Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros
24 Abril, 2018 1771 Views

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …

… para uma das estradas mais perigosas do País. Só de 2007 a 2017, morreram neste troço 27 pessoas.

Com a requalificação, o IP3 vai tornar-se numa espécie de autoestrada, com a vantagem de não ser portajada. “Em 85%, ou seja, 75 quilómetros de extensão, o IP3 terá quatro faixas, duas em cada sentido. Três faixas (2+1) em 12% e duas faixas (1+1) em 3%”, explicou Rogério Abrantes, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. O responsável deseja que o troço com uma via em cada sentido, junto às pontes e na zona de Penacova, seja ainda revisto. O estado da estrada chegou “a um ponto de rutura” e esta “não sendo a solução ideal”, é a “possível”.

A mesma opinião é partilhada por José António Jesus: o autarca de Tondela lembra que há 14 anos que é defendida a transformação do IP3 em autoestrada e que, por isso, esta solução deve ser enaltecida e merece “consenso parlamentar”. Ainda assim, realça que falta definir o calendário, o modelo e o cronograma.

Sabe-se que a obra vai custar ao Estado 134 milhões de euros, mas ainda não há data prevista para o seu arranque. “Esta obra vai sair do Orçamento do Estado e, depois do túnel do Marão, vai ser a mais importante para a sociedade civil e para a região”, destacou João Azevedo, presidente do Conselho Regional do Centro. O IP3 é única solução para quem se desloca de Viseu a Coimbra. Estima-se que por dia seja usado por 20 mil utentes.

fonte: Correio da Manhã

Previous Góis: Secretária de Estado da Justiça faz balanço do Balcão Único do Prédio por ocasião das comemorações do 25 de abril
Next Oliveira do Hospital comemora o 25 de abril

Artigos Relacionados

Última Hora

Eptoradio na Boa Nova

Nesta sexta-feira, o programa da EPTORADIO será um programa dedicado à Festa do Queijo, apresentando algumas curiosidades sobre este certame. 

Desporto

O futebol local já mexe em preparação para a nova época que está prestes a iniciar.

O FCOH já iniciou os seus trabalhos no passado sábado, com vista à participação no Distrital de Honra da AFC. O objetivo passa por recolocar a equipa oliveirense nos nacionais.

Última Hora

Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, na madrugada de hoje, uma mulher suspeita de tentar matar o companheiro, no dia de ontem, em

Nacional

Acidentes nas estradas provocaram 305 mortos este ano

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram este ano 305 mortos, menos 22 do que em igual período de 2015, indicou hoje a Autoridade Nacional …

Sociedade

Dia do Emigrante e do Ouvinte e “Somos Portugal” animam último dia da EXPOH

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é hoje dedicada aos emigrantes e ouvintes da Rádio Boa Nova que se uniram em almoço convívio. A tarde prossegue…

Última Hora

Inscrições abertas para o Programa “Férias + Solidárias”

Encontram-se a decorrer, até ao dia 2 de julho, as candidaturas para a edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.