Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

… para o agravamento do estado do tempo previsto para as próximas 72 horas.

Em todo o território são esperados aguaceiros intensos, a começar no final da noite de sábado, prolongando-se durante o domingo. Vento forte, queda de neve nas terras altas (acima dos 1000 m) a partir do final do dia de domingo e durante a segunda feira. No litoral, a situação é agravada com agitação marítima.

A proteção Civil alerta, por isso, para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, inundações de estruturas urbanas subterrâneas, danos em estruturas montadas ou suspensas, dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis, queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira.

Para minimizar o impacto daqueles efeitos, a proteção civil recomenda a adoção de comportamentos adequados e condução defensiva. Recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

Não atravessar zonas inundadas, proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, assim como da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais, não praticar atividades relacionadas com o mar são outros dos conselhos da Proteção Civil.

Previous “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Informação

Detidos em Mangualde por tráfico de estupefacientes e furto

O Comando Territorial da GNR de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve ontem, dia 4 de julho, …

Informação

Hoje é o último dia para a entrega do IRS

Termina esta quarta-feira o prazo para todos os contribuintes entregarem a declaração de Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS) relativa aos rendimentos auferidos em 2016.

Educação

EPTOLIVA: a escola da Região Centro com mais projetos selecionados no Prémio Fundação Ilídio Pinho

No âmbito da candidatura à 15ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – CIÊNCIA NA ESCOLA – 2017/2018, cujo tema se insere em “Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento

Destaque

Bispo de Coimbra D. Virgilio Antunes, continua visita no concelho de Oliveira do Hospital

Este sábado iniciou o dia com a visita e bênção da Residência Sénior Sant’Ana do Grupo IG em Oliveira do Hospital. Em declarações à Rádio Boa Nova, salientou o excelentes

Última Hora

Seia com minorações da taxa de IMI em 20 freguesias

A Câmara Municipal viu aprovada, na Assembleia Municipal do dia 23 de setembro, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2017,…

Informação

Oliveira do Hospital reconhecida como “Autarquia + Familiarmente Responsável” pelo terceiro ano consecutivo

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2017” – um galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente…

Região

Despiste de viatura provoca atropelamento mortal em Leiria

O despiste de uma viatura provocou hoje um atropelamento mortal em Riba d’Aves, Ortigosa, no concelho de Leiria, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

Última Hora

Guarda: Despiste de um motociclo provoca um morto e um ferido grave

O despiste de um motociclo na localidade de Corujeira, no concelho da Guarda, provocou um morto e um ferido grave.

Última Hora

Três meses depois do fogo, ainda falta repor 5 por cento da rede de comunicação

Passados três meses dos incêndios de outubro, a Altice assume ainda não ter conseguido repor, na totalidade, as comunicações nas zonas afetadas.

Sociedade

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Informação

Linha da Beira Alta cortada devido a incêndio

O incêndio que lavra no concelho de Anadia interrompeu a circulação de comboios. A Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Pampilhosa.

Informação

Desmantelada rede de tráfico de droga. GNR detém 15 indíviduos

A GNR anunciou hoje a detenção de 15 indivíduos suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes em várias localidades dos concelhos do Fundão, Covilhã e Lisboa.