• “Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela
  • “Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela
  • “Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela
  • “Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela
  • “Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela
6 Março, 2017 5093 Views

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP diz respeito. O caminho passa pela certificação que é “garantia de qualidade”.

Na Queijaria dos Lameiras o momento é de preparação para a 26ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que se realiza no fim de semana de 11 e 12 março. A queijeira, Paula Lameiras, assegura: “há muito bom queijo”. A qualidade está, assim, assegurada, notando, a queijeira que este está a ser um ano “um pouco complicado”, com “pouco leite” porque está a ser “um ano seco” e com “poucas pastagens”. As últimas chuvas, refere, já não vêm a tempo. “Temos menos queijo, mas de grande qualidade”, refere a responsável à Rádio Boa Nova.

Em anos anteriores, a queijeira já levou para a Feira entre 300 a 400 queijos. A venda foi sempre total. Afinal, está em causa uma maravilha da gastronomia portuguesa e um dos melhores queijos do mundo. O queijo Serra da Estrela, o genuíno, tem sido valorizado pela “Queijaria dos Lameiras” que, ano após ano, tem apostado na certificação de quase todo o queijo ali produzido. “Tento certificar o mais possível. Só não certifico o que não tem peso”, sublinhou à Rádio Boa Nova a mulher que, por sua conta é queijeira há 25 anos, mas sempre lidou com a feitura do queijo. “Já a minha avó fazia queijo e a minha mãe também”, contou, referindo que também a família do marido sempre se dedicou a este setor. Atualmente, Paula Lameiras, trata do queijo. O marido, João lameiras, é o responsável pelo ovil e o sogro, António Lameiras, conduz diariamente o rebanho de cerca de 100 ovelhas pelo pasto. Toda uma família dedicada às ovelhas e à produção do bom queijo Serra da Estrela.  “É uma vida complicada”, desabafa.

As ameaças ao setor surgem da concorrência desleal que é feita por outros queijos que se fazem passar por queijos Serra da Estrela. Daí a importância da “certificação” que “é uma mais valia”. “Queijo curado toda a gente tem”, refere Paula Lameiras que tem a lamentar os custos da certificação, agora minimizados com a decisão do município oliveirense de apoiar as queijarias no processo de certificação. “Para nós é uma mais valia”, sublinha. Para a queijeira é igualmente fundamental a informação da proveniência do leite na rotulagem de outros queijos. Sem essa informação “as pessoas acreditam que o leite é da região, quando não é. Boa parte será espanhol e de outros sítios”.

Às portas da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital, Paula Lameiras revela-se confiante no certame. “Vem muita gente que já nos conhece e que sabe onde estamos. É a época de maior venda e publicidade do nosso queijo”, sublinha.

Previous CDS-PP de Oliveira do Hospital prepara autárquicas e não descarta possível coligação com o PSD
Next FCOH perde dois pontos no empate 0-0 frente ao União FC e desce para a terceira posição. Sourense e Condeixa goleiam os seus adversários.

Artigos Relacionados

Nacional

Estado do tempo melhora a partir de hoje

Depois de o mau tempo que se fez sentir durante o fim-de-semana, em especial no domingo, prevê-se, a partir do início da tarde de hoje, céu pouco nublado ou limpo,

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Rui Silva é o candidato pelo PS à Câmara de Arganil

Já é conhecido o candidato do PS à Câmara Municipal de Arganil, atualmente liderada pelo social democrata Ricardo Pereira Alves. A aposta da concelhia arganilense recaiu …

Região

Município de Seia teve prejuízos superiores a 10 milhões de euros

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de outubro no concelho de Seia, no distrito da Guarda, …

Informação

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento assenta na mostra etnográfica…

Região

Aveiro: Duas mulheres identificadas por transporte ilegal de pescada e amêijoas

A GNR apreendeu 41 quilos de pescada branca e 114 quilos de amêijoa branca, esta terça e quarta-feira, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.

Região

CISE promove percurso pedestre na “Aldeia Natal”

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela associa-se uma vez mais ao evento “Cabeça, Aldeia Natal” promovendo, no dia 27 de dezembro, um percurso interpretativo pela Rota

Região

Homem apanhado a conduzir com 2,55 g/l de álcool no sangue em Coimbra

A PSP deteve na noite da última segunda-feira, por volta das 22h30, um homem de 52 nos que estava a conduzir em estado de embriaguez.

Região

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Informação

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Sociedade

Jorge e Cidália dão ‘vida nova’ ao Intermarché de Oliveira do Hospital

Jorge Graça e Cidália Lopes são os novos responsáveis pela loja Intermarché de Oliveira do Hospital. Um projeto que abraçaram, desde o início de fevereiro,…

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.