Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o perigo de incêndio rural em vários distritos, nomeadamente no de Faro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Proteção Civil refere que, tendo em conta as previsões do IPMA para esta sexta-feira, que apontam para “tempo quente e vento moderado” estão reunidas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.

Por esse motivo, o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) deixa um aviso à população, nomeadamente dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

Segundo as previsões do IPMA que apontam para “vento do quadrante Oeste, que vai soprar moderado a forte (até 40 Km/h), com rajadas que podem atingir 60 Km/h na faixa costeira ocidental e terras altas (em especial serras da Lousã, S. Mamede e Monchique, durante a tarde e início da noite)  e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve”, bem como a previsão de temperaturas a rondar os 30/35ºC no Interior, e entre 24 e 26ºC no Litoral, “prevendo-se uma ligeira subida em especial no sábado e na segunda-feira (21 e 23 julho) “, e uma “humidade Relativa do Ar (HRA)  entre 20 e 30% nas regiões do Interior e do Algarve, com franca recuperação noturna na generalidade do território”, devem as populações evitar certas ações e comportamentos de risco.

A ANPC explica ainda que “estas condições configuram índices de risco de incêndio muito elevado a máximo”, nomeadamente “no distrito de Faro e em alguns concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja, com previsão de agravamento na segunda-feira (23 julho) no Interior Norte e Centro (em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos da Guarda e Castelo Branco) “.

image_pdfimage_print
Previous Suspeito de matar jovem de Santa Comba Dão em prisão preventiva
Next ExpOH vai contar com sessão de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação

Artigos Relacionados

Sociedade

Cáritas Coimbra vai reconstruir 40 casas afetadas pelos incêndios

A Cáritas de Coimbra vai reconstruir 40 habitações afetadas pelos incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e em Góis, foi hoje anunciado.  

Última Hora

Homem de 49 anos morreu em acidente de trator

Um homem de 49 anos morreu ontem, no concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, vítima de um acidente com um trator agrícola.

Informação

Rafael Costa, deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital faz avaliação de “desilução”do executivo

Rafael Costa, deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital disse esta tarde que a avaliação que faz do desempenho do executivo municipal (PS) é de “desilusão”. Criticou

Cultura

Museu Machado de Castro acolhe Meet Up Europa

O Centro de Informação Europe Direct (CIED) Região de Coimbra promove amanhã, 18 de maio, a iniciativa Meet Up Europa dirigida aos alunos do Ensino Básico, no Museu Nacional Machado

Última Hora

Tanak vence em Lousada e Conquista a liderança

A dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o Toyota Yaris WRC, é a primeira líder do Vodafone Rally de Portugal, depois de ter sido a mais rápida na super especial de Lousada (3,36

Região

Queda de neve obrigou ao corte de duas estradas no distrito de Viseu

A queda de neve no norte do distrito de Viseu obrigou hoje ao corte de duas estradas e ao transporte de crianças de aldeias de Castro Daire…

Região

29 detenções, 759 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 28 de agosto a 3 de setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Informação

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Última Hora

“Temos todas as condições para um grande ano na Eptoliva”

A Eptoliva realizou, esta manhã, a aula de abertura do novo ano letivo. Diante dos novos alunos, a direção da escola vincou o propósito de repetir…

Informação

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Última Hora

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Informação

Município de Tábua assina contrato de execução de empreitada na União de Freguesias Pinheiro de Côja / Meda de Mouros

O Município de Tábua assinou hoje o contrato para a execução da empreitada de “Construção do Sistema de Drenagem de Águas Residuais de…

Informação

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Última Hora

Camionistas queixam-se de furto de combustível em Oliveira do Hospital

No período de duas semanas, pelo menos dois condutores de pesados depararam-se com situações de furto de combustível nos depósitos dos camiões, estacionados na cidade de Oliveira do Hospital.

Informação

Acidentes com tratores agrícolas fizeram um morto e um ferido grave em Viseu

Dois acidentes com tratores fizeram ontem um morto, em São Pedro do Sul, e dois feridos, um deles grave, em Viseu, disse a Proteção Civil de Viseu.

Região

Incêndios: Apenas 172 pessoas pediram ajuda ao Estado para recuperação das casas

Apenas um décimo das famílias com casas destruídas pelos incêndios de outubro de 2017 formalizaram os pedidos de ajuda do Estado a duas semanas do fim do prazo,…

Desporto

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia do Pai com iniciativa “Pai, vem treinar comigo”

No âmbito da comemoração do Dia do Pai, 19 de março, o Município de Oliveira do Hospital desafiou novamente os clubes desportivos do concelho a convidarem os pais dos seus

Informação

GNR da Guarda apreende roupa contrafeita em dois concelhos

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje que apreendeu 600 peças de vestuário contrafeito, com um valor total presumível de 15.195 euros, e que identificou nove vendedores ambulantes.

Politica

Independente Mário Loureiro recandidata-se pelo PS à Câmara de Tábua

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, vai recandidatar-se ao cargo pelo PS nas eleições autárquicas de 2017.

Informação

Tábua adere ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento

O Município de Tábua assinou com a Associação Dignitude, um protocolo de adesão ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem como objetivo…

Última Hora

FAAD: Herdade quer assegurar “urgências condignas” à população de Oliveira do Hospital

Álvaro Herdade foi ontem reconduzido na presidência do Conselho de Administração da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD). No terceiro mandato, o conhecido clínico redobra…

Informação

Covilhã triplica IMI para prédios abandonados e em ruínas

A Câmara Municipal de Covilhã vai manter em 2017 as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), mas triplicará e duplicará, respetivamente, …

Informação

Constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A empresa Águas do Vale do Tejo alertou, ontem, para a possibilidade de se verificarem constrangimentos no abastecimento de água nos concelhos de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia na sequência

Última Hora

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,