“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas
18 Maio, 2018 2992 Views

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

 “O concelho com maior número de praias com ‘Qualidade de Ouro’ é Albufeira com 22 praias, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13, e Torres Vedras com 12”, revelou a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza em comunicado.

Das estâncias balneares classificadas este ano, “342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e nove são de transição”, indicou a associação ambientalista, acrescentando que, “em comparação com 2017, há menos nove praias costeiras galardoadas, existem mais três praias interiores e igual número de transição”.

Vinte e três das praias distinguidas encontram-se no distrito de Coimbra, das quais 12 são costeiras e 11 fluviais. As praias marítimas que ganharam Ouro estão em Palheirão, Tocha (Cantanhede), Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Figueira da Foz, Murtinheira, Leirosa, Quiaios, Tamargueira (Figueira da Foz), Mira, Poço da Cruz (Mira).

Secarias, Piódão (Arganil), Palheiros e Zorro (Coimbra), Canaveias, Peneda (Góis), Bogueira (Lousã), Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital), Pesssegueiro e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra), Reconquinho, Vimieiro (Penacova) são as praias fluviais que conquistaram Ouro.

A identificação das águas balneares classificadas como tendo “Qualidade de Ouro” é feita com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo “apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas”.

As 390 praias identificadas com “Qualidade de Ouro” cumprem com os critérios de “qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares, de 2012 a 2017” e de “todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinaise, inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli e, para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente”.

“O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”, afirmou a organização ambientalista, referindo que todos os municípios nacionais, com praias galardoadas, podem solicitar a impressão da respetiva bandeira “Praia com Qualidade de Ouro”.

Previous Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança
Next Movimento pelo Interior apresenta hoje mais de 20 medidas

Artigos Relacionados

Última Hora

Festa Solidária ajuda vítimas dos incêndios em Nelas

O “Indiferente” com o apoio do Município de Nelas realiza nos dias 10,11, 17 e 18 de novembro (dois fins de semana), a partir das 22h00, uma “Festa Solidária”, …

Última Hora

Quase 40 concelhos de nove distritos em risco máximo de incêndio

Quase 40 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria e Bragança apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e

Região

CISE promove workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai realizar, no próximo dia 2 de junho, mais uma edição do workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM).

Informação

“Em Pedrógão via-se muita coisa verde…aqui não se vê nada verde em milhares de hectares”, referem especialistas em fogo

O grupo de especialistas em fogo que, na terça-feira, se deslocou a Oliveira do Hospital e outros locais da região fortemente afetados …

Informação

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Informação

Coimbra: Fogo destruiu casa e desalojou uma pessoa

Uma habitação foi destruída, esta madrugada, por um incêndio e uma pessoa ficou desalojada, na povoação de Rios Frios, freguesia de Antuzede e Vil de Matos, no concelho de Coimbra.

Última Hora

Candidata do PSD derrotada em 2013 diz-se de “alma lavada”

Cristina Oliveira, a candidata pelo PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2013 reduziu a apenas um vereador a presença do partido no executivo diz sentir-se de

Desporto

Portugal perde final do Europeu de Parahóquei frente a Itália

A seleção nacional de ParaHóquei perdeu, ontem, na final do Europeu de Parahóquei, que decorreu em Antuérpia, frente à Itália por 3-0.

Sociedade

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Cancro do Ovário, que  é a 7ª causa de morte feminina em todo o mundo

Hoje,dia 8 de maio assinala-se o Dia Mundial do Cancro do Ovário. Constituindo a 7ª causa de morte feminina em todo o mundo e sendo a neoplasia do aparelho feminino

Destaque

IC6 no PNI 2030: “É um sinal positivo, mas não me deixa feliz” (áudio)

O presidente do Município de Oliveira do Hospital disse hoje à Rádio Boa Nova que inscrição do IC6 no Plano Nacional de Investimentos (PNI) para o período 2020-2030, é “positiva”,

Região

Região: PJ deteve dois homens em ação de combate ao tráfico de droga

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação que decorre há vários meses e em inquérito titulado pelo DIAP…

Desporto

FCOH conquista um ponto no primeiro jogo do campeonato frente ao B. Castelo Branco

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) empatou, ontem, por uma bola, frente ao Benfica Castelo Branco, naquele que foi o primeiro jogo do Campeonato Nacional- Série C.