Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen
16 Maio, 2018 713 Views

Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen

O pentacampeão Sébastien Ogier é o principal favorito a eclipsar o célebre finlandês Markku Alen como recordista de vitórias (5) em território português e reforçar a sua liderança no Mundial de Pilotos no 52ª Vodafone Rally de Portugal, cujo início será esta quinta-feira, na super-especial de Lousada.

Nada menos que 40 WRC figuram numa impressionante lista 88 inscritos para as 20 classificativas do evento que terminará no domingo, com a tradicional Power Stage na famosa especial de Fafe.

Se é verdade que o piloto francês do M-Sport Ford Rally Team já venceu por três vezes esta temporada (Monte Carlo, México e Córsega), ficou, contudo, provado tanto na Suécia como na Argentina que não é infalível. Ogier soma um recorde nas estradas de terra portuguesas, ao conseguir o degrau mais alto do pódio em 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017. No ano passado ofereceu à Ford a sua primeira vitória na prova desde 2012.

Mas a marca do oval azul não conta apenas com a estrela francesa e os seus colegas Elfyn Evans e Teemu Suninen também ambicionam a obtenção de bons resultados. Depois do triunfo em Gales no Outono passado, Evans conquistou apenas modestos pontos em três ralis esta temporada. E o jovem talentoso finlandês Suninen regista um pecúlio de somente 6 pontos no somatório das provas anteriores.

O Hyundai Shell Mobis World Rally Team lidera o Campeonato de Construtores, com 15 pontos de vantagem face à M-Sport Ford World Rally Team, com a Toyota Gazoo Racing em terceiro lugar e a Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team já a grande distância, em quarto.

O belga Thierry Neuville é, talvez, o melhor colocado para conquistar este ano o título de pilotos. À partida da prova portuguesa ele soma uma desvantagem de 10 pontos face a Ogier e, tal como os seus colegas Andreas Mikkelsen e Dani Sordo, está consciente da importância de somar o maior número pontos no final do rali, este próximo domingo.

Hayden Paddon regressa à equipa da Hyundai para guiar o quarto i20 WRC, depois das recentes ausências no México, na Córsega e na Argentina. Também substitui Sordo como terceiro piloto designado para somar pontos. O neozelandês chegará com uma boa embalagem, depois de ter ganho recentemente, no seu país, os Ralis de Otago e Whangerei que precederam uma sessão de dois dias de testes.

Em rápido progresso continua a Toyota GAZOO e num curto espaço de tempo o estónio Ott Tanak tornou-se na referência da equipa comandada por Tommi Makinen, ele próprio um antigo vencedor, em 1997 e em 2001, do Rali de Portugal. O jovem piloto triunfou no recente Rali da Argentina – terceira vitória no WRC – e os segundos lugares em Monte Carlo e na Córsega permitem-lhe ser agora terceiro no campeonato.

Cheio de confiança, Tanak tem o apoio dos colegas finlandeses Jari-Matti Latvala (vencedor em 2015) e Esapekka Lappi para este grande desafio do construtor japonês num rali cuja última vitória foi alcançada pelo francês Didier Auriol, em 2012, ao volante do Toyota Corolla WRC.

O Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team vai alterar de novo o seu “plantel” esta época e o nove vezes campeão Sébastien Loeb deixa a equipa, depois de duas participações consecutivas (México e Córsega), que volta a ter como referência o irlandês Kris Meeke. Os melhores resultados até ao momento são o terceiro lugar de Meeke no México e o segundo de Craig Breen na Suécia.

Recorde-se que no México Loeb esteve na frente durante bastante tempo até se atrasar na sequência de um furo e na Córsega desistiu devido a um despiste algo incaraterístico. Breen bateu forte na Argentina, no último mês, quando estava bem classificado e, deste modo, aumenta a pressão para os dois irlandeses, face à necessidade de somar pontos para a Citroen na prova portuguesa, em que contam com o apoio do norueguês Mads Ostberg, vencedor do rali em 2012. Este último guiará o terceiro C3 WRC e a equipa francesa espera beneficiar, em termos de performance, da nova evolução do eixo traseiro que foi homologada antes do Rali da Argentina.

O saudita Yazeed Al-Rajhi guiará o último dos World Rally Cars – o Ford Fiesta WRC –, tendo como navegador Michael Orr.

