Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS
15 Maio, 2017 1254 Views

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

… na área de Gestão de Projetos e que visa a capacitação dos recursos humanos das instituições para o novo Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP). Criado pela portaria n.º 100/2017, este novo programa determina que a atribuição de novos acordos às IPSS passe a ser efetuada através de concurso público, cujo modelo base já é conhecido e que se apresenta como mais competitivo para as entidades da economia social.

Esta formação, que iniciou esta semana, vem no seguimento dos novos desafios que se colocam às IPSS, que foram avaliados na reunião de março do Conselho Local de Ação Social, data em que também a diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, Adília Farinha, disponibilizou os serviços do IEFP para a realização de formação modular sobre a conceção de projetos e focalizada nesta portaria de forma a capacitar as IPSS para a realização desta e de outras eventuais candidaturas.

A formação, através do Serviço de Emprego e Formação Profissional de Arganil, decorre até ao final do mês de maio, numa organização da Rede Social concelhia e do Município de Oliveira do Hospital e está a ser participada por três dezenas de formandos.

Visando a capacitação técnica de ativos, como técnicos, diretores e demais colaboradores das IPSS que têm como funções a elaboração de candidaturas, a formação em Gestão de Projetos aborda, entre outros conteúdos, legislação aplicável, especificações e normas técnicas, planeamento, preparação, documentação e execução do projeto, entre outras matérias.

Para José Francisco Rolo, vice-presidente e vereador da Solidariedade e Ação Social, esta formação de curta duração para ativos “demonstra o eficaz trabalho em rede que temos em Oliveira do Hospital – emergiu um desafio, lançou-se o debate participado, identificaram-se necessidades e operacionalizou-se rapidamente uma solução formativa disponibilizada pelo IEFP. Isto é trabalho em rede eficaz e de qualidade, desta forma todos investem na valorização das IPSS e dos seus recursos humanos”. “E neste processo tem que haver o devido reconhecimento à Sr.ª Diretora do IEFP pela prontidão na resposta. Isto é verdadeiro trabalho em rede apostado na valorização do melhor dos ativos, que são as pessoas”, concluiu.

 

Previous Paulo Leitão da CentroTV vence Menção Honrosa do prémio jornalismo ANMP
Next Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Artigos Relacionados

Última Hora

Coimbra: Detida mulher suspeita de atear incêndios florestais

 A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do NPA da GNR de Coimbra, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal

Última Hora

Cabazes de Natal da Cáritas de Coimbra chegaram a 645 pessoas

A Cáritas de Coimbra proporcionou uma época natalícia “mais digna” a 205 famílias, num total de 645 pessoas, que receberam um cabaz, destacando-se as 260 crianças às quais foi oferecido

Educação

Cristina Salgado apresenta “O Amor na Educação” na Eptoliva

No próximo dia 19 de janeiro (sexta-feira) terá lugar a apresentação do livro “O Amor na Educação” de Cristina Salgado.

Última Hora

Primeiro “Ca$h Resto Z€ro” de 2017 aplaude “vitória” da Estrada da Beira

No primeiro “Cash Resto Zero” de 2017, Vítor Neves destaca a importância que este dia, 6 de janeiro, tem para o concelho de Oliveira do Hospital em matéria de acessibilidades.

Última Hora

Dois anos e dois meses de prisão com pena suspensa para ex funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Oliveira do Hospital aplicou, hoje, a pena suspensa de dois anos e dois meses de prisão a Fernanda Duarte, de 52 anos, acusada dos crimes de peculato,

Nacional

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.

Informação

15 detenções, 799 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 24 a 30 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar

Um autocarro da Transdev incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, quando transportava várias crianças para a escola em Soure, Coimbra.

Informação

Nuno Alves é o candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Nuno Alves, presidente da Concelhia do CDS-PP de Oliveira do Hospital, é candidato da coligação liderada por aquele partido à Câmara Municipal oliveirense.

Nacional

Primeiro-ministro vem a Oliveira do Hospital apresentar novas equipas de sapadores florestais

O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deslocam-se ao concelho de Oliveira do Hospital na próxima quinta-feira, dia 3 de Agosto, às 14h00, para participarem na

Última Hora

“Coragem Eventos” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com João Coragem, promotor da empresa “Coragem Eventos”.

Última Hora

Seca agravou-se, mas situação ainda não é como a do ano passado

A falta de precipitação em janeiro tem agravado a seca meteorológica, principalmente no Sul do país, embora a situação não seja tão preocupante como…