Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS
15 Maio, 2017 1414 Views

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

image_pdfimage_print

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

… na área de Gestão de Projetos e que visa a capacitação dos recursos humanos das instituições para o novo Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP). Criado pela portaria n.º 100/2017, este novo programa determina que a atribuição de novos acordos às IPSS passe a ser efetuada através de concurso público, cujo modelo base já é conhecido e que se apresenta como mais competitivo para as entidades da economia social.

Esta formação, que iniciou esta semana, vem no seguimento dos novos desafios que se colocam às IPSS, que foram avaliados na reunião de março do Conselho Local de Ação Social, data em que também a diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, Adília Farinha, disponibilizou os serviços do IEFP para a realização de formação modular sobre a conceção de projetos e focalizada nesta portaria de forma a capacitar as IPSS para a realização desta e de outras eventuais candidaturas.

A formação, através do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Arganil, decorre até ao final do mês de maio, numa organização da Rede Social concelhia e do Município de Oliveira do Hospital e está a ser participada por três dezenas de formandos.

Visando a capacitação técnica de ativos, como técnicos, diretores e demais colaboradores das IPSS que têm como funções a elaboração de candidaturas, a formação em Gestão de Projetos aborda, entre outros conteúdos, legislação aplicável, especificações e normas técnicas, planeamento, preparação, documentação e execução do projeto, entre outras matérias.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Solidariedade e Ação Social, esta formação de curta duração para ativos “demonstra o eficaz trabalho em rede que temos em Oliveira do Hospital – emergiu um desafio, lançou-se o debate participado, identificaram-se necessidades e operacionalizou-se rapidamente uma solução formativa disponibilizada pelo IEFP. Isto é trabalho em rede eficaz e de qualidade, desta forma todos investem na valorização das IPSS e dos seus recursos humanos”. “E neste processo tem que haver o devido reconhecimento à Sr.ª Diretora do IEFP pela prontidão na resposta. Isto é verdadeiro trabalho em rede apostado na valorização do melhor dos ativos, que são as pessoas”, concluiu.

 

Previous Paulo Leitão da CentroTV vence Menção Honrosa do prémio jornalismo ANMP
Next Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Artigos Relacionados

Sociedade

Oliveira do Hospital prepara acolhimento ao padroeiro S. João Paulo II

No próximo dia 22 de maio é esperada uma grande jornada de fé em Oliveira do Hospital. O concelho vai acolher S. João Paulo II como padroeiro com a inauguração

Sociedade

Município oliveirense lança concurso para memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abriu um concurso de ideias para a criação de um memorial de homenagem às vítimas do trágico incêndio de 15 de outubro.

Cultura

“O Teatro” é tema das V Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta quinta-feira, dia 29 de março, pelas 21 horas, na Casa da Cultura César Oliveira, a quinta edição das Jornadas Culturais de

Informação

Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

“O amor só existe quando um não agride o outro seja de que forma for. Quem ama não agride.” As palavras são da Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Gouveia

Destaque

Alexandrino admite que situação da ETAR da cidade é “insuportável”, mas assegura que o problema vai ser resolvido

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assegurou à Rádio Boa Nova que está a acompanhar a situação dos maus cheiros da ETAR da cidade,…

Nacional

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Região

Região: Unidade de Ação Fiscal da GNR desmantelou rede de contrafação

A Unidade de Acção Fiscal, através do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra, desmantelou nos dia 19 e 20 de fevereiro, “uma rede organizada que se dedicava ao fabrico e

Destaque

Matadouro de Oliveira do Hospital encerra e 42 trabalhadores ficam desempregados

Os acionistas do Matadouro Regional da Beira Serra, em Oliveira do Hospital, decidiram dissolver a sociedade, ficando os seus 42 trabalhadores no desemprego, informou ontem a administração.

Sociedade

“Missão Sorriso” premiou projeto SER da UCC Pinheiro dos Abraços

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços viu, hoje, o seu mérito reconhecido pela Missão Sorriso-Continente, que atribuiu um prémio de mais de 25 mil Euros ao projeto

Região

PS de Oliveira do Hospital congratula-se com anúncio do Governo de 38 Milhões de euros para a construção do IC6

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital (PSOH) congratula-se com o recente anúncio do Governo Socialista, que prevê investir 38 milhões de euros…

Nacional

Marcelo promulga apoios a vítimas de incêndios de junho e outubro de 2017

O Presidente da República promulgou hoje a alteração à lei das medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de 2017, abrangendo os fogos de junho e outubro, anunciou hoje

Informação

Menino de cinco anos atropelado em Celorico da Beira

Um menino de cinco anos foi, este domingo, atropelado por uma viatura ligeira, na localidade de Maçal do Chão, Celorico da Beira, …