Proteção Civil alerta para risco “muito elevado e máximo” de incêndio

Proteção Civil alerta para risco “muito elevado e máximo” de incêndio

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o risco de incêndio “muito elevado e máximo” na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve para os próximos dias.

O alerta do perigo de incêndio da ANPC surge após a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê uma subida gradual da temperatura máxima entre sábado e segunda-feira, fixando-se na generalidade do país acima dos 30 graus, podendo atingir valores próximos ou iguais a 40 graus em particular nas regiões do vale do Tejo e Alentejo interior.

A temperatura mínima terá valores acima dos 20 graus, em particular nas regiões Centro e Sul, prevendo o IPMA que o tempo quente e seco tenha fraca recuperação noturna.

A ANPC sublinha que, em função da previsão das condições meteorológicas, é expectável tempo quente e seco, com incidência nas condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

A Proteção Civil recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitida a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem.

No comunicado, a ANPC recorda ainda alguns cuidados especiais a ter na realização de trabalhos agrícolas e florestais, como manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

image_pdfimage_print
Previous CIM Região de Coimbra recebe Prémio Nacional – Mobilidade em Bicicleta
Next Antevisão: FCOH x Vilafranquense. Peniche x ADN

Artigos Relacionados

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor às três empresas PME Excelência

As empresas Irmão Lopes & Cardoso, Seialab e Seilimp mereceram ontem um voto de louvor e reconhecimento pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, fruto da distinção PME Excelência.

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar sobre a economia e as pessoas, com destaque para a capacidade

Destaque

Número de animais mortos pode chegar aos cinco mil em Oliveira do Hospital

Os primeiros números, após o incêndio de 15 de outubro, apontavam para cerca de três mil animais mortos, a maioria ovinos e caprinos,…

Destaque

Hoje é dia de “Nós as Mulheres”. A Rádio Boa Nova apresenta-lhe três…

O Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, dia 8 de março, foi criado pela ONU, em 1975, com o objetivo de lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas

Última Hora

Colisão entre dois veículos na EN1 faz um ferido grave

Uma pessoa ficou ferida com gravidade, ontem ao final da tarde, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na EN1, em Avelãs de Caminho, Anadia.

Informação

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Informação

Misericórdia de Galizes prepara nova valência e comemoração dos 350 anos

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes, no concelho de Oliveira do Hospital, presta apoio diário a cerca de 800 pessoas nas várias valências e serviços que disponibiliza.

Última Hora

Alvôco de Várzeas renova bandeira “Azul” e “Praia Acessível”

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a bandeira “Azul” no próximo sábado, 2 de julho, …

Informação

Despiste de viatura provoca atropelamento mortal em Leiria

O despiste de uma viatura provocou hoje um atropelamento mortal em Riba d’Aves, Ortigosa, no concelho de Leiria, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Informação

Secretário de Estado da Proteção Civil visitou Parque de Máquinas da ADESA

José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, visitou, na passada sexta-feira, o Parque de Máquinas de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais,…

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital, apesar da vitória de ontem em casa por 3-2 frente à Académica, ainda não conseguiu recuperar a liderança do Campeonato da Divisão de

Informação

Autarca de Tábua acredita que FACIT “tem todas as condições para dar certo”

Arranca hoje, pelas 18h00, em Tábua, a 9ª FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Até domingo o certame serve de mostra às

Politica

Rui Silva apresenta candidatura pelo PS à Câmara de Arganil

Está marcada para domingo, 18 de junho, a apresentação do candidato pelo Partido Socialista, Rui Silva, à Câmara Municipal de Arganil.

Última Hora

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Última Hora

II Ultra Trail do Colcurinho resultou num sucesso  

Foi um verdadeiro sucesso o II Ultra Trail do Colcurinho que se realizou no domingo, dia 30 de outubro, no âmbito da 15ª Festa da Castanha de Aldeia das Dez,

Última Hora

18 detenções e 59 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 2 a 8 de maio, a 18 detenções em flagrante delito. No âmbito de um conjunto de operações de

Última Hora

Deputado Pedro Coimbra pede requalificação total da EN 230 em Oliveira do Hospital

O deputado do Partido Socialista Pedro Coimbra questionou o Governo sobre se pretende estender a requalificação da EN 230 no troço entre a Ponte das Três Entradas e o limite

Informação

Lousã: Homem detido na posse de 210 plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, ontem, dia 20 de setembro, um homem, com 65 anos, por tráfico de estupefacientes, na Lousã.

Última Hora

Câmara de Seia distingue personalidades e alunos no Dia do Município

Seia comemora no próximo dia 3 de julho o Dia do Município. Na cerimónia do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade, a Câmara Municipal distingue,…

Última Hora

“Ataques” levam Luís Lagos a deixar lugar de deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado reeleito pelo CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, resignou ao mandato naquele órgão. Luís Lagos já comunicou a decisão… … à presidente da Assembleia

Região

Detidos na Guarda oito suspeitos de integrarem rede de tráfico de droga

Ao longo da última semana, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda em colaboração com outros elementos,…

Última Hora

CIM da Região Centro reuniram com Comissário Europeu 

As Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Médio Tejo reuniram esta terça-feira, em Bruxelas,…

Educação

Reunião pública da Câmara está a decorrer esta manhã.

A Rádio Boa Nova a acompanhar a reunião pública da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. De outros assuntos, destaque ao hastear das bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável. Nesta

Região

Dois detidos por furto de combustível em Gouveia

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial da Guarda, no passado dia 4 de junho, deteve dois homens de 40 e 50 anos, por furto de combustível, na