Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje
15 Maio, 2019 419 Views

Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje

image_pdfimage_print

A Proteção Civil não vai poder contar com o reforço de 20 helicópteros e aviões a partir desta quarta-feira, no dia em que aumenta o nível do risco de incêndios e de prontidão…

… do dispositivo de combate a fogos. Um dos concorrentes preteridos no concurso de meios aéreos, lançado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) em março, interpôs um recurso judicial com efeitos suspensivos contra os vencedores no Tribunal Administrativo de Lisboa.

O Ministério da Defesa garantiu que a FAP contestou os “vários processos dentro dos prazos previstos” para que possa ter as aeronaves ao serviço “com a brevidade possível”. O Governo reconhece a situação e assegura que “tomará as medidas ao seu alcance para que haja meios suficientes e prontos para atuar”.

Em causa estão 12 hélis médios, quatro hélis ligeiros, dois aviões anfíbios e ainda outros dois aviões pesados. No total, com os 14 meios bianuais contratados em 2018 e ainda um meio próprio da FAP, a Proteção Civil teria de ter esta quarta-feira disponíveis 38 meios. Mas só terá 15. Além dos 20, os outros três em falta são os helicópteros B3 do Estado, que também estão no chão há um mês após outra providência cautelar.

Mesmo sem esta nova contenda judicial, o Governo não iria conseguir ter tais aeronaves a tempo e horas, já que deixou derrapar os prazos de adjudicação e os contratos ainda nem sequer foram assinados, revelam as empresas

jn.pt

Previous Pároco de Arganil em recuperação após paragem cardíaca
Next Comandante Operacional da protecção Civil  quer “baixas zero” em nova época de incêndios

Artigos Relacionados

Última Hora

‘Startup’ de Oliveira do Hospital reforça presença na Europa

A Enging, ‘startup’ especialista em manutenção preditiva está a estudar a entrada nos mercados da região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) no próximo ano preparando-se, assim, para ganhar rapidamente escala

Educação

Daniel Azenha eleito presidente da Associação Académica de Coimbra

O vice-presidente da direção-geral cessante Daniel Azenha foi eleito presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), na segunda volta das eleições, com 53,4% dos votos.

Última Hora

Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares

A Eptoliva decidiu fazer o pré-lançamento das comemorações do seu 25º aniversário, através da escolha dos “25 anos da EPTOLIVA”, como tema a apresentar nas Marchas Populares …

Informação

Incêndio deflagrou na Câmara de Mortágua devido a caldeira de aquecimento

Um incêndio deflagrou, na tarde de quarta-feira, na Câmara Municipal de Mortágua.

Informação

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Destaque

Confraria do Queijo Serra da Estrela encara morte de Grão Mestre com “profunda tristeza”

O momento é de pesar no seio da Confraria do Queijo Serra da Estrela, diante da perda de Manuel Leal Freire, fundador e único grão mestre da história da confraria.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 5 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Russell Watson dá concerto gratuito no Mosteiro da Batalha

É no próximo dia 21 de junho, pelas 21h30, que o cantor britânico Russell Watson inaugura o Ciclo de Programação Cultural da Rede Património…

Região

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto desloca-se a Seia para conhecer projeto Gym4All

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, desloca-se a Seia, na próxima quinta-feira, dia 18,  com o objetivo de tomar contacto…

Última Hora

CCDRC lança formulário para denúncias de eventuais fraudes na recuperação de casas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou um formulário eletrónico para a submissão de denúncias de suspeitas de irregularidades…

Região

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

Informação

PJ deteve homem que sequestrou e agrediu ex-companheira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem de 34 anos, por ser o autor suspeito dos crimes …