Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS
15 Maio, 2017 1104 Views

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

… na área de Gestão de Projetos e que visa a capacitação dos recursos humanos das instituições para o novo Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP). Criado pela portaria n.º 100/2017, este novo programa determina que a atribuição de novos acordos às IPSS passe a ser efetuada através de concurso público, cujo modelo base já é conhecido e que se apresenta como mais competitivo para as entidades da economia social.

Esta formação, que iniciou esta semana, vem no seguimento dos novos desafios que se colocam às IPSS, que foram avaliados na reunião de março do Conselho Local de Ação Social, data em que também a diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, Adília Farinha, disponibilizou os serviços do IEFP para a realização de formação modular sobre a conceção de projetos e focalizada nesta portaria de forma a capacitar as IPSS para a realização desta e de outras eventuais candidaturas.

A formação, através do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Arganil, decorre até ao final do mês de maio, numa organização da Rede Social concelhia e do Município de Oliveira do Hospital e está a ser participada por três dezenas de formandos.

Visando a capacitação técnica de ativos, como técnicos, diretores e demais colaboradores das IPSS que têm como funções a elaboração de candidaturas, a formação em Gestão de Projetos aborda, entre outros conteúdos, legislação aplicável, especificações e normas técnicas, planeamento, preparação, documentação e execução do projeto, entre outras matérias.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Solidariedade e Ação Social, esta formação de curta duração para ativos “demonstra o eficaz trabalho em rede que temos em Oliveira do Hospital – emergiu um desafio, lançou-se o debate participado, identificaram-se necessidades e operacionalizou-se rapidamente uma solução formativa disponibilizada pelo IEFP. Isto é trabalho em rede eficaz e de qualidade, desta forma todos investem na valorização das IPSS e dos seus recursos humanos”. “E neste processo tem que haver o devido reconhecimento à Sr.ª Diretora do IEFP pela prontidão na resposta. Isto é verdadeiro trabalho em rede apostado na valorização do melhor dos ativos, que são as pessoas”, concluiu.

 

image_pdfimage_print
Previous Paulo Leitão da CentroTV vence Menção Honrosa do prémio jornalismo ANMP
Next Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Artigos Relacionados

Região

Arganil candidata 10 aldeias às “7 Maravilhas”

Já está em marcha mais uma edição do projecto 7 Maravilhas de Portugal. O ano de 2017 tem como foco as aldeias e a fase de candidatura já arrancou, estando

Última Hora

Investigadores visitam área ardida em Oliveira do Hospital

  O Centro de Estudos Florestais (CEF) e o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, vão visitar a área ardida de

Última Hora

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares de florestas

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, …

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Góis: António Costa visitou a área ardida da freguesia de Alvares

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado do Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, estiveram ontem no concelho de Góis…

Informação

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Informação

Mundial 2018: Portugal em jogo decisivo com o Irão para os oitavos-de-final

A Seleção Portuguesa de Futebol tem hoje um jogo decisivo no Mundial 2018. Portugal joga contra o Irão, pelas 19h00, para a passagem aos oitavos-de-final.

Sociedade

Hepatite A chegou à região Centro

O diretor-geral da Saúde referiu ontem que atualmente estão infetadas com o vírus da Hepatite A 120 pessoas, sendo que a maioria é do sexo masculino e cerca de metade

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputam, este domingo, 14 outubro, pelas 15h00, a 8ª jornada do Campeonato Nacional.

Região

Selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu a medalha de ouro do município de Arganil

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu ontem a medalha de ouro do município de Arganil, numa cerimónia marcada pela emoção…

Última Hora

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Última Hora

Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve ontem, um homem de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Gouveia.

Programas

Eptoradio na Boa Nova

Nesta sexta-feira, a partir das 14h00, o programa Eptoradio é dedicado aos Benefícios e Malefícios da Internet. Na primeira parte será dado destaque às principais notícias …

Informação

IEFP e Segurança Social apoiam empresas afetadas pelo fogo

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) avança com um incentivo financeiro extraordinário e temporário das empresas afetadas pelo fogo.

Destaque

EXPOH anima Oliveira do Hospital após os incêndios (com vídeo)

Em Oliveira do Hospital está tudo a postos para mais uma realização da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, no Parque do Mandanelho

Informação

PJ identificou cinco suspeitos de roubo e sequestro em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter identificado cinco homens suspeitos de um crime de roubo ocorrido em março de 2014, numa localidade…

Última Hora

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

Região

Câmara Municipal de Seia vai integrar 78 trabalhadores precários

A Câmara Municipal de Seia abriu hoje, e até dia 20 de abril, os procedimentos concursais para a regularização extraordinária dos vínculos precários de 78 trabalhadores, ao abrigo do Programa

Última Hora

GNR desmantelou rede de tráfico de droga na região Centro

A GNR anunciou hoje ter desmantelado uma rede de tráfico de droga na Região Centro na sequência de oito meses de diligências, que levaram à detenção de três homens.

Informação

Homem que queimou e matou vítima em Penalva do Castelo foi extraditado do Brasil

Um português que, desde o passado mês de agosto, se encontrava detido no Brasil na sequência de mandato de detenção internacional, foi extraditado para Portugal.

Sociedade

Operação de rescaldo do fogo em Góis com 600 operacionais no terreno

A operação de “rescaldo e vigilância” no perímetro do incêndio que deflagrou no sábado em Góis, distrito de Coimbra, está a ser feita hoje por 600 operacionais, apoiados por 140

Última Hora

Arganil: PS apresenta candidatura de Rui Silva no dia 8 de julho

Está marcada para dia 8 de julho, pelas 20h00, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Região

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Informação

Empresas: NOS chegou a Oliveira do Hospital “para ficar”

A operadora “NOS” conta, a partir de hoje, com uma loja na cidade de Oliveira do Hospital. O espaço foi inaugurado, esta tarde, pelos promotores Joel Pina e Nuno Amaral,