Rádio Boa Nova apresentou “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos” (com vídeo)
4 Abril, 2019 590 Views

Rádio Boa Nova apresentou “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos” (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Rádio Boa Nova apresentou, no final da tarde de ontem, o livro “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos”, no âmbito na Festa da Primavera, realizada pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), cujo tema central era a capacidade de resiliência e superação após uma catástrofe.

“Dia 15” reúne, em livro, as histórias de sobrevivência e de coragem, que são relatos de superação, cujo ponto de partida é o 15 de outubro de 2017, data do grande incêndio que devastou o concelho oliveirense.

Na ocasião, as jornalistas Beatriz Cruz e Liliana Lopes e também o diretor da estação, Albino José, destacaram o objetivo do livro que foi apresentado no passado dia 19 de março, a propósito da comemoração do 33º aniversário da Rádio. “Não são mais do que histórias que foram notícia na rádio desde esse dia 15”, começou por explicar Liliana Lopes, realçando que, para além de as jornalistas terem “passado” pela situação “experienciaram as vivências dos outros”.

“Podemos ver casos de superação, ver o lado positivo e a força das famílias e empresas que hoje em dia já estão reerguidas”, referiu Beatriz Cruz.

Para Albino José, a concretização do livro assume uma extrema importância para o concelho e para a região, na medida em que “muita gente tem memória do que se passou mas, quem não tenha, não haveria maneira de mostrar”.

Mafalda e Carmencita, psicólogas do AEOH, numa breve apresentação ao público presente, referiram que um dos grandes objetivos da sua profissão é “contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas, para que a psicologia possa contribuir de alguma maneira para a superação dos acontecimentos de vida negativos”.

Segundo Carmencita, uma das explicações que a psicologia dá para enfrentar desafios negativos “é através de um mecanismo de resiliência e uma série de fatores”. Tendo como significado “voltar ao estado normal”, a resiliência responde à questão de “como é que é possível começar de novo e voltar ao estado de equilibro depois de uma situação de grande choque e tragédia”. “Nós não podemos ter apenas um corpo mais forte, mas podemos também ter uma mente mais forte, concluiu.

Uma família das Seixas que ficou sem casa, Nuno Nunes, da empresa NN Motos, e Isabel Brito, da Carpintaria Brito e Brito, foram as testemunhas que marcaram presença como prova de resiliência e superação após o trágico incêndio.

Sandra Tavares afirmou que o “maior objetivo sempre foi voltar para casa”. Referiu que apesar de terem contado com a ajuda da Segurança Social, Câmara Municipal e Junta de Freguesia, “houve momentos de desânimo” mas que, agora na nova habitação”, já vivem momentos de alegria.

Nuno Nunes, que na trágica noite não se encontrava junto da sua empresa, relembra a festa surpresa que amigos, família e clientes organizaram, com o objetivo de motivar o empresário a não desistir do negócio. “Foi isso que me ajudou a avançar”, garantiu Nuno Nunes que, após um ano de laboração na garagem de sua casa, já tem a sua oficina em funcionamento”.

Por sua vez, Isabel Brito referiu que agora, passado um ano e meio do incêndio, “a obra está praticamente concluída” e conta regressar às novas instalações ainda no corrente mês.

Crente de que o colóquio “foi um momento marcante, bonito e de recordação”, Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, deu os parabéns à Rádio Boa Nova que, a seu ver, “é um exemplo de resiliência”. “Serve também de alerta para o cuidado que nós temos que ter cada vez mais. E a escola está a dar esse incentivo para que os homens e mulheres de amanhã não cometam os mesmos erros que nós e possam perceber que o planeta é só um. É este e mais nenhum”, concluiu.

O livro “Dia 15”, editado pela Rádio Boa Nova, tem o custo de 10 Euros e pode ser adquirido nos estúdios da estação,  junto dos seus colaboradores, na loja Intermarché de Oliveira do Hospital, nas papelarias da cidade “Meio Mundo” e “Anita”.

Previous FAAD apela à consignação de 0,5 por centro do IRS
Next Município de Oliveira do Hospital entregou mais 13 casas recuperadas após o grande incêndio

Artigos Relacionados

Informação

GNR apreendeu 262 doses de droga em viagens de finalistas para Espanha

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 262 doses de droga durante uma ação de fiscalização para prevenir comportamentos de risco dos jovens portugueses,…

Região

Penacova moderniza luminárias e poupa na fatura energética

O município de Penacova vai poder poupar na fatura de consumo elétrico com o investimento que acabou de realizar na iluminação pública, cifrado em mais de 58 mil euros.

Destaque

Marcelo Rebelo de Sousa volta a marcar presença na Feira do Queijo de Oliveira do Hospital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai voltar a marcar presença na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, nos dias 16

Sociedade

A Catedral de Notre-Dame sofreu incêndio de grandes dimensões,  mas estrutura principal “está a salvo”

O fogo que ontem  deflagrou naquele que é o monumento histórico mais visitado da Europa,  a Catedral de Notre Dame, causou elevados danos e …

Região

A Rádio Boa Nova foi “um sonho desejado que se transformou numa agradável realidade”

Na contagem decrescente para a comemoração do 31º aniversário da Rádio Boa Nova, que se assinala domingo, dia 19 de março, António Borges de Carvalho,…

Região

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Última Hora

Armazém de empresa de controlo de pragas destruído em incêndio em Leiria

Um armazém onde estava instalada uma empresa de controlo de pragas em Gandara dos Olivais, distrito de Leiria, ficou esta madrugada totalmente destruído na sequência de um incêndio, …

Informação

Associação de Vítimas contra desvalorização da agricultura nas ajudas do Estado

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) rejeita a “discriminação nos apoios” à recuperação da economia do Interior, …

Região

Autarcas de Tondela acusados de peculato e falsificação de documento

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, e o seu vice-presidente, Pedro Adão, foram acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de peculato e falsificação de documento, que

Sociedade

Marchas Populares em Lagares da Beira

No próximo sábado, 29 de junho, realizam-se as Marchas Populares em Lagares da Beira, no Largo da Feira.

Última Hora

Empresários são hoje julgados por crimes de auxílio à imigração ilegal

Três empresários ligados à restauração de Coimbra começam hoje a ser julgados por 34 crimes de auxílio à imigração ilegal, sendo acusados de…

Região

Provedoria da Justiça já recebeu 15 requerimentos de feridos graves dos incêndios de 2017

Na sequência dos incêndios do ano passado, já foram entregues 15 requerimentos de feridos graves à Provedoria da Justiça para que sejam indemnizados pelos danos causados.