“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

Percebeu no domingo que a semana que ia entrar era a última de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que nos últimos 47 anos foi costureira de profissão.

Para Tiago Cerveira, com 27, era aquela a oportunidade para registar em filme a história da sua mãe e, com ela, fazer uma homenagem às muitas costureiras que, no concelho, fazem fatos para todo o mundo.

 

Resultou em ” Factos dos Fatos” e a aceitação não podia ser melhor. “Pelo feedback que estou a ter, posso perceber que o filme está a marcar muita gente”, referiu em entrevista à Rádio Boa Nova o jovem de Travanca de Lagos, com formação na área do audiovisual, já habituado a surpreender os oliveirenses e gentes da região com histórias da vida real e homenagens no âmbito do projeto “O Meio e a Gente”.

A protagonista do filme/documentário é a mãe, Hortência Coelho. “Mas podia ser a mãe de um amigo de infância. Quase toda a gente tem alguém ligado ao setor. Representa a quantidade de mulheres que, ao longo de todos estes anos, têm trabalhado nessa indústria e têm destacado Oliveira do Hospital nas confeções”, afirmou à Rádio Boa Nova. Ao contar em filme a história de 47 anos de trabalho da mãe, seguindo a cronologia do seu último dia de trabalho na unidade de confeções Mundiveste, Tiago Cerveira quis “homenagear todas as costureiras. “Percebi que tinha em minha casa uma história muito bonita. Movi contactos com a Mundiveste. Na sexta feira, lá estava eu às 06h30 para registar a última rotina do que (a minha mãe) fez em 47 anos para ganhar o pão de cada dia e ajudar a criar a família que tem”.

No filme, garante que “tudo é natural”, com exceção da primeira imagem com o telemóvel a despertar, porque não estava no quarto quando a mãe acordou. “Tudo o resto é a cronologia do último dia dela, de 47 anos de trabalho”, refere o produtor que, pela primeira vez no habitat profissional da mãe constatou a amizade e relação com as colegas de trabalho. O filme também demonstra o apreço da entidade patronal, a Mundiveste, que agradeceu toda a dedicação de Hortência Coelho.

O filme teve direito a ante estreia em casa. “Toda a gente se emocionou e foi um momento bonito de família”, conta Tiago Cerveira.

Com este “Os Factos dos Fatos”, Tiago volta a surpreender pela história que apresenta e sentimento que emprega em cada trabalho. A isso já foi habituando com “O Meio e a Gente”, projeto através do qual dá o seu ponto de vista. “Faço com empenho e sentimento. De forma desinteressada, amadora e apaixonada”.

Com 27 anos, Tiago Cerveira foi operador de imagem na Centro TV. Emigrou para a Alemanha e não tardou em regressar às origens. Em Coimbra, integra agora o gabinete de marketing de uma cadeia de ginásios, tendo a responsabilidade de produzir os conteúdos audiovisuais da marca.

Notícia relacionada>>>

image_pdfimage_print
Previous Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades
Next Acidente sem feridos na Catraia de S. Paio

Artigos Relacionados

Destaque

Bandeira nacional gigante assinala 5 de outubro na EB1 de Oliveira do Hospital

Quem passa na Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, em Oliveira do Hospital, não fica indiferente à bandeira de Portugal, de grande dimensão (16,5m x 10m),…

Informação

Fogos de Soure e Vila Verde continuam a preocupar. Em Leiria, o fogo está dominado.

Os incêndios que lavram em Soure, distrito de Coimbra, e outro no concelho de Vila Verde, distrito de Braga, são os que mais preocupam a…

Nacional

Acidentes provocaram 288 mortos entre janeiro e julho

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram entre janeiro e julho 288 mortos, mais 49 do que em igual período de 2016, em 72.658 acidentes, segundo a Autoridade Nacional de Segurança

Região

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …

Destaque

Aqua Village reabre após incêndio e desafia hóspedes para ação de reflorestação

O Aqua Village Health Resort & Spa, situado na margem esquerda do Rio Alva, nas Caldas de São Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, reabriu ontem …

Informação

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36,…

Região

Região: Um morto em atropelamento na Gafanha da Nazaré

Um atropelamento em Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, causou uma vítima mortal, na segunda-feira à tarde.

Sociedade

Alunos da Secundária de Arganil levaram mantas para a escola

Os alunos da Secundária de Arganil foram ontem, dia 19,  para escola com mantas em jeito de protesto pelo frio que dizem sentir nas instalações da escola.

Sociedade

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Informação

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Destaque

Semana Académica promove a cidade e a ESTGOH ate 30 de Abril

O espírito académico vai tomar conta da cidade de Oliveira do Hospital a partir de hoje, 24 de abril, e até domingo, dia 30. A iniciativa pretende promover a cidade

Informação

Morreu Nicolau Breyner

Morreu Nicolau Breyner. Ator e realizador tinha 75 anos de idade e faleceu, esta segunda-feira, após um ataque cardíaco, avança a TVI 24. João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de

Região

Diocese de Coimbra envia processo de canonização de Lúcia para o papa

O inquérito diocesano do processo de canonização de Lúcia de Jesus, um dos pastorinhos de Fátima, com mais de 15 mil páginas de “provas e testemunhos”, foi ontem …

Sociedade

Virgílio Ribeiro & Costa “ganha força” com nova e moderna exposição de mobiliário

A empresa Virgílio Ribeiro & Costa, de Oliveira do Hospital, inaugura no próximo sábado, 18 de junho, o renovado espaço de venda ao público, apostando numa ampla…

Última Hora

GNR vai estar na estrada com ‘Natal Tranquilo’

A GNR vai colocar na estrada a operação “Natal Tranquilo” intensificando, entre sexta e segunda-feira, o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional para as vias com maior tráfego nesta

Última Hora

Oliveira do Hospital tem “das melhores águas do país” e garante saneamento “quase a 100 por cento”

No dia Mundial da Água, que ontem, se assinalou, sobressaiu em Oliveira do Hospital a “qualidade da água” que corre nas torneiras, e a aposta que tem sido feita na

Destaque

Convívio de Verão destacou importância da Rádio Boa Nova no concelho e na região

A Rádio Boa Nova realizou, no sábado, dia 15 de julho, o seu convívio de Verão. No Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, sobressaiu a importância da Rádio

Educação

Município de Seia atribui bolsas de estudo a estudantes do ensino superior

A Câmara Municipal de Seia volta a apoiar a formação académica, incentivo que se traduzirá na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes do ensino superior, durante o ano letivo

Informação

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns médicos” do Centro de Saúde que se recusam a fazer …

Última Hora

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Região

Criança colhida mortalmente por comboio na Guarda

Uma criança foi hoje colhida mortalmente por um comboio no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Destaque

“Há pessoas que são muito marcantes e difíceis de substituir”

Francisco Correia das Neves, ilustre oliveirense, vai a sepultar ao final da tarde de hoje (17h30) para o cemitério velho de Oliveira do Hospital, em jazigo de família.

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais