Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

Proteção Civil de Góis empenhada no combate à vespa asiática

image_pdfimage_print

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Góis tem-se empenhado no combate à disseminação da vespa velutina nigrithorax, vulgarmente conhecida por vespa asiática, cumprindo liminarmente com o estipulado no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina.

Este inseto é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (Apis mellifera), revelando-se um enorme problema para a apicultura nacional, sendo também considerado um problema de saúde pública, dada a proximidade de muitos ninhos com os aglomerados populacionais.

Existe um plano desenvolvido pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a vigilância e controlo desta espécie invasora. Este plano pode ser consultado no site do ICNF (http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao).

Desta forma, o Município solicita que, caso se depare com um ninho de Vespa Velutina, ou se suspeitar que se trata de um, comunique de imediato qualquer deteção ou suspeita da espécie através da plataforma SOS VESPA, onde qualquer cidadão pode referenciar o avistamento de vespa ou a localização de ninhos. Estas informações serão à posteriori verificadas e validadas por um técnico da proteção civil.

Para aqueles que não dispõem de acesso à plataforma, devem reportar a situação presencialmente, via telefone (235770110), por correio eletrónico para a Câmara Municipal de Góis ([email protected]), na junta de freguesia ou utilizar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Góis, no presente ano, intervencionaram, até ao momento, mais de uma centena de ninhos, sendo que as freguesias de Vila Nova do Ceira e de Alvares são as que registam o maior número de ocorrências.

A Câmara Municipal de Góis continua a dispensar a maior atenção a este problema, estando, neste momento, a estudar formas de intensificar o combate e a prevenção do aparecimento de novos ninhos.

Previous Viseu: GNR ministra Curso de Investigação às Causas dos Incêndios Florestais
Next Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

Artigos Relacionados

Região

IP Guarda e Câmara de Fornos de Algodres assinam protocolo em prol da qualidade da água

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres (CMFA) assinaram, hoje, um protocolo de colaboração com vista à elaboração de um Plano Estratégico de

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Última Hora

Cooperativa promove colóquio sobre “Nutrição Animal”

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza no dia 21 de abril, pelas 11h00, um colóquio alusivo à “Nutrição Animal”.

Última Hora

FACIT decorre de 28 de junho a 2 de julho com novidades e artistas de renome nacional

A 9.ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que vai decorrer de 28 de junho a 2 de julho, foi apresentada hoje, em conferência de

Última Hora

CTT lança selos em defesa da Ovelha Bordaleira

Os CTT apresentaram em Oliveira do Hospital, nas instalações da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE),…

Última Hora

Alexandrino é presidente interino da CIM até à realização de novas eleições

O presidente do Município de Oliveira do Hospital e primeiro vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da (CIM) da Região de Coimbra desempenha, até à realização de nova eleição, …

Última Hora

Explosão em fábrica de pirotecnia fez cinco mortos e três desaparecidos

A explosão num paiol (depósito de explosivos) de uma fábrica de pirotecnia, ocorrido ontem, em Avões, Lamego, causou cinco mortos. Esta manhã foram retomadas buscas pelos três desaparecidos.

Informação

Outono começa domingo com temperaturas altas

O outono começa no domingo, dia 23, com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, …

Última Hora

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Região

Adolescente e um adulto detidos por suspeita de tentarem matar um homem de 29 anos

A Polícia Judiciária deteve um homem de 31 anos e de um jovem de 15 anos suspeitos de tentativa de homicídio, em Lamego, na madrugada de 19 de agosto.

Educação

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Desporto

FCOH e ADN vencem jogos da 4ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), as duas equipas do concelho oliveirense a jogar na Série C do Campeonato Nacional, venceram, ontem,