O Vodafone Rally de Portugal começa em Guimarães, junto ao castelo da cidade, esta quinta-feira, com a classificativa de abertura a decorrer na pista de Lousada, pelas 19h03.

Na sexta-feira será o primeiro dia de troços de terra, na zona Norte, junto a Espanha, com três “especiais” percorridas duas vezes, no distrito de Viana do Castelo, terminando o dia com duas classificativas no centro da cidade do Porto.

Fonte: Rally de Portugal

image_pdfimage_print
Previous Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas
Next Encontro mundial junta mil minis nas praias de Mira e Vagueira

Artigos Relacionados

Informação

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,

Informação

Chuva vai continuar até ao início da próxima semana

A chuva vai continuar a afetar o território do continente, com maior incidência e frequência nas regiões do Norte e Centro, pelo menos até ao início da próxima semana.

Educação

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em entrevista na Rádio Boa Nova

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Carlos Veiga, é o convidado da entrevista Rádio Boa Nova, que acontece hoje em direto, depois das

Sociedade

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Informação

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a promover mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem,…

Informação

Operação Páscoa da GNR a partir de amanhã

A GNR inicia amanhã a Operação Páscoa 2017. O patrulhamento e a fiscalização rodoviária vão ser intensificados até domingo.

Informação

Aldeias de Oliveira do Hospital “de fora” das 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A “7 Maravilhas de Portugal” desvendou esta sexta-feira na Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) as 49 candidatas de entre 322 às aldeias mais maravilhosas do país.

Última Hora

Seia celebra a Festa da Transumância e dos Pastores

A transumância volta a cumprir-se em Seia, com a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos.

Última Hora

Seia recebe jornadas regionais da infeção do VIH/ SIDA

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher, no próximo dia 22 de março, a partir das 9h30, as Jornadas Regionais da Infeção do VIH / SIDA subordinadas à

Sociedade

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Região

Jovem morreu afogado em praia fluvial de Coimbra

Um jovem de 24 anos morreu afogado, este domingo, no rio Mondego junto à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, na freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra.

Última Hora

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Informação

Confraria do Queijo entronizou Marcelo Rebelo de Sousa. O futuro presidente da República respondeu com afeto e gratidão

A Confraria do Queijo da Serra da Estrela conta com o futuro presidente da República de Portugal entre os confrades de honra. A entronização aconteceu no sábado à tarde, por

Última Hora

Férias de Natal na Ludoteca de Seia

À semelhança dos anos anteriores, a Ludoteca Municipal volta a promover, durante o período das férias letivas do Natal, atividades para os mais novos, alusivas a esta quadra natalícia.

Última Hora

Região: Militar ferido com gravidade após atropelamento

Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi, ontem, atropelado com gravidade em Cunha Alta, no concelho de Mangualde (Viseu).

Destaque

“Oliveira do Hospital tem pela frente a revolução do renascimento”

A comemorar os 44 anos da revolução dos cravos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital verificou ontem que o concelho tem pela frente “uma nova revolução”.

Informação

Despiste provocou um morto na Covilhã

Um homem de 33 anos morreu, ontem à noite, na sequência do despiste da viatura que conduzia numa das artérias da cidade da Covilhã.  O acidente ocorreu pelas 20h30 horas.

Destaque

Despiste causou um ferido grave na Estrada da Beira

Um homem, com 36 anos, ficou gravemente ferido na sequência de despiste, seguido de capotamento, ocorrido ao início da tarde, na Estrada da Beira, no concelho de Tábua.

Última Hora

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Região

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Informação

Estão abertas as inscrições para o concurso Soltem Talentos 2018

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do concurso “Soltem Talentos 2018”, dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do Pelouro da Cultura.

Última Hora

Mulher morreu atropelada em Viseu

Uma mulher de 64 anos morreu esta manhã vítima de um atropelamento junto à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu.

Última Hora

Portas do Mosteiro dos Jerónimos abriram às 8h00 para homenagem a Mário Soares

As portas do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, abriram cerca das 08h00 e minutos depois mais de três dezenas de pessoas começaram a entrar…

Destaque

Vitalfisio comemora cinco anos de “saúde e bem-estar” em Oliveira do Hospital

A clínica Vitalfisio completa hoje cinco anos de atividade no concelho de Oliveira do Hospital. Especialista em fisioterapia e outras áreas, a clínica é uma referência de saúde e bem