Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros
24 Abril, 2018 1436 Views

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …

… para uma das estradas mais perigosas do País. Só de 2007 a 2017, morreram neste troço 27 pessoas.

Com a requalificação, o IP3 vai tornar-se numa espécie de autoestrada, com a vantagem de não ser portajada. “Em 85%, ou seja, 75 quilómetros de extensão, o IP3 terá quatro faixas, duas em cada sentido. Três faixas (2+1) em 12% e duas faixas (1+1) em 3%”, explicou Rogério Abrantes, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. O responsável deseja que o troço com uma via em cada sentido, junto às pontes e na zona de Penacova, seja ainda revisto. O estado da estrada chegou “a um ponto de rutura” e esta “não sendo a solução ideal”, é a “possível”.

A mesma opinião é partilhada por José António Jesus: o autarca de Tondela lembra que há 14 anos que é defendida a transformação do IP3 em autoestrada e que, por isso, esta solução deve ser enaltecida e merece “consenso parlamentar”. Ainda assim, realça que falta definir o calendário, o modelo e o cronograma.

Sabe-se que a obra vai custar ao Estado 134 milhões de euros, mas ainda não há data prevista para o seu arranque. “Esta obra vai sair do Orçamento do Estado e, depois do túnel do Marão, vai ser a mais importante para a sociedade civil e para a região”, destacou João Azevedo, presidente do Conselho Regional do Centro. O IP3 é única solução para quem se desloca de Viseu a Coimbra. Estima-se que por dia seja usado por 20 mil utentes.

fonte: Correio da Manhã

image_pdfimage_print
Previous Góis: Secretária de Estado da Justiça faz balanço do Balcão Único do Prédio por ocasião das comemorações do 25 de abril
Next Oliveira do Hospital comemora o 25 de abril

Artigos Relacionados

Última Hora

“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

Sete chefs de cozinha, três dos quais com estrelas Michelin, vão no dia 26 preparar um menu que fará brilhar o queijo Serra da Estrela, na Casa da Ínsua, em

Última Hora

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Desporto

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de

Informação

Liga de Travanca de Lagos promove “LigARTE”

“LigARTE” é a nova proposta, para o ano de 2017, da Liga de Travanca de Lagos em parceria com o projecto Espaço _Tempo. Através de Oficinas, Workshops entre outros encontros mensais,…

Última Hora

Município de Arganil celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água

A Câmara Municipal de Arganil assinou um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas

Última Hora

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Informação

Eptoliva vence pela terceira vez consecutiva o concurso de ideias de negócio em Tábua

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed.” promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra … … (CIM-RC) em

Última Hora

Fogos de Soure e Vila Verde continuam a preocupar. Em Leiria, o fogo está dominado.

Os incêndios que lavram em Soure, distrito de Coimbra, e outro no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, são os que mais preocupam a…

Informação

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

Destaque

UCC Pinheiro dos Abraços assegura cuidados de proximidade há quatro anos

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços assinalou quatro anos de atividade, marcados pela aproximação dos cuidados de saúde junto da população de Oliveira do Hospital, sobretudo no

Região

Empresário de Viseu foi detido por suspeita simulação de roubo para burlar seguradora  

  A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou três suspeitos, e deteve um deles, pela presumível autoria da prática dos crimes de burla relativa a seguro, …

Informação

Feliciano da Silva apresentou livro de poesia na Rádio Boa Nova

Feliciano da Silva, conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital (natural de Travanca de Lagos) apresentou hoje o seu mais recente livro de poesia “O Meu Lindo Jardim Florido”.

Informação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova abordam temática da “Igualdade”

Na Semana Municipal para a Igualdade, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Nacional

Greve de três dias na distribuição começa hoje nos armazéns e logística

Os trabalhadores dos armazéns dos super e hipermercados iniciam hoje uma greve a que se juntará o pessoal das lojas no sábado e no domingo, …

Informação

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

Informação

Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

No âmbito do projeto intitulado “Conectividade no Maciço Central”, inédito na zona geográfica da Serra da Estrela, onde a Altice decidiu fazer um grande investimento de infraestruturação do território de

Nacional

Piódão entre as aldeias portuguesas vencedoras das Sete Maravilhas

As aldeias de Dornes, Sistelo, Fajã dos Cubres, Piódão, Castelo Rodrigo, Monsaraz e Rio de Onor foram as vencedoras do concurso Sete Maravilhas de Portugal.

Sociedade

Dois concelhos em risco máximo de incêndio e 26 muito elevado

Os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Monchique (Faro) estão hoje em risco Máximo de incêndio e outros 26 em risco Muito Elevado.

Última Hora

João Brito toma posse no PSD de Oliveira do Hospital

Está marcada para amanhã, dia 25 de junho, pelas 17h00, a tomada de posse na nova Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital liderada por João Brito.

Última Hora

Incêndios: Alexandrino critica “governantes que vieram cá e que não perceberam o que se passou”

José Carlos Alexandrino criticou, esta quinta-feira, a demora dos processos na ajuda dos lesados do incêndio 15 de outubro que devastou o concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

Benfica 5 – AA Coimbra 1 | Benfica vence a Taça de Portugal – Seniores Feminino em Hóquei em Patins

Benfica e AA Coimbra defrontaram-se na final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins – Seniores  Femininos SL BENFICA  –  5 AA COIMBRA – 1 Uma partida disputada com

Última Hora

Região: PJ deteve homem que matou o pai e estava desaparecido

Um homem foi detido, em Albergaria-a-Velha, Aveiro, por ser o principal suspeito da morte do próprio pai.

Última Hora

Incêndio em habitação desalojou três pessoas em Loriga

Um casal e dois filhos menores ficaram desalojados ontem de manhã, na sequência de uma incêndio de habitação, que ocorreu em Loriga, no concelho de Seia.

Informação

Escolas com falta de material no arranque das provas de aferição

Cerca de 100 mil alunos do 2º ano do ensino básico começaram, hoje, a realizar as provas de aferição. Entre esta quarta-feira e dia 10 de maio, os alunos vão