“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

Percebeu no domingo que a semana que ia entrar era a última de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que nos últimos 47 anos foi costureira de profissão.

Para Tiago Cerveira, com 27, era aquela a oportunidade para registar em filme a história da sua mãe e, com ela, fazer uma homenagem às muitas costureiras que, no concelho, fazem fatos para todo o mundo.

 

Resultou em ” Factos dos Fatos” e a aceitação não podia ser melhor. “Pelo feedback que estou a ter, posso perceber que o filme está a marcar muita gente”, referiu em entrevista à Rádio Boa Nova o jovem de Travanca de Lagos, com formação na área do audiovisual, já habituado a surpreender os oliveirenses e gentes da região com histórias da vida real e homenagens no âmbito do projeto “O Meio e a Gente”.

A protagonista do filme/documentário é a mãe, Hortência Coelho. “Mas podia ser a mãe de um amigo de infância. Quase toda a gente tem alguém ligado ao setor. Representa a quantidade de mulheres que, ao longo de todos estes anos, têm trabalhado nessa indústria e têm destacado Oliveira do Hospital nas confeções”, afirmou à Rádio Boa Nova. Ao contar em filme a história de 47 anos de trabalho da mãe, seguindo a cronologia do seu último dia de trabalho na unidade de confeções Mundiveste, Tiago Cerveira quis “homenagear todas as costureiras. “Percebi que tinha em minha casa uma história muito bonita. Movi contactos com a Mundiveste. Na sexta feira, lá estava eu às 06h30 para registar a última rotina do que (a minha mãe) fez em 47 anos para ganhar o pão de cada dia e ajudar a criar a família que tem”.

No filme, garante que “tudo é natural”, com exceção da primeira imagem com o telemóvel a despertar, porque não estava no quarto quando a mãe acordou. “Tudo o resto é a cronologia do último dia dela, de 47 anos de trabalho”, refere o produtor que, pela primeira vez no habitat profissional da mãe constatou a amizade e relação com as colegas de trabalho. O filme também demonstra o apreço da entidade patronal, a Mundiveste, que agradeceu toda a dedicação de Hortência Coelho.

O filme teve direito a ante estreia em casa. “Toda a gente se emocionou e foi um momento bonito de família”, conta Tiago Cerveira.

Com este “Os Factos dos Fatos”, Tiago volta a surpreender pela história que apresenta e sentimento que emprega em cada trabalho. A isso já foi habituando com “O Meio e a Gente”, projeto através do qual dá o seu ponto de vista. “Faço com empenho e sentimento. De forma desinteressada, amadora e apaixonada”.

Com 27 anos, Tiago Cerveira foi operador de imagem na Centro TV. Emigrou para a Alemanha e não tardou em regressar às origens. Em Coimbra, integra agora o gabinete de marketing de uma cadeia de ginásios, tendo a responsabilidade de produzir os conteúdos audiovisuais da marca.

Notícia relacionada>>>

image_pdfimage_print
Previous Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades
Next Acidente sem feridos na Catraia de S. Paio

Artigos Relacionados

Última Hora

Skyroad Granfondo Serra da Estrela realiza-se a 10 de julho

O maior dos desafios, no mais fantástico dos cenários está de regresso. O Skyroad Granfondo Serra da Estrela volta no próximo dia 10 de julho,…

Nacional

ASAE apreende 78 carcaças de animais por abate clandestino

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica executou nos últimos dias um conjunto de operações de fiscalização no âmbito do combate ao abate clandestino, tendo em conta o risco para

Última Hora

Ministro da Agricultura desloca-se hoje a Oliveira do Hospital

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, desloca-se esta quinta-feira, 9 de novembro, às 16h00, a  Oliveira do Hospital, …

Última Hora

PJ deteve três suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de duas mulheres e de um homem, suspeitos de se dedicarem, em “conjugação de esforços”, ao tráfico de estupefacientes, na zona de

Última Hora

Oliveira do Hospital apresentou 150 candidaturas para recuperação de casas afetadas pelo incêndio

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que foram encaminhadas para a Comissão de Coordenação e…

Última Hora

País: GNR reforça vigilância pelo país com mais 457 efetivos

A GNR anunciou, através de um comunicado, que irá reforçar a segurança de todas as regiões do país com 457 novos Guardas Provisórios.

