Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios
5 Julho, 2018 407 Views

Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, mas não tem uma estrutura profissional especializada para a prevenção e extinção nem programas de prevenção de comportamentos de risco.

Segundo a organização ambientalista WWF, “Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios. Nos últimos 30 anos, é o país com maior taxa de ocorrências por área e onde os incêndios foram de maior dimensão”.

No relatório ‘O barril de pólvora do noroeste’, apresentado em Lisboa e em Madrid, a WWF refere que os especialistas apontam, “além dos problemas estruturais detetados para todo o noroeste e dos escassos investimentos em prevenção, importantes deficiências na estratégia de extinção”.

Para a organização, “não têm existido programas de prevenção de comportamentos de risco que incluam formação ou procura de alternativas para o uso generalizado do fogo, apesar de a maioria dos incêndios se dever a negligência”.

Em média, em Portugal, há mais 35% de ocorrências do que em Espanha e arde mais 20% de superfície, apesar da área agroflorestal ser 80% menor.

Em Portugal, em 2017, dos 16.981 pedidos de auxílio registados até 31 de outubro, 94% ocorreram a norte do Tejo.

image_pdfimage_print
Previous Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”
Next “Há Festa…” alerta para necessidade de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

“Muito calor” deixa cinco distritos em alerta laranja

Os distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja estão hoje, e até às 21h00 de sábado, sob ‘aviso laranja’ devido ao tempo quente,…

Informação

Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou, ontem, 94 anos em ambiente de festa e muita emoção. A importância da formação e de captação de um

Última Hora

Caule mobilizou crianças na “caça” às espécies autóctones

A Caule assinalou de forma diferente o Dia Mundial da Floresta Autóctone. A habitual ação de plantação foi substituída por uma “caça” às espécies autóctones com crianças da Escola Básica

Informação

Incêndios: 83% dos formulários para reconstrução entregues a tempo

O Governo anunciou que foram identificadas 1.707 habitações danificadas pelos incêndios de outubro na região centro e recolhidos 1.416 formulários para reconstrução apoiada, o que representa 83% do recenseamento inicial.

Última Hora

Góis hasteou bandeira azul em duas praias fluviais e espera atrair muitos turistas

O município de Góis procedeu, ontem, ao hastear da bandeira azul em duas praias fluviais, com a presidente da autarquia, Maria de Lurdes Castanheira…

Região

GNR capturou foragido e apreendeu várias armas de fogo

A GNR deteve um homem de 38 anos em cumprimento de um mandado de detenção para cumprimento de pena, tendo ainda apreendido várias armas de fogo nos distritos de Aveiro

Sociedade

“Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos” junta cerca de 450 idosos no Parque do Mandanelho

O Parque do Mandanelho, na cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje o “Primavera Sénior – Encontro Concelhio de Idosos”.

Cultura

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas no domingo

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro entre os dias 27 e 30 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral, entre as 10h00

Última Hora

Provedoria da Justiça já recebeu 15 requerimentos de feridos graves dos incêndios de 2017

Na sequência dos incêndios do ano passado, já foram entregues 15 requerimentos de feridos graves à Provedoria da Justiça para que sejam indemnizados pelos danos causados.

Última Hora

Incêndio de Soure dado como dominado

O incêndio que deflagrou no concelho de Soure, em Coimbra, e que chegou a ter três frentes ativas, já foi dominado, disse o presidente do município.

Última Hora

Trinta mil pessoas fiscalizadas no primeiro dia de controlo fronteiriço

Entre as 00h00 do dia 10 de maio e as 00h00 de 14 de maio está em vigor em Portugal o controlo de fronteiras, medida de segurança implementada devido à

Destaque

Oliveira do Hospital é sede da “Capital dos Frutos Silvestres”

O concelho de Oliveira do Hospital foi o escolhido para servir de sede à Cooperativa Capital dos Frutos Silvestres que também vai contar com um polo em Mangualde.

Informação

Viatura capotou após colisão na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Uma viatura capotou hoje ao início da tarde, cerca das 14h25, na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, não havendo feridos a registar.

Informação

 Centro de Portugal volta a ultrapassar o milhão de dormidas

Em junho, o Centro de Portugal confirmou a tendência de crescimento dos últimos meses e registou, pelo segundo mês consecutivo, mais de meio de milhão de dormidas. …

Sociedade

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural

Região

Região: Ministro do Ambiente visita obras de compensação pela não construção da Barragem de Girabolhos

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visita os concelhos de Nelas, Gouveia, Mangualde e Seia, no próximo dia 5 de setembro,…

Informação

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Última Hora

Liga de Travanca de Lagos promove “LigARTE”

“LigARTE” é a nova proposta, para o ano de 2017, da Liga de Travanca de Lagos em parceria com o projecto Espaço _Tempo. Através de Oficinas, Workshops entre outros encontros mensais,…

Informação

Restrição de velocidade nas linhas da Beira Alta e do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a aplicação de medidas preventivas de segurança relacionadas com a restrição de velocidade de circulação nas linhas ferroviárias da Beira Alta e do

Destaque

Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta feira, dia 23, uma proposta a requerer ao governo o alargamento do prazo para a limpeza florestal, até ao dia

Última Hora

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Informação

Sábado é dia de Mostra  “Da Nossa Terra”

É já no próximo sábado, 12 de maio, que se realiza mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional…

Desporto

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal

Campeonato de Portuga começa este domingo. Nogueirense desloca-se ao Águias de Moradal A 1ª jornada joga-se amanhã e a equipa de Nogueira do Cravo vai até ao Águias de Moradal

Nacional

Hoje arranca campanha para combater violência contra mulheres

O Governo lança hoje uma nova campanha de sensibilização contra a violência contra as mulheres, que arranca em Lisboa e percorre o país, em conjunto com o Ministério Público e