PS de Oliveira do Hospital exige requalificação total da EN 230 até ao limite do distrito de Coimbra

PS de Oliveira do Hospital exige requalificação total da EN 230 até ao limite do distrito de Coimbra

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital não aceita que a requalificação da via entre Vendas de Galizes e Alvôco de Várzeas se fique pelo troço de nove quilómetros…

… e não contemple os 17 quilómetros até ao limite do concelho. Em comunicado, a concelhia socialista garante que vai reivindicar a requalificação total na EN230 da obra junto das Infraestrturas de Portugal, do Governo e do PS nacional.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PS oliveirense “congratula-se pela conclusão da requalificação da Estrada Nacional 17, em toda a sua extensão dentro do Concelho de Oliveira do Hospital, uma obra desde sempre reivindicada por este Partido e pelo Presidente do Município de Oliveira do Hospital, que foi lançada e concluída pelo actual Governo Socialista”.

Do mesmo modo, a concelhia do partido, presidida por Carlos Maia, manifesta o “evidente agrado pelo início das obras de requalificação da Estrada Nacional 230, que liga Vendas de Galizes ao limite do Distrito de Coimbra com a Guarda, na freguesia de Alvôco das Várzeas”. “Esta obra foi também, desde sempre, objeto de reivindicação do PS, amplamente justificada pela degradação acrescida que resultou dos incêndios de 15 de Outubro. Também da parte do Executivo camarário socialista, esta tem sido uma das principais lutas, na medida em que a EN 230 atravessa o concelho de Oliveira do Hospital numa extensão de 17 quilómetros”, acrescenta em comunicado.

O PS oliveirense estranha, contudo, a indicação dada pela Infraestruturas de Portugal, de que a extensão da obra a realizar nesta fase, não corresponde à totalidade da extensão, mas apenas a um troço de nove quilómetros. “De acordo com as informações das Infraestruturas de Portugal, está prevista uma segunda fase de obra para a requalificação do troço entre a Ponte das Três Entradas e o limite da Freguesia de Alvôco das Várzeas, que é também o limite do distrito de Coimbra”, informa o partido.

Atendendo ao “descontentamento e indignação de autarcas, das pessoas e da própria secção do PS de Alvôco das Várzeas”, o PS de Oliveira do Hospital “solidariza-se com este descontentamento e não entende a razão pela qual não é feita imediatamente a requalificação total da EN 230”. “Em primeiro lugar porque é visível o estado de degradação da estrada, que piorou bastante logo após os incêndios, podendo mesmo colocar em causa a segurança rodoviária. Em segundo lugar, este é um troço que atravessa uma larga extensão da zona turística do concelho de Oliveira do Hospital, que serve também de entrada para a Serra da Estrela, sendo por isso uma via de grande tráfego e de grande importância para o desenvolvimento do Concelho e das Freguesias que serve. Em terceiro lugar, não se compreende que, estando adjudicada a referida requalificação e estando a obra em célere andamento, não se conclua o troço restante, aproveitando os recursos já existente no terreno, o que levaria a uma poupança financeira na execução da referida obra”, refere em comunicado.

O PS de Oliveira do Hospital garante que “irá reivindicar junto das Infraestruturas de Portugal, junto do Governo, junto do PS Nacional, a imediata conclusão da requalificação da EN 230 em toda a sua extensão”. “Este é um assunto que o PS de Oliveira do Hospital não deixará cair no esquecimento e para o qual exige respostas das entidades responsáveis, tendo também já enviado um convite aos deputados socialistas, para visitarem e verem no local o estado em que se encontra a referida estrada”.

“Como até hoje”, o PS de Oliveira do Hospital garante que “estará ao lado dos autarcas e das populações na defesa dos interesses das pessoas, das freguesias e do nosso concelho de Oliveira do Hospital, não olhando nem a cores políticas nem a questões partidárias, quando se trata de servir Oliveira do Hospital”.

Foto topo: José Ferreira

Previous Sinistralidade: dez detenções, 820 infrações e 53 acidentes no distrito de Coimbra
Next Oliveira do Hospital é finalista ao Prémio Município do Ano

Artigos Relacionados

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 acusa Infraestruturas de Portugal de negligência

Perante mais um acidente grave motivado por uma colisão frontal com uma vara de javalis, ocorrida no Itinerário Principal (IP) 3, no passado dia 20, devido à falta de vedações

Última Hora

Penacova: alunos do IEFP entregaram sementes à população afetada pelos incêndios

A Assembleia Municipal de Penacova recebeu, num ato simbólico, sementes de espécies hortícolas, uma iniciativa dos alunos do IEFP…

Informação

Viseu: ASAE apreende quatro toneladas de produtos cárneos impróprios para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, na sequência de uma ação de fiscalização através da Unidade Regional do Norte – Unidade de Mirandela,…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Tolerância

No âmbito do Dia Internacional da Tolerância, Oliveira do Hospital acolhe a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral …

Última Hora

BLC3 reconhecida pela capacidade e mérito para a criação de emprego científico

BLC3 avaliada e reconhecida como uma das 50 entidades em Portugal com capacidade e mérito para a criação de emprego científico, indo beneficiar do programa de incentivo e estímulo ao

Informação

Coral de Sant’Ana comemora 37º aniversário com Encontro Internacional de Coros

No âmbito das comemorações do seu 37º Aniversário, o Coral de Sant’Ana está a organizar o Encontro Internacional de Coros, a realizar …

Última Hora

PJ deteve incendiário florestal em Penacova

A Polícia Judiciária deteve um homem solteiro e madeireiro, com 48 anos, pela presumível prática de um crime de incêndio florestal em terreno povoado …

Última Hora

Homem de 67 anos detido por atear fogo na serra da Lousã

A Polícia Judiciária deteve um homem de 67 anos, casado e reformado, por ser o principal suspeito de ter ateado o fogo que está a consumir uma extensa área florestal

Programas

“A Escola e o Meio” apresenta 33º programa na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Menino de cinco anos atropelado em Celorico da Beira

Um menino de cinco anos foi, este domingo, atropelado por uma viatura ligeira, na localidade de Maçal do Chão, Celorico da Beira, …

Última Hora

Viseu e Mangualde unem-se para criar ciclovia

As Câmaras de Viseu e Mangualde assinaram ontem, 26 de novembro, um acordo para desenvolverem um estudo prévio para a criação de uma ciclovia entre as duas cidades.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 13 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 13.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do