Região

Gondelim: Explosão provocou um morto e 24 feridos. Dois estão em estado crítico (com áudio)

A explosão ocorrida hoje, pelas 12h20, na aldeia de Gondelim, no concelho de Penacova, provocou um morto e 24 feridos, sendo dois feridos “críticos”, três graves e 19 feridos ligeiros,

Última Hora

Alunos da ESTGOH vão ter transporte grátis no próximo ano

O Município de Oliveira do Hospital alargou a isenção no pagamento de transportes aos alunos do ensino superior que frequentem a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do

Informação

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Informação

Sete distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

Região

Detidos dois homens na Guarda e apreendidas duas mil doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda deteve esta quarta-feira, dia 8, dois homens por tráfico de droga, tendo-lhes apreendido 1.914 doses de haxixe, dá conta a GNR em comunicado.

Última Hora

Nelo Silva é o candidato do CDS à Junta de Freguesia da Bobadela

Em apresentação que decorreu, ontem, na Bobadela, a coligação “Construir o Futuro”, liderada pelo CDS e que integra o MPT e o PPM, apresentou o seu candidato à freguesia da

Última Hora

“Há festa” alerta para requalificação da Zona Histórica num evento de “cariz único e especial”

A Zona Histórica de Oliveira do Hospital está de novo em festa. A partir de hoje e até domingo, 26 de junho, acontece ali mais uma edição do “Há Festa …”

Última Hora

Incêndios: 13 mil agricultores começam hoje a receber indemnizações

Mais de 13 mil agricultores sem conta bancária, que representam mais de 65% do total de candidaturas – 20 629 – dos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro

Última Hora

Fogo na região Centro foi o maior da última década na Europa

Os grandes incêndios que afetaram a região Centro  do país, a partir de 17 de junho, foram os maiores da última década na União Europeia, avança a TSF.

Destaque

15 detenções, 684 infrações e 88 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a um conjunto de operações no distrito, na semana de 14 a 20 de novembro,…

Região

CISE promove passeio Botânico e workshop de Macrofotografia em julho

Nos dias 9 e 10 de julho, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai promover, sob a orientação do formador Pedro Martins, um Workshop de Macrofotografia.

Cultura

Aristides Sousa Mendes homenageado com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar hoje a título póstumo Aristides Sousa Mendes (1885-1954) com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, no dia em que passam

Última Hora

Fogo que começou na sexta-feira na Pampilhosa da Serra já foi dominado

O incêndio que deflagrou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi considerado dominado hoje pouco depois das 11h00,…

Região

Vila Cova de Alva promove “Passos do Senhor”

Nos dias 17 e 18 de março, acontece, em Vila Cova de Alva, a cerimónia “Passos do Senhor”, organizada pela Comunidade Interparoquial Serra do Açor e Vale do Alva. No

Região

PJ deteve viúva do homem enterrado no quintal de habitação

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mulher de 46 anos, viúva do cidadão estrangeiro, encontrado ontem à tarde enterrado na quinta onde ambos residiam, perto de Linhares da Beira,

Última Hora

Região: Homem encontrado morto numa piscina

Um homem foi encontrado morto numa piscina, esta quarta-feira, em S. Martinho das Chãs, no concelho de Armamar.

Informação

Deputado do PSD acusa executivo oliveirense de entrar em “modo pré campanha”.

O deputado Municipal do PSD, Rafael Costa, acusou há instantes o executivo de Oliveira do Hospital de entrar em “modo de pré campanha” e de recorrer à “velha estratégia da