PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

image_pdfimage_print

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.

Um programa com “uma visão de futuro” composto por 150 medidas, onde sobressai a aposta nas novas tecnologias e recuperação de núcleos populacionais.


Candidato ao terceiro mandato na presidência da Câmara Municipal oliveirense, José Carlos Alexandrino está apostado em devolver a vida às aldeias despovoadas do concelho, por via da recuperação de casas devolutas. A medida, que conta já com uma experiência piloto na localidade de Seixas da Beira consta do programa voltado para o “futuro” e com o qual a candidatura socialista pretende conferir uma “nova centralidade à cidade”, daí irradiando para as freguesias e para as localidades. “Acreditamos que as aldeias despovoadas voltarão a ter crianças a correr pelas ruas”, frisou, dando conta de uma intenção de investimento a rondar um milhão de Euros.

ps programa2

A aposta na “coesão territorial” a surgir assim no topo de um conjunto de 150 medidas, logo a par do objetivo de uma maior aposta na era digital e das novas tecnologias. “Oliveira do Hospital mudou”, verifica José Carlos Alexandrino que está por isso determinado em adaptar a Câmara Municipal e os seus serviços à modernidade.

“A pensar nas pessoas”, o programa do Partido Socialista tem como princípios norteadores o equilíbrio financeiro, mas também a redução do IMI até à taxa mínima (0,30%), o desenvolvimento económico, por via da requalificação da zona industrial, construção do IC6 até Folhadosa, incentivo aos pequenos negócios, dinamização do comércio ao ar livre, criação do clube de empresários, entre outros.

No horizonte de José Carlos Alexandrino estão também “grandes revoluções” que passam pela introdução de faturas eletrónicas, modernização dos serviços da autarquia, criação de uma loja do cidadão e constituição de uma equipa multidisciplinar de serviços, tecnologias e comunicação.

Ao nível de obras públicas, a candidatura socialista centra atenções no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano que foi negociado por José Carlos Alexandrino, na requalificação da Zona Industrial, Agrupamento de Escolas e Casa da Cultura. A novidade recai contudo na ideia de construir de raiz um centro escolar na cidade de Oliveira do Hospital “para não termos as nossas crianças dispersas”. “Outros não conseguiram fazer um centro escolar de raiz”, referiu, contando que a ideia é conseguir financiamento comunitário por ocasião da renegociação do Quadro 2020.

Do social, à educação e à cultura, passando pelo turismo, sem descurar o deporto, a floresta e a proteção civil são várias as medidas que o PS se propõe realizar. Manter a luta por um melhor serviço de urgências também encaixa nos propósitos de José Carlos Alexandrino que espera que a cobertura do saneamento no concelho chegue próxima dos 96 por cento. “Decorrem obras de saneamento de três milhões de Euros”, observa o candidato.

“Faremos de Oliveira do Hospital uma cidade moderna”, prometeu ainda José Carlos Alexandrino sem deixar de responder à candidatura adversária liderada pelo CDS-PP a propósito do trânsito na cidade: “demonstra que Oliveira do Hospital é hoje uma cidade porque não há cidades sem engarrafamentos”.

José Carlos Alexandrino também garante, entre os seus propósitos, se mantém a estratégia de marketing em torno da “marca” Oliveira do Hospital e que passará pela organização de eventos, como a Feira do Queijo que, no caso de ser eleito, voltará a ser “a maior do país”.

Previous Candidato do CDS considera fundamental a “atração do investimento” e critica “eleitoralismo” do executivo socialista
Next Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

Artigos Relacionados

Última Hora

Prisão preventiva para suposto homicida de segurança em Coimbra

O suspeito da morte de um segurança de uma discoteca em Coimbra, com nove tiros, ficou, ontem, em silêncio diante da juíza de instrução criminal e foi-lhe aplicada a medida

Última Hora

Concurso Gastronómico na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

Encontra-se a decorrer o prazo para formalizar a inscrição para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, no âmbito da Festa do

Informação

Confraria do Bucho de Arganil edita livro sobre a História das Farturas

A Confraria do Bucho de Arganil vai promover, no dia 22 de outubro em Lisboa, o lançamento do livro com o título “Farturas: Doce de Lisboa – O Contributo da

Informação

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 16 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Um homem e uma mulher são suspeitos de 25 furtos na Covilhã

A GNR identificou e constituiu como arguidos um homem e uma mulher de 40 e 45 anos, por suspeita de 25 crimes de furto no concelho da Covilhã.

Informação

Dois anos e dois meses de prisão com pena suspensa para ex funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Oliveira do Hospital aplicou, hoje, a pena suspensa de dois anos e dois meses de prisão a Fernanda Duarte, de 52 anos, acusada dos crimes de peculato,

Última Hora

GNR desmantelou plantação de cannabis e deteve homem de 55 anos

O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR desmantelou, ontem , uma plantação de cannabis e apreendeu 504 plantas, no concelho de Penamacor. Um homem de 55 anos foi detido

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa veio a Oliveira do Hospital notar “o quão extraordinário” é o concelho “a criar riqueza”

Momento alto da 25ª Festa do Queijo de Oliveira do Hospital foi a visita do presidente da República eleito. Depois de recebido no Salão Nobre do Município, repleto de gente,

Destaque

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Última Hora

Produtores pecuários afetados pelos fogos isentos de pagar registo animal

Os produtores pecuários cujas explorações se situam nos concelhos afetados pelos incêndios ficam isentos de pagar os serviços relativos à identificação e registo animal,…

Região

Regressa a chuva, granizo e neve. Agitação marítima coloca três distritos sob aviso amarelo

Os distritos de Lisboa, Leiria, e Setúbal estão hoje sob aviso amarelo, até às 15h00, devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da