Quercus alerta para progressão da vespa asiática

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

image_pdfimage_print

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

“Foram detetados quatro casos no distrito: em Escalos de Cima e em Alcains (concelho de Castelo Branco), outro em Perais (Vila Velha de Ródão) e um na Covilhã”, afirmou à agência Lusa Samuel Infante, da Quercus.

O ambientalista recorda que no ano passado apenas tinha sido detetado um caso no norte do distrito de Castelo Branco e junto ao distrito da Guarda.

Adianta que a vespa asiática está a alastrar por todo o território nacional: “Há uma progressão da espécie e está claramente a avançar pela costa e pelo interior”.

Samuel Infante realça a importância de as pessoas, não só os apicultores, mas todos, estarem atentos a este fenómeno e sublinha que na página da Quercus estão disponíveis folhetos que permitem distinguir a vespa asiática da vespa europeia, espécie autóctone.

“É muito importante tomar medidas preventivas e as pessoas devem estar atentas e denunciarem estas situações, junto das câmaras municipais, juntas de freguesia ou da proteção civil”, disse.

As pessoas podem também comunicar a existência destes ninhos através dos ‘sites’ de associações de conservação da natureza, das autarquias e juntas de freguesia ou da linha de apoio SOS Ambiente (808 200 520).

O ambientalista alerta ainda para o perigo que representam, visto tratar-se de uma espécie muito agressiva, que é predador de outras espécies de vespas e de abelhas e que provoca inúmeros prejuízos não só à apicultura como também ao nível da polinização das árvores de fruto e legumes.

lusa.pt

Previous País: Morreu a jovem internada com sarampo
Next Beiras e Serra da Estrela contra o encerramento de balcões da CGD

Artigos Relacionados

Região

“Bairro da restauração” é novidade na Feira de S. Mateus que vai decorrer de 9 de agosto a 6 de setembro

A criação do bairro da restauração é uma das principais novidades na Feira de S. Mateus que, ontem à noite, foi apresentada por Jorge Sobrado, gestor da Viseu Marca,…

Informação

S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento

A população de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, presta amanhã, dia 7 de julho, homenagem a título póstumo a Maria do Carmo Pontes…

Última Hora

Proteção Civil apresenta Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais em Foz de Arouce

A Autoridade Nacional de Proteção Civil apresenta amanhã, dia 12 de abril, em Pegada, Foz de Arouce, no concelho da Lousã, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais- DECIF

Educação

Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região

“GST Train Experiences” é nome do projeto que está a ser promovido pelos alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, da Escola Superior…

Informação

Estradas da serra da Estrela reabertas ao trânsito

As estradas da serra da Estrela que ontem foram encerradas ao trânsito devido à queda de neve reabriram hoje de manhã.

Destaque

Jovem foi salvo de afogamento na praia fluvial de Avô

Um jovem, com cerca de 18 anos, quase morreu afogado, ao final da tarde desta sexta feira, na praia fluvial de Avô. O alerta foi dado por colegas…

Informação

Bebés gémeas sofreram ferimentos ligeiros em atropelamento em Viseu

Duas bebés foram atropeladas, ontem,  em Viseu. De acordo com o Centro Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Viseu, (CDOS) as duas crianças foram atropeladas cerca das 19h30

Última Hora

Salvador Sobral sobe ao palco da Eurovisão em Kiev (Com Vídeo)

Salvador Sobral sobe hoje, 9 de maio, ao palco da primeira meia-final da Eurovisão, na cidade ucraniana de Kiev, onde vai defrontar mais 17 países para conseguir um lugar na

Última Hora

Exibição do documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Oliveira do Hospital, vai ser hoje exibido o documentário…

Última Hora

PJ deteve suspeito de atear incêndio na Figueira da Foz

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública da Figueira da Foz,…

Desporto

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este fim-de-semana fica marcado pela disputa das Taças de futebol e futsal da Fundação Inatel, pela Associação Desportiva de Lagos da Beira e pela Secção Desportiva da Associação Progressiva de

Destaque

Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Chama-se Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal e foi oficialmente apresentada, na tarde do último sábado, naquela que foi um das áreas mais afetadas pelo fogo