Rádio Boa Nova apresentou “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos” (com vídeo)
4 Abril, 2019 445 Views

Rádio Boa Nova apresentou “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos” (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Rádio Boa Nova apresentou, no final da tarde de ontem, o livro “Dia 15” no colóquio “Juntos Superamos”, no âmbito na Festa da Primavera, realizada pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), cujo tema central era a capacidade de resiliência e superação após uma catástrofe.

“Dia 15” reúne, em livro, as histórias de sobrevivência e de coragem, que são relatos de superação, cujo ponto de partida é o 15 de outubro de 2017, data do grande incêndio que devastou o concelho oliveirense.

Na ocasião, as jornalistas Beatriz Cruz e Liliana Lopes e também o diretor da estação, Albino José, destacaram o objetivo do livro que foi apresentado no passado dia 19 de março, a propósito da comemoração do 33º aniversário da Rádio. “Não são mais do que histórias que foram notícia na rádio desde esse dia 15”, começou por explicar Liliana Lopes, realçando que, para além de as jornalistas terem “passado” pela situação “experienciaram as vivências dos outros”.

“Podemos ver casos de superação, ver o lado positivo e a força das famílias e empresas que hoje em dia já estão reerguidas”, referiu Beatriz Cruz.

Para Albino José, a concretização do livro assume uma extrema importância para o concelho e para a região, na medida em que “muita gente tem memória do que se passou mas, quem não tenha, não haveria maneira de mostrar”.

Mafalda e Carmencita, psicólogas do AEOH, numa breve apresentação ao público presente, referiram que um dos grandes objetivos da sua profissão é “contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas, para que a psicologia possa contribuir de alguma maneira para a superação dos acontecimentos de vida negativos”.

Segundo Carmencita, uma das explicações que a psicologia dá para enfrentar desafios negativos “é através de um mecanismo de resiliência e uma série de fatores”. Tendo como significado “voltar ao estado normal”, a resiliência responde à questão de “como é que é possível começar de novo e voltar ao estado de equilibro depois de uma situação de grande choque e tragédia”. “Nós não podemos ter apenas um corpo mais forte, mas podemos também ter uma mente mais forte, concluiu.

Uma família das Seixas que ficou sem casa, Nuno Nunes, da empresa NN Motos, e Isabel Brito, da Carpintaria Brito e Brito, foram as testemunhas que marcaram presença como prova de resiliência e superação após o trágico incêndio.

Sandra Tavares afirmou que o “maior objetivo sempre foi voltar para casa”. Referiu que apesar de terem contado com a ajuda da Segurança Social, Câmara Municipal e Junta de Freguesia, “houve momentos de desânimo” mas que, agora na nova habitação”, já vivem momentos de alegria.

Nuno Nunes, que na trágica noite não se encontrava junto da sua empresa, relembra a festa surpresa que amigos, família e clientes organizaram, com o objetivo de motivar o empresário a não desistir do negócio. “Foi isso que me ajudou a avançar”, garantiu Nuno Nunes que, após um ano de laboração na garagem de sua casa, já tem a sua oficina em funcionamento”.

Por sua vez, Isabel Brito referiu que agora, passado um ano e meio do incêndio, “a obra está praticamente concluída” e conta regressar às novas instalações ainda no corrente mês.

Crente de que o colóquio “foi um momento marcante, bonito e de recordação”, Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, deu os parabéns à Rádio Boa Nova que, a seu ver, “é um exemplo de resiliência”. “Serve também de alerta para o cuidado que nós temos que ter cada vez mais. E a escola está a dar esse incentivo para que os homens e mulheres de amanhã não cometam os mesmos erros que nós e possam perceber que o planeta é só um. É este e mais nenhum”, concluiu.

O livro “Dia 15”, editado pela Rádio Boa Nova, tem o custo de 10 Euros e pode ser adquirido nos estúdios da estação,  junto dos seus colaboradores, na loja Intermarché de Oliveira do Hospital, nas papelarias da cidade “Meio Mundo” e “Anita”.

Previous FAAD apela à consignação de 0,5 por centro do IRS
Next Município de Oliveira do Hospital entregou mais 13 casas recuperadas após o grande incêndio

Artigos Relacionados

Última Hora

CIM da Região de Coimbra promove Fórum das Centrais de Compras

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, 17 de abril de 2018, o  Fórum das Centrais de Compras das Comunidades Intermunicipais, …

Informação

Chuva e vento forte vão colocar 12 distritos sob aviso amarelo

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva e vento forte.

Informação

Alexandrino garante que não queria ficar com tratores, mas é acusado de “incúria” pelo vereador do PSD

A polémica em torno da entrega dos 19 tratores oferecidos pela Cáritas a lesados pelo grande incêndio de 15 de outubro em Oliveira do Hospital marcou o início da reunião

Sociedade

Meio Mundo é ponto de venda do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova

O livro “Dia 15”, lançado e editado pela Rádio Boa Nova, está disponível para compra, pelo valor de 10 Euros, na papelaria e livraria Meio Mundo, na cidade de Oliveira

Sociedade

Porque estão atrasadas as obras na EN17?

O arranque das obras da EN17 regista um atraso de cerca de um mês. Hoje, o presidente da Câmara justificou o atraso com trabalhos de água e saneamentos que deverão

Informação

Aurora Cunha e Paulo Guerra apadrinham corrida solidária em Oliveira do Hospital

Aurora Cunha e Paulo Guerra vão apadrinhar a Corrida/ Caminhada São Silvestre, prova organizada pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Educação

Alexandrino “assaca responsabilidades” ao Governo na retirada do amianto na escola oliveirense

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital opõe-se à ideia do Ministério da Educação de que seja a CIM Coimbra, através do pacto de coesão, …

Destaque

II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o

Educação

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, em assembleia geral,…

Desporto

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Última Hora

Rádio Boa Nova entrevista candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A Rádio Boa Nova inicia hoje, dia 17 de maio, a primeira série de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nas eleições já marcada para o

Última Hora

Mário Brito é o novo presidente do FCOH

Mário Brito é o novo presidente do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) para o biénio 2019/ 2021. O novo dirigente foi eleito na Assembleia Geral Extraordinária, decorrida ontem