“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

Sete chefs de cozinha, três dos quais com estrelas Michelin, vão no dia 26 preparar um menu que fará brilhar o queijo Serra da Estrela, na Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo.

Intitulada Queijo Serra da Estrela à Chef, a iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com a Câmara de Penalva do Castelo e o Grupo Visabeira.

O presidente da CIM, José Morgado, explicou que Queijo Serra da Estrela à Chef se insere numa “estratégia de promoção de eventos e produtos de referência da região”. O responsável nota que este é um “produto que pode fazer a diferença no nosso mundo rural”, estando a aparecer “investimentos importantes”, quer ao nível da produção de leite, quer da indústria do queijo.

No dia 26, os chefes de cozinha vão preparar o menu, com uma componente de ‘showcooking’, em que cada prato será apresentado ao vivo pelo seu autor. O sommelier Sérgio Pereira ficará encarregado da harmonização com vinhos do Dão.

Fernando Agrasar (Corunha, Espanha), Rui Silvestre (Algarve), André Silva (Amarante) – os três detentores de estrelas Michelin -, Marlene Vieira (Lisboa), Vitor Matos (Porto), Luca Arguelles (Alentejo) e Paulo Cardoso (Penalva do Castelo) são os chefes desafiados a reinterpretar o queijo neste evento.

Durante o dia realiza-se ainda um workshop sobre o tema ‘Queijo Serra da Estrela – da produção à comercialização’ e uma prova de queijos elaborados por queijarias tradicionais.

O presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, realçou a qualidade do Queijo Serra da Estrela, mas considerou que “é preciso fazer mais para que seja indutor de uma atratividade maior do que tem tido”.

Pedro Machado disse que as feiras de queijo continuam a fazer sentido, porque “são ações de dinamização económica dos territórios”, mas tem que haver articulação entre os municípios vizinhos que as organizam, para que não se sobreponham várias no mesmo fim de semana.

Nesse âmbito, considerou que a iniciativa Queijo Serra da Estrela à Chef tem “um caráter estratégico para valorizar o produto e, mais do que isso, aumentar a atratividade do destino”.

com:lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Serra da Estrela integra rede espanhola de estâncias de esqui
Next Carro furtado e tentativa de assalto na última madrugada em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Menina de nove anos morreu em despiste de automóvel

Uma menina de nove anos faleceu na sequência de um acidente de viação, ontem à tarde, em Cabanões, nos arredores de Viseu. Segundo notícia avançada pelo JN, a menina seguia

Última Hora

Seia: Buscas no rio Mondego para encontrar pescador desaparecido

A GNR e os bombeiros de Seia estão a realizar buscas no rio Mondego à procura de um homem de 64 anos que está desaparecido desde as 23h51 de segunda-feira.

Informação

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais.

A Rádio Boa Nova lamenta o falecimento de Prudêncio Miguel Novais, filho da colaboradora e amiga Natália Novais. A toda a família e, em particular a Natália Novais e a

Informação

PJ deteve mulher que tentou obrigar uma idosa a alterar testamento

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve uma mulher pela presumível prática de vários crimes, …

Última Hora

Circulação suspensa na Linha da Beira Alta devido ao mau tempo

A circulação de comboios na Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, no distrito de Viseu, está suspensa devido às condições atmosféricas.

Informação

Município de Góis acolhe projeto Aprender, Brincar, Crescer em Góis

A Câmara Municipal de Góis acolhe o projeto Aprender, Brincar, Crescer, associando-se à Fundação Bissaya Barreto, instituição responsável pela implementação de grupos lúdicos para crianças e suas famílias – os Grupos Aprender,

Informação

Lurdes Castanheira é candidata ao terceiro mandato na Câmara de Góis

A atual presidente da Câmara Municipal de Góis vai avançar com uma recandidatura àquele lugar. Dia 27 de novembro, acontece um almoço de apoio…

Sociedade

Rancho Folclórico Sampaense comemora 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. paio de Gramaços, comemora domingo, dia 11, 40 anos de “centenas de atuações” em festivais no país e no estrangeiro. O objetivo do grupo,

Desporto

FCOH aumenta vantagem após vitória frente a Tourizense. AD Lagares derrotada pela Académica SF

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) assegura 1º lugar na tabela da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra…

Politica

José Carlos Alexandrino volta a ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O atual presidente de Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é recandidato a um terceiro mandato para aquele órgão. A confirmação foi avançada pela própria Federação de Coimbra do PS.

Informação

Sindicato aponta irregularidades no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu vive uma “situação lamentável e irregular”, tal como defendeu hoje a delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos,…

Região

Encontro mundial junta mil minis nas praias de Mira e Vagueira

O maior encontro mundial de Minis, o International Mini Meeting (IMM) 2018, realiza-se a partir de amanhã e até domingo, nas praias de Mira e Vagueira.  São esperadas mil viaturas

Informação

“Espaço BLC3” estreia esta terça-feira na Rádio Boa Nova

“Espaço BLC3 – Ciência no Interior” é o novo programa que inicia, hoje, na Rádio Boa Nova, numa parceria com a BLC3- Campus de Inovação e Tecnologia.

Região

Detido sapador florestal suspeito de atear fogo na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve sapador florestal suspeito de ter ateado o incêndio que começou ontem em Erada, na Covilhã.

Informação

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Região

Góis com praia de Ouro

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em Góis, ostenta novamente o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água.

Informação

GNR detém 117 pessoas e apreende 55 toneladas de azeitona

A GNR deteve 117 pessoas e apreendeu 55,53 toneladas de azeitona, numa operação de patrulhamento nas explorações agrícolas, que começou dia 01 de novembro de 2016.

Informação

Neve corta duas estradas no norte do distrito de Viseu

A queda de neve obrigou hoje de manhã ao corte de duas estradas no norte do distrito de Viseu, uma nacional e outra municipal, disse à agência Lusa fonte da

Desporto

Bruno Conceição deixa o comando do FCOH. Técnico vai treinar o Cesarense

Bruno Conceição, que há uma semana conquistava o título de campeão distrital da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), deixou o seu

Informação

Fogo na região Centro foi o maior da última década na Europa

Os grandes incêndios que afetaram a região Centro  do país, a partir de 17 de junho, foram os maiores da última década na União Europeia, avança a TSF.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital aposta em iluminação pública eficiente

O Município de Oliveira do Hospital e a EDP Distribuição – Energia, S.A assinaram um protocolo que tem como objetivo a definição dos tipos correntes de iluminação, …

Região

Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola promovem-se em comum na China

A Comissão de Turismo da Eurorregião Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura (EUROACE)  reuniu-se esta segunda-feira, dia 7 de maio, na Guarda,…

Desporto

Fernando Mamede apadrinha a 7ª  Milha Urbana Cidade de Gouveia

A 7ª Milha Urbana Cidade de Gouveia vai decorrer no dia 21 de abril, pelas 15 horas, frente aos Paços do Concelho.

Última Hora

Proteção Civil alerta para chuva, neve, vento e ondulação

A Proteção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, especialmente entre a manhã de hoje e as 08h00 de quinta-feira, relacionado com chuva, vento, neve e ondulação.