Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo

Rede Social do concelho de Oliveira do Hospital reuniu em Fórum de Planeamento Participativo

Os parceiros que constituem a Rede Social de Oliveira do Hospital reuniram num Fórum de Planeamento Participativo com o objetivo de apoiar a realização do Diagnóstico e Plano de Desenvolvimento Social local, documentos que se encontram em fase de revisão.

Com a realização deste Fórum de Planeamento Participativo, o núcleo executivo da Rede Social concelhia pretendeu também tornar os instrumentos de planeamento concelhio o mais partilhados e participados possível, com a participação e envolvimento de todos os parceiros da Rede Social.

Nesse sentido foram dinamizados três encontros descentralizados para auscultação de todos os atores com intervenção na área social, que decorreram no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô; no Centro de Recreio e Convívio de Alvoco das Várzeas; e na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, com envolvimento das instituições das respetivas localidades.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, as três sessões amplamente participadas visaram o diagnóstico participado das problemáticas concelhias e apresentação de contributos e propostas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Social, sendo que na última o grupo participante foi reforçado com elementos de entidades externas relacionadas com as áreas específicas em discussão.

Foram identificadas seis áreas prioritárias: envelhecimento; saúde; emprego; educação/ empowerment; novas formas de pobreza/habitação; isolamento/despovoamento/mobilidade, relativamente às quais os membros presentes, divididos em grupos, apontaram ações para a sua resolução que agora serão analisadas pelo núcleo executivo da Rede Social e em sede do Conselho Local de Ação Social de Oliveira do Hospital.

O vereador da Ação Social, José Francisco Rolo, defendeu que “após os incêndios de outubro de 2017, era imperioso rever o diagnóstico social do concelho. Após estes encontros, assinalamos que possuímos uma rede social espontânea e criativa, muito participativa e alinhada com os desafios que se colocam no setor social: a demografia, a deficiência, o envelhecimento, as novas formas de pobreza, e a necessidade de inovação social em toda a linha, com prioridades de intervenção bem definidas e desenvolvidas em rede”.

Previous Associação de Estudantes da EPTOLIVA conta com novos Órgãos Sociais
Next Viseu: Feira de S. Mateus nomeada para os prémios dos Festivais Ibéricos

Artigos Relacionados

Última Hora

O (Não) Acontecimento do Ano: o fogo

Uma desgraça não é um acontecimento, é uma desgraça. Ponto. Até a ironia é desgraçada: por uma vez, o que marcou o ano no país foi o que queimou a vida

Última Hora

“Conversas com Barriguinhas” em Oliveira do Hospital

As Conversas com Barriguinhas vão estar em Oliveira do Hospital no próximo dia 25 de fevereiro, entre as  14h00 e as 17h00, na Clínica Médica e Paramédica.

Última Hora

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Sociedade

Dia Mundial da Música foi assinalado com concertos em Oliveira do Hospital

Mais de 300 músicos celebraram o Dia Mundial da Música no concelho de Oliveira do Hospital. O Município de Oliveira do Hospital desafiou os grupos culturais para participarem na comemoração

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH perde na última jornada mas garante manutenção

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, a última jornada do campeonato por 3-2 frente ao Clube Desportivo Cucujães.

Última Hora

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, em assembleia geral,…

Última Hora

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e

Última Hora

Grupo de Voluntariado Comunitário realizou sorteio a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (com áudio)

Realizou-se esta manhã, na Rádio Boa Nova, o sorteio promovido pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Oliveira do Hospital com o objetivo de angariar verbas a favor da Liga Portuguesa

Região

GNR apreende 48 toneladas de folha de tabaco em Castelo Branco

A GNR apreendeu mais de 48 toneladas de folha de tabaco no distrito de Castelo Branco, representando um valor aproximado de imposto em falta de 10 milhões de euros, foi

Informação

Funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes realiza-se amanhã

O funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes vai realizar-se amanhã, pelas 11h00, em Penalva do Alva.

Sociedade

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Politica

Vereadores de saída prometem continuar a trabalhar e a defender o concelho

O vereador do PSD, João Brito, teve ontem a sua última intervenção no executivo municipal de Oliveira do Hospital. De saída, o social-democrata apreciou…