Rafael Gomes percorreu 738 quilómetros em 24 horas e 30 minutos em homenagem ao irmão

Rafael Gomes percorreu 738 quilómetros em 24 horas e 30 minutos em homenagem ao irmão

image_pdfimage_print

O conhecido triatleta de Oliveira do Hospital, Rafael Delaunay Gomes, superou o desafio a que se propôs, percorrendo 738 quilómetros, de Chaves a Faro, pela Estrada Nacional 2 (EN2), em bicicleta, em 24 horas e 30 minutos.

O sentimento é de missão cumprida mas, acima de tudo, é “ter cumprido o desafio em honra do irmão”, garante Rafael Gomes.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o atleta de 37 anos adiantou que o objetivo da iniciativa era “dar a conhecer a história de vida” do irmão que venceu o quarto tumor maligno.

O percurso da EN2 não era desconhecido, uma vez que, em 2017, já tinha feito esta ligação do norte ao sul do país. Este ano, conseguiu o feito com menos de cinco horas que registou há dois anos. A alimentação e o apoio dos amigos foram a “ajuda fundamental”.

“Fui mais preparado. Sabia quais eram as minhas fraquezas, sabia o material que tinha que levar e o tipo de alimentação que tinha que fazer”, disse, revelando que contou com a ajuda de uma nutricionista que o contactou “em cima da hora para fazer o plano nutricional”.

Quanto ao grupo de amigos que o auxiliou durante todo o trajeto, Rafael Gomes afirmou que foi um “apoio fundamental”. “Se não fosse a paciência que eles tiveram em estar 738 quilómetros numa carrinha, durante 24 horas, a seguir um ciclista a 30 ou 40 quilómetros por hora, eu nunca conseguiria fazer este tempo”, defendeu.

Nas últimas horas do desafio, juntaram-se a Rafael, Bruno Pais e Rui Dolores, que lhe deram “alento suficiente” para se “sentir bem” ao longo do restante percurso.

 

Para além de homenagear o irmão, que é um exemplo de “superação porque desde criança tem doenças oncológicas”, o atleta do Estoril Praia Credibom quis chamar a atenção no âmbito da prevenção rodoviária, alertando para a distância de segurança que os automobilistas devem deixar em relação a um ciclista. “Deve haver respeito por ambas as partes”, justificou.

Rafael Gomes relembrou os dois anos que esteve parado no mundo do desporto devido ao estado de saúde do irmão. Para o atleta “não era justo” viver para “obter resultados desportivos”, uma vez que o seu familiar viu-se obrigado a desistir do desporto em resultado da doença.

Dois anos depois voltou e hoje não se imagina longe do desporto. “Dá-me muita força em fazer as coisas graças a ele. Vejo-me a esforçar muito graças ao espírito que ele tem de lutador”, afirmou Rafael, referindo-se ao irmão.

Por agora, o atleta oliveirense adiantou à Rádio Boa Nova que falta realizar duas provas para acabar a sua época do triatlo. Rafael vai participar no Ironman Spirit of 78, com 3 800 metros a nadar, 180 metros em bicicleta e 42 metros a correr. Para além disso, no final do mês de outubro tem a sua última prova no Campeonato de Distância Longa de Triatlo.

A curto prazo vai participando em provas de CrossFit, uma das outras suas paixões.

“O desporto está sempre presente. Não consigo não estar envolvido no desporto”, concluiu Rafael Gomes.

Em 24 horas e 30 minutos, o atleta “pedalou pela vida”, percorrendo 11 distritos, 4 serras, 11 rios e 35 municípios.

Oiça a entrevista na íntegra »»»

(Fotos: Paula Miranda)

Previous Região: Homem foi detido por caça ilegal. GNR apreendeu arma e munições
Next Seia comemora semana europeia da mobilidade  

Artigos Relacionados

Informação

Homem morreu após atropelamento em Pombal

Um homem morreu ontem à noite, após ter sido atropelado no IC2, no concelho de Pombal.

Última Hora

PJ desmantelou associação criminosa de tráfico de pessoas para  exploração laboral

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a intervenção direta do Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra, numa ação conjunta com a Guarda Civil espanhola, …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro:”Há que tirar o chapéu aos irmãos (Rui e Carlos) Gonçalves”

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro”, espaço de opinião da Rádio Boa Nova, Vítor Neves lança o olhar “pelo interior”…

Última Hora

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Última Hora

‘Guitarra Chillout’ ecoa 45 anos de Liberdade na Pampilhosa da Serra

‘Guitarra Chillout’ é a próxima proposta do ciclo ‘À Volta do Fado’ do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ e vai fundir novas tecnologias e formas musicais à Guitarra de Coimbra,…

Nacional

Tempo seco no Natal com temperaturas acima da média

O Natal será marcado por tempo seco e temperaturas acima da média no continente e por aguaceiros e trovoadas na Madeira, de acordo com previsões do Instituto Português do Mar

Informação

Leiria: GNR detém sete pessoas por tráfico de droga e posse de armas proibidas

O Comando Territorial de Leiria da GNR informou ontem que deteve sete pessoas suspeitas dos crimes de tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas, no concelho de Leiria.

Última Hora

Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está “quase pronta” (com vídeo)

 Pela mão de Zeferino Paulo Monteiro, mestre na arte de trabalhar a pedra, a estátua vai atingir dois metros meio de altura e cerca de três toneladas.

Informação

MAAVIM diz que Governo cedeu às suas exigências nos prazos

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), em Tábua, disse que o Governo acolheu os seus pedidos para alargamento dos prazos de limpeza das florestas…

Desporto

Maratona de Seia XCM vai apurar atleta para Red Bull

A Maratona de Seia XCM Aldeias de Montanha (2016), que acontece durante este fim-de-semana, com as competições a decorrer no dia 19 de junho, irá ser palco …

Última Hora

GNR realiza Operação Floresta Segura 2019 até 6 de dezembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, a partir de hoje, 15 de janeiro e até 6 de dezembro, em todo o território nacional, a operação “Floresta Segura 2019”, através do Serviço de Proteção da

Região

Incêndios: Governo determina “Situação de Alerta” até domingo para todos os distritos do continente

O Governo proibiu a realização de queimadas em todo o território nacional desde as 00h00 de hoje, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um “agravamento do risco de