Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

A Proteção Civil emitiu, esta segunda-feira, um alerta à população uma vez que é esperado, nas próximas 48 horas, um agravamento do estado do tempo.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) refere que o agravamento inclui períodos de chuva por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro, passando a aguaceiros que “poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada” entre o “início da tarde de terça-feira e o final da manhã de quarta-feira.

Para as próximas 48 horas são esperadas também rajadas de vento de até 80 km/h a norte do cabo Mondego, uma velocidade que subirá para os 100 km/h nas regiões norte e centro a partir da tarde de amanhã e até ao início da manhã de quarta-feira.

A partir do final do dia de amanhã é expectável que se registe queda de neve acima dos 1.200/1.400 metros de altitude ao mesmo tempo que a agitação marítima na costa ocidental se deverá agravar com ondas de sudoeste a atingir os 4,5 metros e podendo chegar mesmo aos 5 metros.

Face a estas previsões, a Proteção Civil alerta para a “possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira”, não sendo de descartar a possibilidade de ocorrência de deslizamento de terras “associado à saturação dos solos, pela perda da sua consistência”.

Face ao exposto, a Proteção Civil recomenda à população que proceda à “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”, que “não atravesse zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e que coloque correntes de neve nas viaturas nas áreas afetadas.

É também pedido às pessoas que evitem passeios junto à orla costeira e que não pratiquem atividades relacionadas com o mar, incluindo a pesca desportiva.

Previous Confira os resultados desportivos do fim-de-semana
Next Município de Oliveira do Hospital tem linha de apoio a vítimas de violência

Artigos Relacionados

Informação

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Informação

Sinistralidade: 100 acidentes e três mortos marcam a última semana no distrito de Coimbra

A semana de 7 a 13 de agosto fica marcada, no distrito de Coimbra pela ocorrência de uma centena de acidentes que resultaram em três vítimas mortais, cinco feridos graves

Informação

Beiras e Serra da Estrela contra o encerramento de balcões da CGD

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou por unanimidade uma moção contra o encerramento dos balcões da Caixa Geral de Depósito (CGD), com os municípios a

Informação

Empresa “R6 Living” entregou donativo à Rádio Boa Nova

A empresa R6 Living, especializada em engenharia e construção com madeiras e derivados, atribuiu à Rádio Boa Nova um donativo de dois mil Euros. A medida decorre …

Região

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

Atendendo à previsão de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, para esta sexta feira…

Última Hora

Voluntários recolhem lixo deixado durante o inverno na Serra da Estrela

Mais de uma centena de voluntários vão reunir-se, no dia 28, no ponto mais alto da Serra da Estrela, para recolher o lixo ali deixado durante o inverno.

Informação

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Educação

Alunos Oliveira do Hospital participam na Greve Estudantil Mundial Pelo Clima

Alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, participam hoje, dia 15 de março, na Greve Estudantil Mundial Pelo Clima, em Oliveira do Hospital.

Região

Duas autoestradas e três estradas nacionais cortadas devido aos incêndios

Três estradas nacionais e duas autoestradas nos distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Viseu estavam, cerca das 10h00, cortadas ao trânsito, devido aos incêndios, disse à Lusa fonte da

Informação

Homem detido em Pedrogão Grande por suspeita de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, e com a colaboração da GNR de Pedrogão Grande, deteve um homem, pela presumível autoria de um crime de violação, …

Região

“The Castles Quest” desafia ciclistas a “conquistar” as 12 Aldeias Históricas

As inscrições para a aventura The Castles Quest, iniciativa que desafia ciclistas em BTT a percorrer 600 quilómetros pelas 12 Aldeias Histórias de Portugal, num tempo limite, já estão abertas.

Cultura

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do