Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.Maria Lúcia Amaral realizou hoje uma conferência de imprensa por considerar que este “é o momento para dar a informação necessária aos destinatários sobre o procedimento” para a atribuição das indemnizações às vítimas dos incêndios de 17 de junho e de 15 de outubro.

“Como estamos perante um mecanismo extrajudicial, que se caracteriza pela adesão voluntária”, as indemnizações só serão atribuídas a quem as solicitar, adiantou a Provedora de Justiça.

Maria Lúcia Amaral informou que ainda não chegou nenhum requerimento à Provedoria da Justiça.

É preciso que os familiares entreguem os requerimentos “para que esta fase se inicie e seja levada a bom porto, de uma forma célere e justa”, disse.

“A grande preocupação é que ninguém fique de fora deste processo por falta de esclarecimento, de informação ou por falta de ajuda para preencher o requerimento”, sublinhou.

“Estamos cientes de que somos capazes, num curto espaço de tempo, assim que nos cheguem os requerimentos devidamente preenchidos, e em contacto direto com os interessados, levar o processo a bom porto”, disse a provedora, estimando que os processos possam estar concluídos em semanas.

A Provedora de Justiça explicou que a sua tarefa “é aplicar a cada caso os critérios que foram definidos” pelo Conselho para a fixação de critérios de indemnização para as vítimas mortais dos incêndios, criada por resolução do Conselho de Ministros.

O Conselho fixou em 70 mil euros o valor mínimo para a “privação de vida”, ao qual se somam os critérios” sofrimento da vítima antes da morte” e “danos próprios dos familiares mais próximos”, e propôs o prazo até 15 de fevereiro para a apresentação de requerimentos.

Para esclarecer as vítimas, o site da Provedora de Justiça disponibiliza “toda a informação relevante” e um correio eletrónico e uma linha telefónica para esclarecimento sobre esta matéria.

“Num contexto comunitário tão extremo como aquele que nós vivemos dos trágicos incêndios de junho e outubro estamos à disposição, como fazermos todos os dias, de cada pessoa que queira vir ter connosco e que queira aceder a este mecanismo extrajudicial”, frisou.

Segundo a provedora, só será possível apurar o montante global das indemnizações quando o procedimento tiver terminado.

Maria Lúcia Amaral anunciou ainda que, hoje à tarde, se vai realizar, em Coimbra, uma reunião entre técnicos das autarquias afetadas pelos incêndios e a Ordem dos Advogados do Centro para que sejam prestadas todas as informações para os técnicos difundirem junta das populações atingidas.

Este ano, os incêndios florestais provocaram mais de 100 mortos, 66 dos quais em junho em Pedrógão Grande e 45 em outubro na região Centro, cerca de 350 feridos e milhões de euros de prejuízos.

tsf.pt

image_pdfimage_print
Previous Professora tornou possível viagem de 670 alunos de Oliveira do Hospital à Vila Natal de Óbidos
Next A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Artigos Relacionados

Informação

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Última Hora

Acidente provoca um morto no concelho do Fundão

Um homem de 50 anos morreu, hoje de madrugada, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro de mercadorias junto à localidade de Pêro Viseu, …

Última Hora

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Região

Dois jovens detidos por suspeitas de tráfico de droga em escola

A PSP de Viseu anunciou ter detido, hoje de manhã, dois jovens de 18 anos suspeitos de traficarem droga num estabelecimento de ensino do centro da cidade.

Vídeos

Ministro da Educação: “Esta escola merece ter todas as boas condições” (Com vídeo)

De visita ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, por ocasião da Festa da Primavera que hoje termina, o Ministro da Educação …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Desporto

Há mais de 700 atletas a praticar 14 modalidades desportivas em Oliveira do Hospital

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Atualmente há mais de 700 atlelas, a maioria com menos de 18 anos, a praticar 14 modalidades. Sábado,

Informação

Carro de jovem de Seia desaparecida em França encontrado com corpo no interior

Foi encontrado em França o carro conduzido por Ana Lopes, a portuguesa de 25 anos, natural de Seia, a viver no Luxemburgo, que estava desaparecida desde a madrugada de segunda-feira.

Região

Câmara de Arganil prolonga suspensão de obras na vila por questões de segurança

  O Município de Arganil decidiu prolongar a suspensão dos trabalhos de requalificação urbana da vila até ao mês de janeiro.

Última Hora

Mulher morreu afogada num tanque de rega em aldeia da Guarda

Uma mulher de 90 anos morreu ontem afogada dentro de um tanque de rega em Aldeia do Bispo, Guarda, …

Informação

FCOH continua líder ao vencer o Vigor. AD Lagares derrotada pelo Eirense e ADN empata com Anadia

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua líder da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer 2-1 frente a Vigor Mocidade,..

Informação

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Sociedade

Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Chama-se Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal e foi oficialmente apresentada, na tarde do último sábado, naquela que foi um das áreas mais afetadas pelo fogo

Informação

Queda de carro de rali ao rio em Mortágua causou a morte de Jorge Amorim

O carro de rali com dois ocupantes que, ontem à tarde, caiu ao rio Criz, em Mortágua provocou a morte a Jorge Amorim, personalidade conhecida no meio automobilístico. O piloto

Última Hora

Em Oliveira do Hospital voltou a ser difícil ter consulta com o médico de família

O serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital está, desde fevereiro, a ser assegurado pelos médicos de família, que desta forma se veem impossibilitados das

Informação

Provedoria da Justiça abre procedimento sobre encerramento do SAP em Oliveira do Hospital

A provedoria da justiça deu abertura ao procedimento relativo ao encerramento do SAP de Oliveira do Hospital, na sequência de queixa apresentada pela…

Desporto

Sampaense perde no Açores frente ao Lusitânia (88-83)

Foi mais uma jornada difícil para o Sampaense Basket esta deslocação ao Lusitânia dos Açores. Depois de na passada quinta feira não ter conseguido vencer em casa a Oliveirense, voltou

Última Hora

Região: Homem detido por cultivo de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem de manhã,…

Informação

Funcionária da Universidade de Coimbra encontrada morta na rua

Uma mulher de 33 anos foi, ontem, encontrada morta junto à Universidade de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da diretoria do Centro da Polícia Judiciária, …

Última Hora

Nelas apresentou 25ª Feira do Vinho do Dão no “Dão Capital”

O Município de Nelas apresentou, no dia 15 de julho, a 25ª da Feira do Vinho do Dão que se vai realizar de 2 a 4 de setembro, na Mostra

Destaque

“Missão Sorriso” premiou projeto SER da UCC Pinheiro dos Abraços

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços viu, hoje, o seu mérito reconhecido pela Missão Sorriso-Continente, que atribuiu um prémio de mais de 25 mil Euros ao projeto

Sociedade

Bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram nascimento do “Santiago” a caminho da maternidade

Dois bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram na última madrugada, cerca das 5h30, o nascimento de um bebé, Santiago,…

Região

Incêndio industrial destruiu 10 viaturas e armazéns em Ortigosa, Leiria

Um incêndio industrial, que deflagrou na madrugada de hoje em Lameira, na freguesia de Ortigosa, no concelho de Leiria, destruiu dez veículos e parte dos armazéns de uma empresa, disse

Região

Seia celebra a Festa da Transumância e dos Pastores

A transumância volta a cumprir-se em Seia, com a tradicional subida dos rebanhos e dos pastores à serra da Estrela em busca de melhores pastos.