“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

O Presidente da República disse, ontem, em Oliveira do Hospital que “mais que ficarmos presos à memória e ao passado”, importa “trabalhar no presente e exigir mais no futuro…

… e querermos um Portugal onde nunca mais se repita o que aconteceu e onde haja condições para que o futuro desse Portugal seja mais igual” .

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira e esse é o desafio. Temos de trabalhar até todos podermos ser portugueses de primeira”, disse Marcelo Rebelo de Sousa que, a participar no almoço solidário organizado pela Câmara Municipal , defendeu “um futuro mais igual, para que não haja uns que sejam do Portugal de primeira e outros de segunda, terceira, quarta ou quinta”.

Em Oliveira do Hospital onde deixou “um abraço do tamanho de Portugal”, o  Presidente da República  escolheu cinco palavras para analisar o sofrimento das populações afetadas pelo incêndios do ano passado: memória, coragem, renascimento, povo e Portugal.

Demorou-se no “Renascimento” para verificar que “já se vê a recuperação de casas e empresas, alguma reflorestação, preocupação com limpeza e mudança de mentalidade das pessoas”. “Estamos a fazer renascer estes municípios, estas áreas, este interior, mas estamos a fazer renascer Portugal”, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, que desafiou todos para que sejam exigentes “não só com o Presidente da República, Assembleia da República, o Governo, Câmara Municipal ou freguesias, entidades públicas, privadas ou sociais, é com cada um de nós”. “Temos todos de mudar para melhor. É o desafio para todos nós”, referiu.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou o concelho de Oliveira do Hospital no âmbito da Festa do Queijo, situação que se repetiu pelo terceiro ano consecutivo. O Chefe de Estado participou na missa dominical e, a partir dali, iniciou uma visita ao certame, com início na zona de exposição animal, onde adotou uma cabrita, a “Oliveirinha”, seguindo depois para a tenda principal da Festa, onde o  Queijo Serra da Estrela se fazia acompanhar de outros produtos locais de qualidade. Por lá distribuiu afetos e tirou inúmeras fotografias, com destaque para as famosas selfies. No final da tarde, após o almoço solidário, Marcelo Rebelo de Sousa plantou uma árvore em Ervedal da Beira, e visitou uma serração em Vila Franca da Beira, que retomou a laboração em 26 de janeiro.

Previous Autarca de Seia exige que Governo cumpra "o que prometeu" sobre itinerários na Serra da Estrela
Next  “Convidámos mil e outros poderiam cá estar. O meu coração e o coração de Oliveira do Hospital está com todos aqueles que nos ajudaram a renascer”

Artigos Relacionados

Informação

Bruno Magalhães preparado para o Rali da República Checa

A dupla vice-campeã europeia de ralis, Bruno e Hugo Magalhães, enfrenta no próximo fim-de-semana, de 24 a 26 de agosto, a sexta prova do Campeonato da Europa de Ralis,…

Última Hora

Semana “Tábua + Social” decorre de 1 a 4 de outubro

A Rede Social – Conselho Local de Tábua e o Município de Tábua promovem, a partir de hoje e até 4 de outubro de 2018, a semana “Tábua + Social”,

Informação

Rancho Folclórico Sampaense comemora 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. paio de Gramaços, comemora domingo, dia 11, 40 anos de “centenas de atuações” em festivais no país e no estrangeiro. O objetivo do grupo,

Região

Figueira da Foz: Duas detenções por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial Montemor-o-Velho, deu cumprimento, ontem,  dia 26 de setembro, a oito mandados de buscas domiciliárias no concelho da Figueira da Foz, na

Última Hora

Coral de Sant’Ana com percurso de “sucesso”

É já no próximo sábado, 2 de julho, que o Coral de Sant’Ana comemora o 36º aniversário. Fundado em 1980, o Coral tem associado um percurso de sucesso, procurando atrair

Última Hora

Oliveira do Hospital celebra Dia Mundial da Água e anuncia construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais.

O Município de Oliveira do Hospital comemora o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, com a abertura de uma exposição intitulada “O Valor da Água”,

Sociedade

Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Depois do sucesso registado no último ano, o projeto Movimento Sénior vai ser retomado em Tábua, beneficiando mais de 200 idosos …

Última Hora

Marchas de Oliveira do Hospital prometem a “melhor noite de sempre” no Mandanelho (Com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara mais uma edição das Marchas Populares. Na noite de sábado, 17 de junho, às três marchas infantis e seis seniores, …

Destaque

XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”

Aldeia das Dez acolhe, este fim-de-semana, 20 e 21 de outubro, a XVI Festa da Castanha que, este ano, simboliza o renascimento da freguesia após o grande incêndio.

Região

Proteção Civil emite aviso à população devido ao frio

O tempo frio que se vai acentuar a partir desta segunda-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), levou a Autoridade Nacional de

Desporto

Desporto: FCOH recebe União FC. Lagares defronta Vigor Mocidade. CCPOH joga com Colégio Calvão

A luta pela subida de divisão no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro.

Sociedade

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,