Retomadas as operações na pedreira de Borba. GNR confirma três desaparecidos e PJ investiga causas

Retomadas as operações na pedreira de Borba. GNR confirma três desaparecidos e PJ investiga causas

As operações na pedreira atingida pelo deslizamento de terras e pelo colapso do troço da estrada que liga Borba a Vila Viçosa estão a ser retomadas hoje de manhã depois de suspensas na terça-feira.

Recorde-se que o deslizamento de um grande volume de terra e o colapso do troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, para o interior de uma pedreira ocorreu na segunda-feira às 15h45.

Segundo as autoridades, o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada terá arrastado para dentro da pedreira contígua, com cerca de 50 metros de profundidade, uma retroescavadora e duas viaturas civis, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta.

Na terça-feira, o comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro, disse que um dos corpos foi retirado da pedreira perto das 14h50.

Para hoje de manhã está planeado o início das operações de drenagem da água das pedreiras onde ocorreu o deslizamento de terras e a tentativa de retirada do segundo corpo.

“Com a drenagem dos dois planos de água das pedreiras”, a Proteção Civil acredita que terá “condições para operar e, essencialmente, fazer o reconhecimento com maior qualidade de todo o espaço”.

Segundo a Procuradoria-geral da República, o Ministério Público instaurou, entretanto, “um inquérito para apurar as circunstâncias que rodearam a ocorrência”. Na sequência da abertura do inquérito, a Polícia Judiciária está esta quarta-feira no local a desenvolver as diligências necessárias da investigação.

Também esta quarta-feira, o Governo pediu uma inspeção ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação das pedreiras localizadas em Borba.

Além dos dois operadores da retroescavadora, o aluimento de terras pode ter vitimado mais três pessoas que estão desaparecidas e incontactáveis desde a tarde de segunda-feira, altura em que ocorreu o acidente.

Fonte da GNR confirmou que há três homens desaparecidos que poderão ter sido arrastados para o interior da pedreira enquanto percorriam a estrada nas suas viaturas.

Os desaparecidos são um idoso de 85 anos, residente no Alandroal, e dois homens, com cerca de 50 e 30 anos, cunhados e residentes em Bencatel.

O alerta de desaparecimento foi dado às autoridades por familiares das vítimas.

O autarca de Borba anunciou esta quarta-feira que vai acionar o Plano Municipal de emergência.

Previous GNR e MultiOpticas promovem ação de sensibilização rodoviária: “Uma boa visão para evitar acidentes rodoviários”
Next Sinistralidade: cinco detenções, 862 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Destaque

Zona Histórica acolheu mais um “Há Festa…” de olhos postos na requalificação

No passado fim de semana cumpriu-se mais uma edição do “Há Festa na Zona Histórica”. Milhares de pessoas acorreram à 7ª edição do evento que…

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 25 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Nacional

ANPC emite aviso sobre o aumento de temperatura para a próxima semana

Autoridade Nacional de Proteção Civil emite aviso sobre o aumento das temperaturas para os próximos dias, já a partir de domingo e os cuidados com o tempo seca e perigos

Última Hora

“Os Amigos de Lagos da Beira” comemoram VI aniversário com tarde musical

“Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical” comemoram o seu VI aniversário no próximo dia 28 de abril, a partir das 21 horas, na sede da Associação Desportiva

Informação

PJ deteve homem suspeito de matar o pai, depois de uma discussão, numa aldeia do Sabugal

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado,…

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

Depois do empate frente ao Condeixa, o seu principal adversário, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua na luta para manter a liderança no Campeonato da Divisão de

Última Hora

Cerca de trinta concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Quase trinta concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Figueira da Foz: Detido por tráfico de produtos estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, no passado dia 29 de outubro, um homem com 60 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho da

Informação

Seis meses após o grande incêndio: Alexandrino considera que “há aqui um tempo de esperança”

Há seis meses, o grande incêndio de 15 de outubro tirou-lhe o “sonho de poder transformar Oliveira do Hospital”, mas o presidente do Município não se deixa desarmar pela tragédia,

Informação

Autarca de Pedrogão Grande garante que casas reconstruídas “são de primeira habitação”

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande disse, hoje, que todas as casas afetadas pelo incêndio de 2017 que foram reconstruídas com a ajuda dos portugueses eram de primeira habitação

Sociedade

Árvore de Natal feita pela comunidade “pretende dar vida à freguesia” de Seixo da Beira

A freguesia de Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, conta, nesta época natalícia, com uma árvore de natal gigante feita de croché, carregada de simbolismo.

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…