Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen
16 Maio, 2018 441 Views

Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen

O pentacampeão Sébastien Ogier é o principal favorito a eclipsar o célebre finlandês Markku Alen como recordista de vitórias (5) em território português e reforçar a sua liderança no Mundial de Pilotos no 52ª Vodafone Rally de Portugal, cujo início será esta quinta-feira, na super-especial de Lousada.

Nada menos que 40 WRC figuram numa impressionante lista 88 inscritos para as 20 classificativas do evento que terminará no domingo, com a tradicional Power Stage na famosa especial de Fafe.

Se é verdade que o piloto francês do M-Sport Ford Rally Team já venceu por três vezes esta temporada (Monte Carlo, México e Córsega), ficou, contudo, provado tanto na Suécia como na Argentina que não é infalível. Ogier soma um recorde nas estradas de terra portuguesas, ao conseguir o degrau mais alto do pódio em 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017. No ano passado ofereceu à Ford a sua primeira vitória na prova desde 2012.

Mas a marca do oval azul não conta apenas com a estrela francesa e os seus colegas Elfyn Evans e Teemu Suninen também ambicionam a obtenção de bons resultados. Depois do triunfo em Gales no Outono passado, Evans conquistou apenas modestos pontos em três ralis esta temporada. E o jovem talentoso finlandês Suninen regista um pecúlio de somente 6 pontos no somatório das provas anteriores.

O Hyundai Shell Mobis World Rally Team lidera o Campeonato de Construtores, com 15 pontos de vantagem face à M-Sport Ford World Rally Team, com a Toyota Gazoo Racing em terceiro lugar e a Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team já a grande distância, em quarto.

O belga Thierry Neuville é, talvez, o melhor colocado para conquistar este ano o título de pilotos. À partida da prova portuguesa ele soma uma desvantagem de 10 pontos face a Ogier e, tal como os seus colegas Andreas Mikkelsen e Dani Sordo, está consciente da importância de somar o maior número pontos no final do rali, este próximo domingo.

Hayden Paddon regressa à equipa da Hyundai para guiar o quarto i20 WRC, depois das recentes ausências no México, na Córsega e na Argentina. Também substitui Sordo como terceiro piloto designado para somar pontos. O neozelandês chegará com uma boa embalagem, depois de ter ganho recentemente, no seu país, os Ralis de Otago e Whangerei que precederam uma sessão de dois dias de testes.

Em rápido progresso continua a Toyota GAZOO e num curto espaço de tempo o estónio Ott Tanak tornou-se na referência da equipa comandada por Tommi Makinen, ele próprio um antigo vencedor, em 1997 e em 2001, do Rali de Portugal. O jovem piloto triunfou no recente Rali da Argentina – terceira vitória no WRC – e os segundos lugares em Monte Carlo e na Córsega permitem-lhe ser agora terceiro no campeonato.

Cheio de confiança, Tanak tem o apoio dos colegas finlandeses Jari-Matti Latvala (vencedor em 2015) e Esapekka Lappi para este grande desafio do construtor japonês num rali cuja última vitória foi alcançada pelo francês Didier Auriol, em 2012, ao volante do Toyota Corolla WRC.

O Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team vai alterar de novo o seu “plantel” esta época e o nove vezes campeão Sébastien Loeb deixa a equipa, depois de duas participações consecutivas (México e Córsega), que volta a ter como referência o irlandês Kris Meeke. Os melhores resultados até ao momento são o terceiro lugar de Meeke no México e o segundo de Craig Breen na Suécia.

Recorde-se que no México Loeb esteve na frente durante bastante tempo até se atrasar na sequência de um furo e na Córsega desistiu devido a um despiste algo incaraterístico. Breen bateu forte na Argentina, no último mês, quando estava bem classificado e, deste modo, aumenta a pressão para os dois irlandeses, face à necessidade de somar pontos para a Citroen na prova portuguesa, em que contam com o apoio do norueguês Mads Ostberg, vencedor do rali em 2012. Este último guiará o terceiro C3 WRC e a equipa francesa espera beneficiar, em termos de performance, da nova evolução do eixo traseiro que foi homologada antes do Rali da Argentina.

O saudita Yazeed Al-Rajhi guiará o último dos World Rally Cars – o Ford Fiesta WRC –, tendo como navegador Michael Orr.

