Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro

Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro

A comissão técnica independente elevou para 48 o número de mortos nos incêndios de outubro, segundo o relatório entregue na Assembleia da República, quando estavam noticiados 46.

“A análise das circunstâncias em que pereceram 48 cidadãos, nos incêndios de 14, 15 e 16 de outubro, permite evidenciar algumas características associadas a cada uma das fatalidades”, diz o documento.

Segundo a comissão, as mortes ocorreram em quatro distritos (14 concelhos), “com uma enorme dispersão”. O relatório também diz que estas fatalidades atingiram maioritariamente idosos, “com especial expressão para a classe etária dos 70 aos 79 anos”.

“Além disso, a maior parte das vítimas (85%) eram residentes permanentes nas respetivas zonas. Estas características configuram o predomínio, entre as vítimas, de residentes de duas tipologias. Uns tentaram salvar os seus bens e foram surpreendidos pelo fogo na proximidade das suas residências. Outros tinham problemas de saúde, com dificuldades de mobilidade, o que impediu uma evacuação atempada”, indicam os peritos.

As mortes ocorreram no final do dia 15 de outubro e às primeiras horas do dia 16 de outubro e a “maioria das vítimas não estava em fuga, o que revela a severidade do fogo e a velocidade da sua expansão, surpreendendo de forma violenta os diversos locais que foi visitando”.

“Relativamente à proporção entre géneros, confirmou-se que, das 48 vítimas mortais nos incêndios que ocorreram entre 15 e 16 de outubro de 2017, 31 eram do sexo masculino (65%) e 17 (35%) do sexo feminino.

Fonte: Lusa

image_pdfimage_print
Previous Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro
Next Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

Artigos Relacionados

Última Hora

ANPC, Município de Góis e Bombeiros de Góis assinam protocolo para constituição da Equipa de Intervenção Permanente

A Câmara Municipal de Góis, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Góis assinaram, no passado dia 4 de maio,…

Sociedade

Deslocação de Pedro Marques a Oliveira do Hospital foi “frete político”, entende a CDU

Para a CDU de Oliveira do Hospital, a deslocação do ministro do Planeamento e das Infraestruturas a Oliveira do Hospital “assume contornos de frete político-partidário ao PS”, …

Informação

Familiares das vítimas de outubro exigem relatório ‘Xavier Viegas’

A associação das vítimas dos incêndios de outubro exigiu hoje um relatório como o encomendado pelo Governo à equipa de Xavier Viegas sobre Pedrógão Grande,…

Informação

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Informação

Tensão entre presidente de Junta e presidente da Associação de Vítimas agudiza-se nas redes sociais 

O mal-estar entre o presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, Nuno Oliveira, e o presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio

Sociedade

Cerca de 150 operacionais combatem chamas em Pampilhosa da Serra

Um incêndio em Soeirinho, no concelho de Pampilhosa da Serra (Coimbra), que deflagrou cerca das 12h00 estava a ser combatido por volta das 17h20 por 150 operacionais, apoiados por 39

Última Hora

Câmara de Arganil aprova construção de Centro Intermunicipal de Recolha Animal

Um Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia pode vir a ser uma realidade no concelho de Arganil em breve.

Região

Estradas na Serra da Estrela já foram reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas desde quarta-feira reabriram hoje de manhã ao trânsito.

Última Hora

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Última Hora

Chuva e vento forte vão colocar 12 distritos sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva e vento forte.

Informação

Coligação liderada pelo CDS-PP promete “atenção para com os mais velhos”

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a candidatura da coligação “Construir o Futuro” à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital diz contar…

Última Hora

Lapa dos Dinheiros acolhe 3ª edição do Festival “Músicas do Bosque”

Com um conceito bem distante da agitação dos Festivais de Verão que proliferam pelo país, surge na Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, em Seia, de 6 a 8

Última Hora

Pedrógão Grande: Marcelo agradece solidariedade e pede resposta rápida

Um mês após os trágico incêndios que vitimaram 64 pessoas e causaram mais de 200 feridos, no Centro do país, o Presidente da República agradece a solidariedade manifestada …

Informação

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Última Hora

Deputados do PS eleitos por Coimbra votam a favor de recomendação para conclusão imediata do IC6

Os deputados Pedro Coimbra, Elza Pais e João Gouveia, do Partido Socialista, eleitos pelo círculo eleitoral de Coimbra, votaram hoje favoravelmente …

Informação

Tribunal de Contas valida reconstrução de 31 casas em Arganil no valor de 4,2 milhões

O Tribunal de Contas deu visto à reconstrução das 31 habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho de Arganil, cujo valor ascende aos 4,2 milhões de

Região

“Pedalar para Plantar” com percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017

O Município de Góis está a promover a iniciativa “Pedalar para Plantar” que consiste num percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017, entre os dias 10 e 17

Região

Aviso amarelo para todos os distritos do país devido ao frio

Todos os distritos de Portugal continental estão sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, por causa do tempo frio.

Programas

Catarina Nunes, investigadora na área da Engenharia Biológica, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com a jovem Catarina Nunes, investigadora no ramo da Engenharia Biológica na vertente alimentar.

Destaque

Alexandrino tomou posse com missão de “fazer renascer Oliveira do Hospital”

É com o sentimento de “fazer renascer Oliveira do Hospital” que José Carlos Alexandrino, independente reeleito pelo PS, …

Última Hora

Jovem oliveirense, André Salgado, venceu segunda temporada do programa “Os Extraordinários”

O jovem André Salgado, com 24 anos, foi o grande vencedor da segunda temporada d´Os Extraordinários. Durante a sua participação, a “mente mais extraordinária do país” …

Última Hora

Comemorações do 25 de abril em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a assinalar o 43.º aniversário do 25 de abril de 1974 com diversas iniciativas que são um convite à participação ativa dos oliveirenses.

Educação

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Informação

Incêndio deflagrou em hotel desativado em Penacova

Um incêndio deflagrou, ao inicio da tarde desta sexta-feira, num hotel que estava desativado há um ano, em Penacova. O incêndio já se encontra em fase de rescaldo. São desconhecidas