Região Centro regista a segunda maior taxa de novos casos de VIH
10 Maio, 2019 344 Views

Região Centro regista a segunda maior taxa de novos casos de VIH

image_pdfimage_print

O Centro é a segunda região de Portugal com maior incidência de novos casos de infeção por VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), a seguir à área metropolitana de Lisboa,…

… com 8,6 casos por 100 mil habitantes, foi hoje revelado.

A situação é preocupante e vai ser discutida por especialistas nas áreas do VIH e das hepatites víricas na 6.ª edição do Virology Meeting Point, que vai decorrer hoje e sábado na Figueira da Foz, organizado pela Gilead Sciences.

Segundo Filomena Frazão de Aguiar, presidente da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, o Centro “é a região com maior proporção de diagnósticos tardios de infeção, com 60,8% dos casos diagnosticados evidenciando já degradação imunológica”.

“É a terceira região do país com mais casos de diagnóstico de SIDA, correspondente a estádios avançados da infeção por VIH”, sublinhou à agência Lusa a psicóloga clínica, especialista em aconselhamento VIH e SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

De acordo com os dados revelados, em 2017, a região Centro registou 192 novos casos, que corresponde a 18% do total de novos casos nacionais, dos quais 42 resultaram em SIDA.

A prevalência de infeção pelo VIH na região atinge 6.044 pessoas (10,4% do dos casos nacionais), sendo que os doentes com SIDA são 399 (1,8% dos casos nacionais).

“São números preocupantes e, mais do que nunca, continuo sempre a reiterar que instituições que têm o dever de apoiar estas organizações deviam estar lado a lado a colaborar e a trabalhar connosco na luta contra a SIDA. E não estão, de maneira alguma”, salientou Filomena Frazão de Aguiar.

Segundo a presidente da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, faltam projetos e informação ao nível da prevenção, situação que, “muito em breve, vai levar a um aumento significativo de casos de infeção”.

O Virology Meeting Point é um seminário que tem como objetivo de debater as perspetivas atuais na terapêutica antirretrovírica no VIH e de discutir a importância do rastreio e da ligação aos cuidados de saúde dos doentes com infeção por VIH e VHC (Vírus Hepatite C).

O evento reúne especialistas nacionais e internacionais, proporcionando a partilha e discussão de projetos nacionais de rastreio e ligação aos cuidados de saúde dos doentes com VHC e VIH, numa dinâmica de grupo

Previous Casas evacuadas e pessoas feridas em incêndio industrial em Ovar
Next Mundo: Um morto e um ferido em acidente com alunos portugueses na Hungria

Artigos Relacionados

Última Hora

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Sociedade

“O concelho de Oliveira do Hospital não seria o mesmo sem a Rádio Boa Nova”

Ontem dia 19 de março, a Rádio Boa Nova comemorou o seu 31º aniversário com uma emissão especial e de porta aberta. Como no ano de 1986 Glen Miller marcou

Educação

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

GNR de Leiria recebeu 24 denúncias em 2017 por descargas no domínio hídrico

O Comando Territorial de Leiria da GNR recebeu 24 denúncias em 2017 relacionadas com descargas no domínio hídrico na sua área de influência, das quais seis resultaram em processos-crime.

Informação

Chuva forte motiva aviso amarelo em 13 distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou, esta quarta-feira, de nove para 13 os distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo” devido à previsão de chuva, pontualmente forte

Desporto

Desporto: FCOH recebe União FC. Lagares defronta Vigor Mocidade. CCPOH joga com Colégio Calvão

A luta pela subida de divisão no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro.

Última Hora

Piódão distinguido com prémio “Portugal Cinco Estrelas 2018”

A Aldeia Histórica do Piódão foi uma das grandes protagonistas dos prémios Portugal Cinco Estrelas, ao conquistar o galardão na categoria de Aldeias e Vilas.

Educação

Secretário da Juventude e Desporto presente no 26º aniversário da Eptoliva

A Eptoliva realiza, amanhã, uma cerimónia comemorativa relativa ao seu 26º aniversário. A iniciativa terá lugar na Casa da Cultura César Oliveira,…

Informação

Um morto e mais de 20 feridos em explosão em Penacova

Pelo menos uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas, três das quais em estado grave, na sequência de uma explosão na aldeia de Gondelim, em Penacova, confirmou a Guarda Nacional

Última Hora

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

Destaque

Escola da Ponte das Três Entradas fechada devido à greve de Função Pública

A greve da Função Pública marcada para hoje levou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital,…