Proteção Civil regista mais de 50 ocorrências em vários distritos devido ao mau tempo

Proteção Civil regista mais de 50 ocorrências em vários distritos devido ao mau tempo

image_pdfimage_print

Mais de 50 ocorrências relacionadas com quedas de árvore e estruturas, movimento de massas e inundações foram registadas em vários distritos do continente pela Proteção Civil entre as 00h04 e as 08h25 devido ao mau tempo.

De acordo com informação divulgada na página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), até às 08h25 foi registado um total de 57 ocorrências, que mobilizaram 90 operacionais, com o apoio de 75 veículos.

Às 08h25, estava uma ocorrência em resolução, 16 em curso e 40 em conclusão.

As ocorrências foram registadas nos distritos de Viseu (10), Vila Real (4), Viana do Castelo (10), Setúbal (2), Porto (8), Portalegre (1), Lisboa (2), Leiria (2), Coimbra (3), Braga (4), Beja (3) e Aveiro (6).

Segundo dados da ANPC, as ocorrências dizem respeito a quedas de árvores, movimento de massas, limpezas de via e sinalização de perigo, queda de estruturas temporárias ou móveis, de elementos de construção, desabamento de estruturas edificada e inundações de estruturas ou superfícies por precipitação intensa.

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da depressão “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, Espanha.

Esta depressão vai afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar entre as 12h00 e as 21h00 de hoje sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima.

Além do vermelho para a agitação marítima, o IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para hoje e sábado de vento para todos os distritos de Portugal continental, exceto Évora, e de neve para Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

Para hoje está previsto vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro.

Quanto à agitação marítima, a previsão aponta para a costa ocidental ondas de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, passando a 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e com uma altura máxima que poderá atingir 15 metros.

Devido à passagem de uma massa de ar polar pós-frontal fria, prevê-se ocorrência de aguaceiros que poderão ser localmente intensos, de granizo e acompanhados de trovoada, e sob a forma de neve nas terras altas.

O IPMA prevê ainda uma descida da temperatura, o que associado ao vento forte aumentará o desconforto térmico.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a possibilidade de cheias, formação de lençóis de água e gelo e quedas de árvore devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.

Também a Autoridade Marítima Nacional alertou para o agravamento das condições meteorológicas e oceanográficas na zona norte de Portugal continental, entre a madrugada de hoje e a de sábado.

Previous PJ deteve suspeito de matar mulher de 25 anos em Moimenta da Beira
Next Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

Artigos Relacionados

Politica

Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, um voto de reconhecimento ao executivo municipal, Juntas de Freguesia, povo,…

Última Hora

Mundo: Várias famílias portuguesas viviam em prédio que se incendiou em Londres

Três famílias portuguesas e mais dois portugueses habitavam na Torre de Grenfell, em Londres, onde durante esta madrugada deflagrou …

Região

Mulher detida quando tentava introduzir heroína no Estabelecimento Prisional de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Centro, em estreita colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, funcionária numa Instituição de Solidariedade Social, como presumível autora da prática

Região

António Ataíde e Os Impuros em espetáculo na Cerâmica Arganilense

O Auditório da Cerâmica Arganilense recebe no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 21h30, “António Ataíde e os Impuros”, um projeto musical onde a música de Coimbra se funde com outros géneros musicais, numa

Destaque

Ténis de Mesa: Sporting e Benfica disputam Supertaça em Oliveira do Hospital

A acontecer pela primeira vez em Oliveira do Hospital, a SuperTaça em Ténis de Mesa vai ser disputado, no próximo sábado, dia 24 (15h00), pelo Sporting e Benfica…

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova, pelo 6.º ano consecutivo

No dia 15 de outubro, sábado, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º  programa “A Escola e o Meio” do ano letivo 2016-17, uma produção do Clube

Informação

Mais de  500 mil árvores já foram plantadas no Pinhal de Leiria

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria

Última Hora

Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios voltam a manifestar-se em Coimbra

Os Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de julho e outubro de 2017 consideram insuficientes as medidas de apoio disponibilizadas pelo governo…

Última Hora

Intermarché de Oliveira do Hospital festeja 21º aniversário com os clientes

A Loja Intermarché de Oliveira do Hospital está de parabéns. Neste fim de semana, 13 e 14 de maio, o espaço sob gerência de Jorge Graça e Cidália Lopes convida

Sociedade

Associação PIDS recupera tradições e confere novo fôlego à freguesia de Seixo da Beira (com vídeo)

Quase a terminar o roteiro pelas associações juvenis do país, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude visitou esta manhã a jovem associação PIDS, …

Última Hora

Aqua Village Health Resort & Spa vence mais um prémio internacional pela World Luxury Hotel Awards

O Aqua Village Health Resort & Spa soma e segue com mais um prémio internacional, desta vez como o melhor resort de luxo com águas termais da Europa, pela World

Sociedade

“L’Artista” surpreende com menu asiático e aproximação à comunidade

O  conhecido Restaurante e Pizzaria L’Artista, localizado na Catraia de S. Paio, no concelho de Oliveira do Hospital inicia amanhã, dia 29 de junho, a “noite Asiática”.