Reitor de Coimbra alerta para competição excessiva no ensino superior

Reitor de Coimbra alerta para competição excessiva no ensino superior

image_pdfimage_print

O novo reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, alertou hoje, na sua tomada de posse, para um “modelo de competição excessiva e desregulada” entre as instituições de ensino superior.

“Urge pensar no posicionamento e na oferta formativa e, mais precisamente, refletir como podemos transitar de um modelo de competição excessiva e desregulada entre instituições e começar, em conjunto, a partilhar recursos e sinergias que permitam potenciar o impacto no tecido social e económico nas diferentes regiões do país”, afirmou Amílcar Falcão, durante a cerimónia de investidura, na Sala dos Capelos, depois de ter sido eleito pelos membros do Conselho Geral como novo reitor da Universidade de Coimbra, sucedendo a João Gabriel Silva.

Segundo Amílcar Falcão, o contexto atual está marcado “por uma competição desenfreada entre instituições, um país desequilibrado do ponto de vista da ocupação territorial e excessivamente centralista na tomada de decisões”, considerando que a Universidade de Coimbra (UC) tem de saber posicionar-se e adaptar-se à realidade, não se isolando.

O novo reitor da UC, que tem como um dos focos a investigação e inovação, considera que é o investimento “em toda a linha” nesta área que pode representar “a solução para o crescimento económico do país, uma vez que o seu impacto na produtividade é tremendo”.

Pegando na ideia da necessidade de sinergias, Amílcar Falcão frisou um aspeto que já tinha sublinhado durante a campanha eleitoral: a necessidade de aproximação entre Câmara de Coimbra, Universidade e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que [estas três entidades] se unam em torno de projetos comuns de interesse local, regional, nacional e internacional”, disse, entendendo que, com essa “sintonia” entre as instituições da cidade, Coimbra “terá condições e hipóteses para voltar a ser absolutamente decisiva nas mais relevantes matérias nacionais”.

Nesse sentido, manifestou, durante o discurso, “o total empenhamento” da instituição que agora lidera, “junto da Câmara Municipal de Coimbra, no impulso da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027”.

Amílcar Falcão salientou ainda que, enquanto reitor da UC, vai estar “incondicionalmente” ao lado da Associação Académica de Coimbra, “na procura das melhores soluções para os problemas presentes e futuros no ensino superior, acarinhando, apoiando e envolvendo [os estudantes] permanentemente para que a academia fale a uma só voz”.

Durante o discurso, elogiou ainda a medida do Governo para aumentar a oferta de residências universitárias no país, que, no caso de Coimbra, vai significar mais 450 camas.

No entanto, vincou, a UC pode ir mais longe, sendo que serão encetados esforços para “incluir um maior número de imóveis na rede de ação social escolar” – algo defendido pelo presidente da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, que discursou antes de Amílcar Falcão, naquela cerimónia.

Para além da cerimónia de investidura do novo reitor, tomou também posse a restante equipa reitoral.

A nova equipa é constituída pelos vice-reitores Luís Simões da Silva (Inovação e Empreendedorismo), Luís Neves (Finanças e Recursos Humanos), Delfim Leão (Cultura e Ciência Aberta), Cláudia Cavadas (Investigação e 3º Ciclo), Alfredo Dias (Património, Edificado e Infraestruturas), Cristina Albuquerque (Assuntos Académicos e Serviços de Ação Social), António Figueiredo (Qualidade e Desporto) e João Calvão da Silva (Relações Externas e Alumni).

A equipa conta ainda com os pró-reitores José Figueiredo (Saúde Global, Cooperação em Saúde e Bioética) e Patrícia Pereira da Silva (Planeamento).

lusa.pt

Previous Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos"
Next Cerca de 1500 crianças e acompanhantes desfilaram nas ruas de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Educação

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Cultura

Grupo de Cavaquinhos promove workshop e festival em Oliveira do Hospital

O Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital realiza amanhã, no âmbito das comemorações do Dia do Município,….

Informação

Inscrições abertas para Festival de Artes de Seia

Decorre, até ao próximo dia 4 de abril, o período de inscrições para a mostra coletiva de Pintura, Escultura e Fotografia do Festival ARTIS, …

Região

Os Verdes exigem urgente requalificação do IP3 e a sua manutenção sem portagens

Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução onde exigem ao Governo  a requalificação do Itinerário Principal (IP) 3 e a sua manutenção sem portagens.

Região

Região Centro recebe 264 novos médicos

A região Centro recebe, de um total de 264 novos médicos, 200 para a área hospitalar, 62 em Medicina Geral e Familiar e dois na área da Saúde Pública, anunciou

Última Hora

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.

Informação

Falta de médicos traz Bastonário a Oliveira do Hospital

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, desloca-se no próximo dia 11 de abril em visita oficial ao concelho de Oliveira do Hospital. A convite do presidente da

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital reforça rede de ilhas ecológicas

Encontram-se já em funcionamento as 16 novas ilhas ecológicas instaladas nas principais zonas habitacionais da cidade de Oliveira do Hospital e em várias freguesias do concelho.

Educação

Aluno da Eptoliva venceu final do Concurso de Ideias de Negócio com projeto “Quicly Heal”

O projeto Quicly Heal, do aluno Bruno Paulino, da EPTOliva de Tábua, orientado pela professora Honorata Pereira, venceu ontem à tarde, a final da 4.ª edição do Concurso…

Informação

Cerca de 1500 crianças e acompanhantes desfilaram nas ruas de Oliveira do Hospital

Esta manhã cumpriu-se mais um desfile de Carnaval promovido pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. A iniciativa contou com a participação de cerca de 1500 crianças…

Última Hora

Médicos do Centro acusam ministério de criar “uma selva” na contratação

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje que o Ministério da Saúde está a criar “uma selva, sem regras e sem critérios”

Região

Arganil candidata 10 aldeias às “7 Maravilhas”

Já está em marcha mais uma edição do projecto 7 Maravilhas de Portugal. O ano de 2017 tem como foco as aldeias e a fase de candidatura já arrancou, estando