O Vodafone Rally de Portugal começa em Guimarães, junto ao castelo da cidade, esta quinta-feira, com a classificativa de abertura a decorrer na pista de Lousada, pelas 19h03.

Na sexta-feira será o primeiro dia de troços de terra, na zona Norte, junto a Espanha, com três “especiais” percorridas duas vezes, no distrito de Viana do Castelo, terminando o dia com duas classificativas no centro da cidade do Porto.

Fonte: Rally de Portugal

image_pdfimage_print
Previous Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas
Next Encontro mundial junta mil minis nas praias de Mira e Vagueira

Artigos Relacionados

Informação

Eptoliva promoveu “Sports Manegement”

A Escola profissional Eptoliva promoveu, no dia 16 de março, uma palestra alusiva ao tema “Sports Manegement” no âmbito da disciplina…

Nacional

Onze distritos em alerta amarelo devido ao mau tempo

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada.

Informação

BLC3 proporciona “Open Day”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital, promove em 2018 o “Open Day”.

Informação

GNR deteve mulher em Gouveia por crime de extorsão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Gouveia, de uma mulher de 37 anos, pela alegada prática de um crime de extorsão.

Cultura

Aristides Sousa Mendes homenageado com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar hoje a título póstumo Aristides Sousa Mendes (1885-1954) com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no dia em que passam

Região

António Costa entregou novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais

O primeiro-ministro, António Costa, procedeu ontem à entrega de novas viaturas a 44 equipas de sapadores florestais, numa cerimónia realizada na Lousã.

Informação

Acidente provoca um morto no concelho do Fundão

Um homem de 50 anos morreu, hoje de madrugada, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de mercadorias junto à localidade de Pêro Viseu, …

Desporto

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis.

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis. O atleta Jacinto Correia obteve a 13ª posição na classificação geral com o tempo

Destaque

Cooperativa Beira Central quer prestar mais apoio aos agricultores

Luís Vaz Pato foi reconduzido na direção da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central, conhecida no concelho de Oliveira do Hospital e na região pelo seu supermercado e lojas agrícolas.

Última Hora

Caule realiza Festa do Sapador Florestal

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra e Sapadores Florestais realiza no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 21h30, a Festa do Festa do Sapador Florestal, …

Informação

Governo vai criar financiamento de 10 milhões para segundas habitações

O Governo está a “diligenciar” um mecanismo de financiamento de cerca de dez milhões de euros para as autarquias apoiarem a recuperação de segundas habitações afetadas pelos incêndios.

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

PJ deteve três suspeitos de tráfico em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Informação

Proteção Civil prevê um “dia de muito trabalho” no combate aos fogos

No primeiro ponto de situação realizado, esta manhã, pela Proteção Civil, Patrícia Gaspar, adjunta de operações da Proteção Civil, revela que há seis incêndios ativos que causam as “maiores preocupações”.

Informação

Oliveira do Hospital promove “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus atletas

Última Hora

Eptoradio termina primeira temporada com programa em direto

O programa Eptoradio termina hoje, dia 19 de maio, a sua primeira temporada na Rádio Boa Nova. Hoje, a partir das 14h00, o programa acontece em direto.

Região

Câmara de Seia angaria 18 mil euros em conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que angariou cerca de 18 mil euros numa conta bancária criada para apoiar as vítimas do concelho que foram atingidas pelos incêndios dos

Informação

Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

O Tribunal de Nelas absolveu hoje a ex-presidente da Câmara de Nelas, Isaura Pedro, num processo relacionado com a instalação de um posto de combustível, …

Informação

Oliveira do Hospital promove mais uma Pirâmide de Natal Solidário

No próximo fim de semana, dias 12 e 13 de novembro, vai realizar-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, dinamizada …

Região

Bombeira sofreu queimaduras numa perna em Santa Comba Dão

Uma bombeira sofreu, ontem à tarde, queimaduras numa perna quando combatia o incêndio que lavrava em Santa Comba Dão, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Última Hora

Incêndio em Andorinha combatido por 250 bombeiros e sete meios aéreos está em fase de resolução

Um incêndio florestal, na localidade de Andorinha, na freguesia de Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, que teve início pelas 14h05 desta quinta feira está já em

Destaque

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Última Hora

Estudantes observados em Castelo Branco já tiveram alta. Motorista ainda está internado

Os cinco feridos ligeiros que foram transportadas no domingo para o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, na sequência do despiste de um autocarro, que provocou um morto, já tiveram