“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

“Quis fazer um documentário puro e duro com a minha mãe, em representação das costureiras”

Percebeu no domingo que a semana que ia entrar era a última de trabalho da mãe, Hortência Coelho, que nos últimos 47 anos foi costureira de profissão.

Para Tiago Cerveira, com 27, era aquela a oportunidade para registar em filme a história da sua mãe e, com ela, fazer uma homenagem às muitas costureiras que, no concelho, fazem fatos para todo o mundo.

 

Resultou em ” Factos dos Fatos” e a aceitação não podia ser melhor. “Pelo feedback que estou a ter, posso perceber que o filme está a marcar muita gente”, referiu em entrevista à Rádio Boa Nova o jovem de Travanca de Lagos, com formação na área do audiovisual, já habituado a surpreender os oliveirenses e gentes da região com histórias da vida real e homenagens no âmbito do projeto “O Meio e a Gente”.

A protagonista do filme/documentário é a mãe, Hortência Coelho. “Mas podia ser a mãe de um amigo de infância. Quase toda a gente tem alguém ligado ao setor. Representa a quantidade de mulheres que, ao longo de todos estes anos, têm trabalhado nessa indústria e têm destacado Oliveira do Hospital nas confeções”, afirmou à Rádio Boa Nova. Ao contar em filme a história de 47 anos de trabalho da mãe, seguindo a cronologia do seu último dia de trabalho na unidade de confeções Mundiveste, Tiago Cerveira quis “homenagear todas as costureiras. “Percebi que tinha em minha casa uma história muito bonita. Movi contactos com a Mundiveste. Na sexta feira, lá estava eu às 06h30 para registar a última rotina do que (a minha mãe) fez em 47 anos para ganhar o pão de cada dia e ajudar a criar a família que tem”.

No filme, garante que “tudo é natural”, com exceção da primeira imagem com o telemóvel a despertar, porque não estava no quarto quando a mãe acordou. “Tudo o resto é a cronologia do último dia dela, de 47 anos de trabalho”, refere o produtor que, pela primeira vez no habitat profissional da mãe constatou a amizade e relação com as colegas de trabalho. O filme também demonstra o apreço da entidade patronal, a Mundiveste, que agradeceu toda a dedicação de Hortência Coelho.

O filme teve direito a ante estreia em casa. “Toda a gente se emocionou e foi um momento bonito de família”, conta Tiago Cerveira.

Com este “Os Factos dos Fatos”, Tiago volta a surpreender pela história que apresenta e sentimento que emprega em cada trabalho. A isso já foi habituando com “O Meio e a Gente”, projeto através do qual dá o seu ponto de vista. “Faço com empenho e sentimento. De forma desinteressada, amadora e apaixonada”.

Com 27 anos, Tiago Cerveira foi operador de imagem na Centro TV. Emigrou para a Alemanha e não tardou em regressar às origens. Em Coimbra, integra agora o gabinete de marketing de uma cadeia de ginásios, tendo a responsabilidade de produzir os conteúdos audiovisuais da marca.

Notícia relacionada>>>

image_pdfimage_print
Previous Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades
Next Acidente sem feridos na Catraia de S. Paio

Artigos Relacionados

Informação

Diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa

A diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa e estima-se que 44% dos doentes esteja ainda por diagnosticar. Os números são conhecidos…

Sociedade

“Ritmo do Coração” assinalou os Dias Mundiais do Coração e da Música em Oliveira do Hospital

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, e do Dia Mundial da Música, comemorado a 1 de outubro, decorreu no passado

Destaque

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Informação

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Última Hora

ADIBER com novos apoios para as explorações agrícolas

Dando sequência ao processo de implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua -, …

Informação

Apoios “não são suficientes” para recuperação de empresas e agricultura em Oliveira do Hospital

À saída da reunião com os empresários afetados pelo incêndio de 15 de outubro, realizada ontem em Oliveira do Hospital, o sentimento é de que…

Região

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Última Hora

Ervedal da Beira conta com nova Unidade de Saúde

A população de Ervedal da Beira dispõe, desde a passada sexta-feira, de uma nova Unidade de Saúde. O edifício que substitui a antiga extensão de saúde…

Região

Septuagenário detido em Viseu por posse ilegal de armas

  O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, procedeu ontem …

Destaque

João Paulo Albuquerque encara derrota “com uma certa mágoa”

O candidato derrotado nas eleições em Oliveira do Hospital admitiu ontem à noite que é “com uma certa mágoa” que olha para o desfecho das autárquicas no concelho,…

Vídeos

“O IC6 tem todas as condições para avançar. Esta era a condição para a minha recandidatura” (com Vídeo)

José Carlos Alexandrino fez ontem o anúncio da sua recandidatura, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A comunicação de que o IC6 vai avançar foi

Informação

Homem sofreu amputação de braço em acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital (com audio)

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou na sexta feira de manhã, cerca das 11h00, …

Destaque

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.

Informação

HUC vão ter silo-auto com 1200 lugares

A construção de um silo-auto de quatro pisos destinado a estacionamento no Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) é a maior novidade do projeto de intervenção…

Última Hora

Assembleia Geral da ADI aprovou Plano de Atividades e Orçamento para 2017

A direção da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, na qualidade de entidade responsável pela promoção do comércio local …

Informação

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à “descoberta dos serviços” (com áudio)

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens acompanha “entre 70 a 80 casos” em Oliveira do Hospital

O número de casos acompanhados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital (CPCJ) tem vindo a diminuir. “São menos de 100 processos. Já chegámos a

Informação

Câmara de Arganil prolonga suspensão de obras na vila por questões de segurança

  O Município de Arganil decidiu prolongar a suspensão dos trabalhos de requalificação urbana da vila até ao mês de janeiro.

Região

Associação Al-deia promove caminhada em Aldeia das Dez

A Al-deia, Associação de Melhoramentos Aldeense, de Aldeia das Dez, promove no próximo dia 7 de Maio, a III Caminhada AMA, em que a concentração está agendada para as 07h45,

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de atear fogo florestal em Santa Comba Dão

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção da Natureza da GNR de Santa Comba Dão, deteve um homem,…

Última Hora

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado

O Mercado Municipal acolhe, no próximo sábado (14 de abril) entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em…

Informação

Confraria do Queijo entronizou Marcelo Rebelo de Sousa. O futuro presidente da República respondeu com afeto e gratidão

A Confraria do Queijo da Serra da Estrela conta com o futuro presidente da República de Portugal entre os confrades de honra. A entronização aconteceu no sábado à tarde, por

Informação

Lesado pelo incêndio expõe oliveiras ardidas em protesto pela falta de apoios

Hoje, no dia em que faz precisamente sete meses que aconteceu o trágico incêndio 15 de outubro, Luís Miguel Falcão de Brito conta que “ainda nada foi feito” e que

Desporto

Cerca de 70 atletas participam em Encontro de Desporto Adaptado em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Atividade Física, que hoje se assinala, fica marcado no concelho de Oliveira do Hospital, pela realização do terceiro Encontro de Desporto Adaptado, …