Rastreio de Saúde Visual Infantil no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Rastreio de Saúde Visual Infantil no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

A Administração Regional de Saúde do Centro realiza, nos próximos dias 21 e 28 de fevereiro, no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o Rastreio de Saúde Visual Infantil, dirigido às crianças que completam dois anos em 2019, nascidas no primeiro semestre de 2017.

O rastreio consiste na realização de um exame de foto-rastreio aos olhos da criança, de uma forma rápida, segura e inofensiva, utilizando uma tecnologia inovadora, que permite identificar os fatores de risco capazes de provocar ambliopia (mais conhecida por olho preguiçoso), mesmo antes dela se instalar, ou numa fase muito precoce do seu desenvolvimento permitindo correção.

Segundo os especialistas, estas alterações da visão surgem em idades muito precoces, normalmente sem sinais nem sintomas, se não forem detetadas e corrigidas atempadamente corre-se o risco de haver um impacto negativo no desenvolvimento da visão da criança, no futuro. Por este motivo, o Rastreio da Saúde Visual Infantil é muito importante para a saúde das crianças, sendo gratuito, voluntário, rápido e não invasivo.

Desta forma, as crianças nascidas em 2017, inscritas no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, devem aguardar o convite/convocatória do seu centro de saúde.

No próximo ano de 2020 este rastreio será alargado também, às crianças de 4 anos.

Refira-se que o rastreio da saúde visual infantil não substitui nenhuma das consultas do Programa Nacional de Saúde Infantil.

Previous Seia promove sessão de esclarecimento “Vespa asiática: perigos, cuidados e métodos de combate”
Next Aviso vermelho: Vento com rajadas até 110 km/hora. Depressão 'Helena' a caminho

Artigos Relacionados

Sociedade

GNR intensifica fiscalização com “Estrada Segura”  

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica a partir de amanhã, dia 21 e até 24 de setembro e no período de 27 a 30 de setembro a fiscalização rodoviária,…

Destaque

Etapa Vida: “Amanhã vai ser um grande dia para Oliveira do Hospital”

Oliveira do Hospital recebe amanhã, 4 de agosto, o pelotão da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta. A 3ª etapa da volta, designada de “Etapa Vida” vai ligar o concelho

Informação

São Silvestre de Oliveira do Hospital junta este sábado centenas de participantes

Várias centenas de pessoas vão participar, este sábado, dia 22 de dezembro, na  “Corrida e Caminhada de São Silvestre”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com o

Informação

Viatura fica sem travões e atropela várias pessoas em funeral

Pelo menos 12 pessoas foram atropeladas esta terça-feira, no concelho de Miranda do Corvo, quando participavam num funeral. A condutora, irmã do falecido, também ficou ferida.

Última Hora

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Informação

Fique a par do calendário desportivo

Amanhã, 20 de abril, sábado, disputa-se a 31ª jornada da Série C do Campeonato Nacional. Pelas 16h00, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH)…

Informação

Câmara Municipal de Seia vai integrar 78 trabalhadores precários

A Câmara Municipal de Seia abriu hoje, e até dia 20 de abril, os procedimentos concursais para a regularização extraordinária dos vínculos precários de 78 trabalhadores, ao abrigo do Programa

Desporto

“Record” destaca golo de jogador do Nogueirense como candidato ao prémio “Puskas”

O jornal Record destaca na sua edição online o golo de Samuel Garrido, jogador da AD Nogueirense, no último fim de semana em Anadia, que…

Desporto

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu e a Associação Desportiva Nogueirense perdeu em jogos da 29ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Informação

Nélson Évora conquistou medalha de Bronze em Londres

O português Nélson Évora conquistou, ontem, a medalha de bronze no triplo salto dos Mundiais de Atletismo, que estão a decorrer em Londres, repetindo o resultado de Pequim 2015, onde

Última Hora

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Última Hora

Federação Portuguesa de Natação atribui Certificação de Qualidade à Escola Municipal de Natação de Arganil

No passado dia 20 de fevereiro, o Salão Nobre do Município de Arganil foi palco da atribuição da Certificação de Qualidade Nível 1 pela Federação Portuguesa de Natação à Escola