Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

image_pdfimage_print

A Proteção Civil emitiu, esta segunda-feira, um alerta à população uma vez que é esperado, nas próximas 48 horas, um agravamento do estado do tempo.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) refere que o agravamento inclui períodos de chuva por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro, passando a aguaceiros que “poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada” entre o “início da tarde de terça-feira e o final da manhã de quarta-feira.

Para as próximas 48 horas são esperadas também rajadas de vento de até 80 km/h a norte do cabo Mondego, uma velocidade que subirá para os 100 km/h nas regiões norte e centro a partir da tarde de amanhã e até ao início da manhã de quarta-feira.

A partir do final do dia de amanhã é expectável que se registe queda de neve acima dos 1.200/1.400 metros de altitude ao mesmo tempo que a agitação marítima na costa ocidental se deverá agravar com ondas de sudoeste a atingir os 4,5 metros e podendo chegar mesmo aos 5 metros.

Face a estas previsões, a Proteção Civil alerta para a “possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira”, não sendo de descartar a possibilidade de ocorrência de deslizamento de terras “associado à saturação dos solos, pela perda da sua consistência”.

Face ao exposto, a Proteção Civil recomenda à população que proceda à “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”, que “não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e que coloque correntes de neve nas viaturas nas áreas afetadas.

É também pedido às pessoas que evitem passeios junto à orla costeira e que não pratiquem atividades relacionadas com o mar, incluindo a pesca desportiva.

Previous Confira os resultados desportivos do fim-de-semana
Next Município de Oliveira do Hospital tem linha de apoio a vítimas de violência

Artigos Relacionados

Informação

Combustíveis: Presidente da República diz que é preciso “normalizar” o caos

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que está a acompanhar a greve dos motoristas de matérias perigosas, que teve início esta segunda-feira…

Última Hora

Eptoliva vence concurso nacional “Hidrogénio a Próxima Geração de Energia”

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, venceu o concurso “Hidrogénio – A Próxima Geração de Energia” promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre em colaboração…

Região

Região: Homem de 59 anos detido por posse de armas proibidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, deteve ontem, dia 18 de março, um homem de 59 anos, pela posse de armas proibidas,…

Última Hora

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Última Hora

Grupo Flagworld reabriu Convento do Desagravo em Vila Pouca da Beira

O Convento do Desagravo reabriu as suas portas, no passado dia 15 de março, sob a Marca Flag Hotel Convento do Desagravo. A unidade posiciona-se…

Informação

Treze detenções e 73 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 30 de maio a 5 de junho, a 13 detenções em flagrante delito. No mesmo período registou 73 acidentes.

Última Hora

Região: Colisão entre viatura ligeira e moto provoca um morto

Uma colisão entre uma viatura ligeira e uma moto provocou hoje um morto em Gatões, Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Informação

Incêndio desalojou quatro pessoas

Quatro pessoas ficaram hoje de madrugada desalojadas na sequência de um incêndio na casa onde viviam, no concelho de Cinfães.

Região

GNR reforçou equipas de apoio aos idosos no distrito da Guarda

O comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou que a instituição reforçou para o dobro o número de “Núcleos de Idosos em Segurança” no distrito, …

Última Hora

Calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai receber, este domingo, dia 28 de janeiro, o Ançã. O jogo, a contar para a 16ª jornada do Campeonato da Divisão

Destaque

Associação pede rapidez para que indemnizações “não demorem uma eternidade”

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal considerou hoje que “é preciso trabalhar rápido”…

Região

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …