjos” estão hoje em Oliveira do Hospital (com vídeo)

“Os Anjos” vão estar, esta manhã, em Oliveira do Hospital. A partir das 11h30, os irmãos Sérgio e Nelson Rosado vão marcar presença no Jardim Oliveira Mano, …

Última Hora

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.

Informação

Centro de Portugal presente na Feira de Lyon

O Centro de Portugal está representado, pela primeira vez, na Feira de Lyon – Foire de Lyon, que decorre entre os dias 23 de março e 2 de abril.

Última Hora

Tuna Recreativa Penalvense realizou X Sarau Musical da Primavera

O salão da Sociedade Recreativa Penalvense recebeu, no passado dia 21, o X Sarau Musical da Primavera, em Penalva de Alva, no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Banda de Loriga comemora 110º aniversário

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, no concelho de Seia comemora nos dias 1 e 2 de julho, o 110º aniversário.

Região

ASAE vai fiscalizar produtos tradicionais nas áreas afetadas pelos fogos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) inicia em março uma operação de fiscalização…

Nacional

Temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o país

O verão acabou, mas só no calendário. Esta quarta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão estar acima dos 30 graus em quase todos os distritos, com destaque para os 33

Última Hora

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.

Informação

Município de Oliveira do Hospital oferece fruta aos alunos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai oferecer fruta, ao longo de todo o ano letivo 2017/2018, aos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas

Região

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…

Última Hora

Poker de vitórias para Mário Patrão no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão está imparável no Morocco Desert Challenge. O piloto inscrito pelo CRÉDITO AGRICOLA KTM BAHCO voltou a vencer, alargando assim, para quatro o número de triunfos em etapas desta grande maratona africana. 

Região

Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário

É já no próximo domingo, dia 26 de março, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora o seu 95º aniversário.

Última Hora

Rodrigues Gonçalves anunciou que não se vai recandidatar por “perda de confiança” do Partido Socialista  (Notícias atualizada)

António Rodrigues Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, comunicou na sexta feira ter colocado…