Proteção Civil emite aviso à população devido ao aumento do risco de incêndios

Proteção Civil emite aviso à população devido ao aumento do risco de incêndios

image_pdfimage_print

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) divulgou, esta quinta-feira, um aviso de aumento do risco de incêndios a partir de sexta-feira, devido a uma subida gradual da temperatura e a diminuição da humidade relativa.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a ANEPC refere que, “de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a partir de sexta-feira, dia 19 de julho, uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa” e explica que “as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de incêndios”.

Segundo o documento, que divulga as condições meteorológicas previstas para sexta-feira, sábado e domingo, existe um aumento gradual do risco de incêndio a partir de sexta-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios.

Este risco é maior “nos concelhos com níveis que variam entre elevado a máximo” dos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu. Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável que ocorra “tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.

A ANEPC recorda que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja muito elevado ou máximo, não é permitida “a queima de matos cortados e amontoados, o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes ou o fumigar ou desinfetar apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”.

No documento, a ANEPC recomenda a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural”.

Previous Região: GNR apreende 749 munições e 13 armas. Identificado homem pelo crime de cultivo de estupefacientes
Next EXPOH: “Temos uma feira muito interessante para a nossa dimensão”

Artigos Relacionados

Desporto

SEF sinaliza jogadores  de clubes da zona centro   

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou seis atletas em situação irregular em Portugal, ligados a dois clubes de futebol da zona centro do país.

Informação

Projecto Melhor Eucalipto com sessões de informação para produtores florestais

Depois de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), o Projecto Melhor Eucalipto segue hoje para Sever do Vouga (distrito de Aveiro), no Centro de Artes e Espetáculos, com mais uma

Informação

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Nacional

Morreu Belmiro de Azevedo

O empresário Belmiro de Azevedo morreu aos 79 anos. O homem forte do grupo Sonae faleceu no hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira, adianta a imprensa

Informação

IPC estabelece parceria com Hospital da Luz

O Politécnico de Coimbra celebrou, no passado dia 19 de fevereiro, um protocolo com o Hospital da Luz que, “para além de fortalecer as relações institucionais e de favorecer a

Última Hora

Monchique: Proteção Civil admite “outras causas que não negligência”

O comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil admite que, na origem do incêndio que deflagrou no início do mês em Monchique, haja “outras causas que não a negligência

Informação

ADEPTOLIVA aprova Gestão e Contas Positivas de 2018 por unanimidade e com voto de louvor

Na Assembleia Geral da ADEPTOLIVA, que contou com uma significativa participação dos seus promotores associados, o Presidente da Direção, Daniel Dinis Costa, prestou várias informações…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital distinguido em Oviedo

O Município de Oliveira do Hospital e o seu presidente, José Carlos Alexandrino, bem como a Confraria do Queijo Serra da Estrela foram homenageados e galardoados, na cidade de Oviedo…

Informação

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Vídeos

Música: David Carreira apresentou “És Só Tu” na Rádio Boa Nova

O jovem artista David Carreira apresentou esta manhã, na Rádio Boa Nova, o novo single “És só tu”, que conta com a participação de Inês Herédia.

Última Hora

Um milhão de euros para projetos nas zonas afetadas por fogos de outubro

De acordo com um comunicado divulgado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o Fundo Recomeçar já abriu as candidaturas de apoio financeiro para entidades públicas,…

Destaque

“Vejo ambulâncias chamadas pelo 112 a ir para Coimbra ou para Seia. Não posso concordar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse hoje, na Rádio Boa Nova, que não admite que “o nosso SAP não atenda um conjunto de pessoas” …