Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

… disse o autarca Luciano Correia à agência Lusa.

O presidente da Junta adiantou que o incêndio que devastou Oliveira do Hospital e outros concelhos da região Centro, no dia 15, destruiu 27 casas na sua freguesia, das quais cinco são de primeira habitação, mas a maioria delas pertence a naturais de São Gião que residem noutras localidades portuguesas ou no estrangeiro.

“Foram distribuídos bens de primeira necessidade a toda a gente e há também roupa para todos. A nossa grande preocupação é agora recuperar as casas da freguesia”, onde residem entre 300 e 400 pessoas, adiantou.

Numa freguesia que registou dois mortos, no lugar de Parceiro, além de uma pessoa que residia atualmente na cidade de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, as pessoas que perderam a habitação “estão todas realojadas”, referiu Luciano Correia.

O autarca salientou que também foram distribuídas palha e rações para ovelhas, cabras e outros animais que sobreviveram, enquanto os cadáveres de animais foram enterrados com apoio da Câmara Municipal, presidida por José Carlos Alexandrino, que “tem estado sempre disponível” para ajudar a resolver os problemas provocados pelo fogo em São Gião.

Luciano Correia frisou que um dos mais importantes equipamentos públicos da freguesia, o parque de campismo de São Gião, junto ao rio Alva, praticamente não foi afetado pelas chamas.

Apenas a vedação do parque sofreu “danos ligeiros” à passagem do incêndio, que causou a morte de 12 pessoas no concelho, segundo o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital.

Em Rio de Mel, que em 2012 já tinha sido atingida por outro incêndio, o fogo destruiu totalmente a cobertura do recinto de festas da Senhora dos Remédios, junto à capela da aldeia, bem como mesas e bancos do parque de merendas, construídos à base de madeira envernizada.

0O próprio Luciano Correia, residente em Rio de Mel, integra a Confraria da Nossa Senhora dos Remédios, que organiza a festa anual.

Os melhoramentos no recinto “foram sempre pagos” pelos atuais moradores e pelos emigrantes, sublinhou.

“Nunca a confraria pediu um euro para obras à Junta de Freguesia”, acrescentou o autarca.

Na última festa anual, em agosto, um leilão de oferendas rendeu mais de 3.000 euros, verba que reverteu para benefícios na capela e no recinto, a que se somou um montante superior a 2.000 euros de donativos de amigos residentes na zona de Lisboa.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 44 mortos e cerca de 70 feridos, mais de uma dezena dos quais graves. Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

image_pdfimage_print
Previous "Estou a movimentar-me para continuar. Mas, para me reerguer preciso de ajuda"
Next Crédito Agrícola da Serra da Estrela e de Oliveira do Hospital apoiam produtores pecuários

Artigos Relacionados

Região

Órgãos Sociais da Turismo Centro de Portugal já tomaram posse

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2018-23, tomaram, no passado dia 27 de julho, posse das suas funções, numa cerimónia que

Informação

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Região

António Costa inaugurou o BLC3 e garantiu reunir condições para construção do IC6

O Primeiro Ministro cumpriu, no sábado, a visita ao concelho de Oliveira do Hospital onde se deslocou com o propósito de inaugurar a BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação,…

Região

PJ deteve três suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de duas mulheres e de um homem, suspeitos de se dedicarem, em “conjugação de esforços”, ao tráfico de estupefacientes, na zona de

Informação

Escolas com falta de material no arranque das provas de aferição

Cerca de 100 mil alunos do 2º ano do ensino básico começaram, hoje, a realizar as provas de aferição. Entre esta quarta-feira e dia 10 de maio, os alunos vão

Região

PSD de Oliveira do Hospital apresentou os seus candidatos para as Autárquicas 2017

Com o lema “Mudar o Rumo” a Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital apresentou esta segunda-feira os seus candidatos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias

Última Hora

Última sessão da peça “As Renas do Pai Natal” encerra animação de Natal em Oliveira do Hospital

No próximo domingo, 7 de janeiro, a peça “As Renas do Pai Natal” terá a sua última apresentação na Casa da Cultura César Oliveira. A sessão terá início às 15h00…

Última Hora

Marcelo presente na Feira do Queijo dedicada às vítimas dos incêndios

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza este ano entre os dias 10 e 11 de março, em pleno centro da cidade, no

Informação

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou ontem a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital resgataram cadela de interior de um poço

Quatro bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital realizaram, com sucesso, o resgate de uma cadela do interior de um poço, na localidade de Quinta da Mêda, na freguesia de

Última Hora

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo prova que é possível renascer

O “renascer” do concelho marcou hoje o arranque da 27ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, no Largo Ribeiro do

Região

Oliveira do Hospital promove Semana Municipal para a Igualdade

O Município de Oliveira do Hospital prepara-se para assinalar o seu Dia Municipal para a Igualdade (21 de junho) com  a dinamização de várias iniciativas ao longo de uma semana,…

Última Hora

Morreu a mulher de Ervedal da Beira que sofreu queimaduras graves no incêndio de 15 de outubro

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, esta manhã, um voto de pesar pelo falecimento de Bernarda Matias. A mulher com 66 anos, funcionária da Junta de Freguesia …

Nacional

Onze distritos em alerta amarelo devido ao mau tempo

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada.

Região

Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra aceitou uma providência cautelar interposta pelo Movimento de Escolas com Ensino Público Contratualizado (MEPEC), que …

Destaque

Santuário Nª Srª das Preces: Prémio de 50 mil Euros “é uma benção de Deus” (com vídeo)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, considerou hoje que o prémio Vilalva, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian para a recuperação do jardim …

Informação

Funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes realiza-se amanhã

O funeral do casal Rui Nunes Figueiredo e Alexandra Nunes vai realizar-se amanhã, pelas 11h00, em Penalva do Alva.

Politica

CDS pede ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua até Oliveira do Hospital

O CDS deu hoje entrada de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que complete a ligação inacabada do IC6, desde Tábua…

Última Hora

ASAE apreendeu seis toneladas de queijo com água oxigenada na zona Centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada,…

Nacional

Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa amanhã

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu hoje vai apresentar-se geralmente pouco nublado, com neblina ou nevoeiro matinal sobretudo nas regiões Norte e

Última Hora

Homem detido por vários roubos em Coimbra

A PSP de Coimbra deteve na passada segunda-feira um homem, de 28 anos, acusado de vários crimes de roubo na cidade de Coimbra.

Informação

Terrorista que vivia em Aveiro teria ligações ao Estado Islâmico

Um dos sete suspeitos de planear atentado em França tinha residência em Portugal, na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

Última Hora

7 de outubro – Feriado Municipal de Oliveira do Hospital

  7 de Outubro – Feriado Municipal (em actualização) No início das cerimónias, a Boa Nova falou com o convidado Eduardo Cabrita, Ministro Adjunto e alguns homenageados  sobre este dia

Região

19 detenções, 712 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 21 a 27 de agosto, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização