Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen
16 Maio, 2018 671 Views

Rally de Portugal: Ogier é o favorito a bater o recorde de Alen

O pentacampeão Sébastien Ogier é o principal favorito a eclipsar o célebre finlandês Markku Alen como recordista de vitórias (5) em território português e reforçar a sua liderança no Mundial de Pilotos no 52ª Vodafone Rally de Portugal, cujo início será esta quinta-feira, na super-especial de Lousada.

Nada menos que 40 WRC figuram numa impressionante lista 88 inscritos para as 20 classificativas do evento que terminará no domingo, com a tradicional Power Stage na famosa especial de Fafe.

Se é verdade que o piloto francês do M-Sport Ford Rally Team já venceu por três vezes esta temporada (Monte Carlo, México e Córsega), ficou, contudo, provado tanto na Suécia como na Argentina que não é infalível. Ogier soma um recorde nas estradas de terra portuguesas, ao conseguir o degrau mais alto do pódio em 2010, 2011, 2013, 2014 e 2017. No ano passado ofereceu à Ford a sua primeira vitória na prova desde 2012.

Mas a marca do oval azul não conta apenas com a estrela francesa e os seus colegas Elfyn Evans e Teemu Suninen também ambicionam a obtenção de bons resultados. Depois do triunfo em Gales no Outono passado, Evans conquistou apenas modestos pontos em três ralis esta temporada. E o jovem talentoso finlandês Suninen regista um pecúlio de somente 6 pontos no somatório das provas anteriores.

O Hyundai Shell Mobis World Rally Team lidera o Campeonato de Construtores, com 15 pontos de vantagem face à M-Sport Ford World Rally Team, com a Toyota Gazoo Racing em terceiro lugar e a Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team já a grande distância, em quarto.

O belga Thierry Neuville é, talvez, o melhor colocado para conquistar este ano o título de pilotos. À partida da prova portuguesa ele soma uma desvantagem de 10 pontos face a Ogier e, tal como os seus colegas Andreas Mikkelsen e Dani Sordo, está consciente da importância de somar o maior número pontos no final do rali, este próximo domingo.

Hayden Paddon regressa à equipa da Hyundai para guiar o quarto i20 WRC, depois das recentes ausências no México, na Córsega e na Argentina. Também substitui Sordo como terceiro piloto designado para somar pontos. O neozelandês chegará com uma boa embalagem, depois de ter ganho recentemente, no seu país, os Ralis de Otago e Whangerei que precederam uma sessão de dois dias de testes.

Em rápido progresso continua a Toyota GAZOO e num curto espaço de tempo o estónio Ott Tanak tornou-se na referência da equipa comandada por Tommi Makinen, ele próprio um antigo vencedor, em 1997 e em 2001, do Rali de Portugal. O jovem piloto triunfou no recente Rali da Argentina – terceira vitória no WRC – e os segundos lugares em Monte Carlo e na Córsega permitem-lhe ser agora terceiro no campeonato.

Cheio de confiança, Tanak tem o apoio dos colegas finlandeses Jari-Matti Latvala (vencedor em 2015) e Esapekka Lappi para este grande desafio do construtor japonês num rali cuja última vitória foi alcançada pelo francês Didier Auriol, em 2012, ao volante do Toyota Corolla WRC.

O Citroen Total Abu Dhabi World Rally Team vai alterar de novo o seu “plantel” esta época e o nove vezes campeão Sébastien Loeb deixa a equipa, depois de duas participações consecutivas (México e Córsega), que volta a ter como referência o irlandês Kris Meeke. Os melhores resultados até ao momento são o terceiro lugar de Meeke no México e o segundo de Craig Breen na Suécia.

Recorde-se que no México Loeb esteve na frente durante bastante tempo até se atrasar na sequência de um furo e na Córsega desistiu devido a um despiste algo incaraterístico. Breen bateu forte na Argentina, no último mês, quando estava bem classificado e, deste modo, aumenta a pressão para os dois irlandeses, face à necessidade de somar pontos para a Citroen na prova portuguesa, em que contam com o apoio do norueguês Mads Ostberg, vencedor do rali em 2012. Este último guiará o terceiro C3 WRC e a equipa francesa espera beneficiar, em termos de performance, da nova evolução do eixo traseiro que foi homologada antes do Rali da Argentina.

O saudita Yazeed Al-Rajhi guiará o último dos World Rally Cars – o Ford Fiesta WRC –, tendo como navegador Michael Orr.

O Vodafone Rally de Portugal começa em Guimarães, junto ao castelo da cidade, esta quinta-feira, com a classificativa de abertura a decorrer na pista de Lousada, pelas 19h03.

Na sexta-feira será o primeiro dia de troços de terra, na zona Norte, junto a Espanha, com três “especiais” percorridas duas vezes, no distrito de Viana do Castelo, terminando o dia com duas classificativas no centro da cidade do Porto.

Fonte: Rally de Portugal

image_pdfimage_print
Previous Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas
Next Encontro mundial junta mil minis nas praias de Mira e Vagueira

Artigos Relacionados

Última Hora

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Informação

“Dos Lobos” aposta no queijo, merchandising e outros produtos para repor ovelhas

A poucos dias da Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, a queijaria Dos lobos apura a quantidade de queijo com que se vai fazer representar no

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje à noite cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, disse fonte do

Informação

Grupo de Cavaquinhos promove workshop e festival em Oliveira do Hospital

O Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital realiza amanhã, no âmbito das comemorações do Dia do Município,….

Destaque

Acessibilidades adiam decisão de recandidatura de José Carlos Alexandrino à Câmara de Oliveira do Hospital

O PS deu ontem provas da forte mobilização em torno do projeto autárquico em Oliveira do Hospital. Porém, nem os muitos militantes e simpatizantes chegaram …

Região

10 detenções, 543 infrações e 54 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 29 de maio a 4 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

Vinte e seis concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e seis concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da

Última Hora

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Sociedade

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Informação

Quatro fogos mantêm-se ativos, mas com melhorias

Quatro incêndios estavam às 07h30 de hoje ativos, apesar de terem registado melhorias durante a noite, adiantou à agência Lusa o adjunto nacional de operações, Miguel Cruz, acrescentando que não

Informação

Prisão preventiva para suspeito de violação e tentativa de homicídio em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro já identificou o homem que é suspeito de violar, agredir e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital no início do

Região

Região: ASAE apreende mais de 85 toneladas de carne de bovino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 85 toneladas de carne bovina, no valor de 245 mil euros, num entreposto frigorífico do concelho de Ílhavo, anunciou

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia empresários afetados pelo incêndio

A Câmara Municipal está a efetuar o levantamento dos elevados prejuízos causados nas empresas do concelho de Oliveira do Hospital,…

Última Hora

Eptoliva promoveu palestra sobre energias renováveis

Integrada nos objetivos programáticos da disciplina de Tecnologias e Processos, do plano de estudos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel,…

Informação

Proteção Civil divulga lista com nomes das vítimas dos incêndios

A Proteção Civil divulgou, ontem, a lista com os nomes das 45 vítimas que perderam a vida nos incêndios rurais de 15 e 16 de outubro. No documento, as autoridades

Informação

ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

A ARCIAL, Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1º prémio BPI capacitar, na passada segunda-feira, com o projeto “Flores Ser”.

Última Hora

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Última Hora

FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

A competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai defrontar a União Desportiva da Tocha…

Sociedade

Número de feridos em incêndios de Pedrógão e Góis sobe para 254

A Proteção Civil fez um novo balanço dos feridos nos incêndios de Pedrógrão e Góis já dominados que subiram para 254.

Destaque

Incêndio em Góis está agora “mais favorável”. As frentes ativas passaram de cinco para duas

Pedro Nunes, adjunto do Comando Nacional dos Bombeiros, mostrou-se hoje mais otimista com a situação que se viVe em Góis, onde se mantêm ativas duas frentes de fogo. “Se houver

Região

RELVAPARQUE vence 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar

O projeto RELVAPARQUE – RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia, e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola,…

Sociedade

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

GNR fez 21 detenções e detetou 317 infrações no distrito na última semana

O Comando Territorial Coimbra da GNR, realizou no período entre 17 e 23 de maio, um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, que visaram a prevenção e combate à