Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

image_pdfimage_print

Cerca de três horas depois do alerta, o incêndio que deflagrou ao início da tarde em Alvaiázere, no distrito de Leiria, e que obrigou ao corte da A13, …

… estava em “fase de resolução”, no site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). No local mantêm-se ainda 278 operacionais, apoiados por 80 veículos e, pelas 17h26, sete meios aéreos, menos do que aquando do alerta.

Refira-se que em “fase de resolução”, significa que o incêndio não está extinto mas não representa “perigo de propagação para além do perímetro já atingido”, ou seja, está dominado pelos operacionais.

Há uns minutos, em declarações à agência Lusa, já a presidente do Município de Alvaiázere, Célia Marques, informava que o fogo está “na zona de Melgaz”, e apresentava uma frente ativa, depois de ter tido duas.

Mais, dizia a autarca a essa hora, “se as condições atmosféricas não se alterarem, o fogo poderá ficar controlado em breve. A preocupação é o vento que se poderá levantar”, explicou, garantindo que continua a não haver habitações em risco.

A autarca acrescentou que a A13 foi encerrada entre os nós de Cabaços e Avelar, “não só devido ao fumo, mas também porque uma das vertentes se encontrava a arder perto” da via, entre o Barqueiro e Cabaços.

Fonte da GNR disse à Lusa, que, às 16h50, a A13 ainda se encontrava encerrada ao trânsito. As alternativas são a estrada nacional 110 e o itinerário complementar 8.

O incêndio deflagrou ao início da tarde de hoje numa zona florestal e chegou a ter duas frentes ativas na localidade de Melgaz, freguesia de Pussos São Pedro, em Alvaiázere. O alerta foi dado por um vigia, pelas 14h16.

Com: lusa.pt

Previous Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas
Next Arganil refloresta dois mil hectares com espécies autóctones

Artigos Relacionados

Sociedade

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…

Região

António Costa inaugura a BLC3 no próximo sábado

O Primeiro Ministro António Costa visita no próximo sábado, dia 27 de maio, o concelho de Oliveira do Hospital onde deverá proceder à inauguração da BLC3.

Região

Ministério da Agricultura rejeita críticas dos agricultores de Coimbra

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural rejeitou, ontem, as críticas dos agricultores e produtores florestais do distrito de Coimbra, afetados pelos incêndios de 15 de outubro, que consideram

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 entrega hoje petição na Assembleia da República

Passados cerca de dois meses após o lançamento da Petição “Melhoria e Alargamento do IP3 sem Portagens – Pela Segurança, Acessibilidade e Desenvolvimento”, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3

Destaque

Sinistralidade: 11 detenções, 989 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 7 a 13 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Acidente com três viaturas causou um ferido ligeiro em Oliveira do Hospital

Um acidente com três viaturas causou esta tarde, cerca das 13h30, um ferido ligeiro, um homem de 38 anos que, preventivamente, foi encaminhado para o Centro Hospitalar e …

Última Hora

MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) continua no terreno a ajudar as populações afetadas pelos incêndios de Outubro de 2017.

Região

Presidente da Comissão Regional do Centro, Ana Abrunhosa, acusada de difamar antecessor

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e o ex-marido serão julgados por difamação…

Região

Acidente entre ligeiro e pesado provoca um morto no IC2 em Pombal

Um acidente ocorreu hoje entre uma viatura ligeira e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC2), em Pombal, e provocou um morto e um ferido ligeiro.

Última Hora

Mãe de José Francisco Rolo faleceu aos 79 anos

Glória Tavares, mãe de José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, faleceu ontem no hospital da FAAD, com 79 anos, vítima de doença prolongada.

Última Hora

Oliveira do Hospital quer integrar Zonas de Montanha e evitar penalização dos agricultores

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou uma moção de apelo ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural para que integre o concelho e as suas freguesias nas

Sociedade

Descida da temperatura e nevoeiro nesta semana

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial