Quercus alerta para progressão da vespa asiática

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

image_pdfimage_print

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

“Foram detetados quatro casos no distrito: em Escalos de Cima e em Alcains (concelho de Castelo Branco), outro em Perais (Vila Velha de Ródão) e um na Covilhã”, afirmou à agência Lusa Samuel Infante, da Quercus.

O ambientalista recorda que no ano passado apenas tinha sido detetado um caso no norte do distrito de Castelo Branco e junto ao distrito da Guarda.

Adianta que a vespa asiática está a alastrar por todo o território nacional: “Há uma progressão da espécie e está claramente a avançar pela costa e pelo interior”.

Samuel Infante realça a importância de as pessoas, não só os apicultores, mas todos, estarem atentos a este fenómeno e sublinha que na página da Quercus estão disponíveis folhetos que permitem distinguir a vespa asiática da vespa europeia, espécie autóctone.

“É muito importante tomar medidas preventivas e as pessoas devem estar atentas e denunciarem estas situações, junto das câmaras municipais, juntas de freguesia ou da proteção civil”, disse.

As pessoas podem também comunicar a existência destes ninhos através dos ‘sites’ de associações de conservação da natureza, das autarquias e juntas de freguesia ou da linha de apoio SOS Ambiente (808 200 520).

O ambientalista alerta ainda para o perigo que representam, visto tratar-se de uma espécie muito agressiva, que é predador de outras espécies de vespas e de abelhas e que provoca inúmeros prejuízos não só à apicultura como também ao nível da polinização das árvores de fruto e legumes.

lusa.pt

Previous País: Morreu a jovem internada com sarampo
Next Beiras e Serra da Estrela contra o encerramento de balcões da CGD

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Informação

Arganil promove “Noites de Verão” em agosto

A Câmara Municipal de Arganil aposta, uma vez mais, na promoção de programas culturais para dinamizar as “Noites de Verão”, …

Desporto

Paulo Figueira compreende saída de Conceição porque “o FCOH não lhe dá as condições que o Cesarense lhe dá”

O presidente do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), Paulo Figueira, confirmou hoje à Rádio Boa Nova, que o clube que se sagrou campeão distrital da Associação de Futebol

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH. Dele

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 17 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 recolhem assinaturas pela melhoria da via

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 promove hoje, amanhã e segunda-feira, mais uma ação de recolha de assinaturas da Petição pela melhoria e alargamento desta via.

Informação

Despiste com capotamento provocou dois feridos em Oliveira do Hospital

Um despiste provocou, ao início desta tarde, dois feridos, no sentido Oliveira do Hospital – Catraia de S. Paio, junto à conhecida zona da Lameira.

Destaque

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Informação

Orquestra Clássica do Centro dá concerto com Bandas Filarmónicas de Miranda do Corvo

No dia 27 de janeiro, domingo, às 16h30, a Orquestra Clássica do Centro (OCC) convida músicos de várias Bandas Filarmónicas do município de Miranda do Corvo para um Concerto Sinfónico

Informação

Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que deverão chegar de comboio, a partir da próxima semana, …

Última Hora

Sabores de outono para degustar em Seia

O próximo fim-de-semana vai ser  rico em saberes e sabores no concelho de Seia. Da tradicional Feira dos Santos em Travancinha, no dia 1,…

Região

Município de Arganil acolhe Conferência “Património Cultural e a sua Diversidade”

Decorrente do programa municipal das Jornadas Europeias do Património, intitulado “Jornadas do Patrimó[email protected](e)”,…