Proteção Civil alerta para condições climatéricas adversas

Proteção Civil alerta para condições climatéricas adversas

O Comando distrital das Operações de Socorro de Coimbra alerta em comunicado enviado à Rádio Boa Nova para o agravamento das condições  meteorológicas previsto…

… para o fim de semana, nomeadamente, precipitação, neve, vento forte e agitação marítima.

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, 10 de fevereiro, a proteção civil alerta para os efeitos decorrentes do mau tempo, como o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas, dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, queda de ramos ou árvores, possíveis acidentes na orla costeira e fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

Em comunicado, a proteção civil recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente: garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias; não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas e proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e  junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros são outras das recomendações, assim como  não praticar atividades relacionadas com o mar são outras das recomendações, a que se junta a especial atenção às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

image_pdfimage_print
Previous Incêndio em Santa Comba Dão deixa três pessoas desalojadas
Next Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se amanhã em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Sociedade

Câmara de Oliveira do Hospital lança concurso para resolver problema na praia fluvial de Avô

José Carlos Alexandrino anunciou, hoje, que o Município de Oliveira do Hospital vai avançar com concurso público para a execução imediata da requalificação da praia fluvial de Avô.

Região

Pedrógão discute plano de auxílio às vítimas dos incêndios

A Câmara de Pedrógão Grande iniciou, hoje, uma reunião entre representantes de diversos organismos públicos ligados à saúde.

Informação

Acidente no IC2 fez três mortos

Uma colisão que envolveu dois veículos ligeiros e um de mercadorias no IC2, à entrada de Coimbra, fez esta quarta-feira três mortos e um ferido grave.

Última Hora

Rádio Boa Nova promoveu debate sobre “Igualdades e Desigualdades entre Mulheres e Homens” (com vídeo)

No âmbito da Semana Municipal para a Igualdade promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, a Rádio Boa Nova promoveu esta sexta-feira um debate alusivo ao tema “Igualdades e Desigualdades

Informação

“Espaço Blc3 – Ciência no Interior” com Dina Dias na Rádio Boa Nova

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com Dina Dias.

Última Hora

Góis preparou moradores da Ponte do Sótão para situações de risco por incêndio

O Município de Góis promoveu, hoje, um exercício de preparação dos moradores da Ponte do Sótão para eventuais situações de risco por incêndio.

Última Hora

Região: Casal de septuagenários ficou gravemente ferido em colisão

Duas pessoas ficaram gravemente feridas numa colisão entre dois automóveis, ontem ao final da tarde, em Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure.

Sociedade

Saúde gerou polémica na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado do PSD, João Brito, viu rejeitada a proposta que apresentou em reunião da Assembleia Municipal para reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas por dia.

Última Hora

Tábua quer “continuar a crescer e a atrair gente”. Hoje assinala-se o Dia do Município

Na primeira comemoração do Dia do Município de Tábua após o grande incêndio, Mário Loureiro destaca a determinação da autarquia no processo de recuperação. Em entrevista à Rádio Boa Nova,

Região

Casimiro Santos, do L’artista, é dos melhores pizzaiolos do mundo

Casimiro Santos, chef da Pizzaria L’artista, em Catraia de São Paio, pertence à Seleção Portuguesa de Pizzaiolos que, no passado dia 7 de setembro, se sagrou campeã mundial de pizzaiolos.

Última Hora

Centro Hospitalar de Coimbra com nova técnica cirúrgica

O serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de artroplastias totais da anca através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, desenvolvida

Sociedade

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.

Informação

Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

A partilha de conhecimentos com a Suécia, onde um incêndio florestal matou duas pessoas em 2014, é um dos objetivos de um intercâmbio internacional que envolve investigadores da Universidade de

Última Hora

Sampaense Basket perde no Maia Basket por 79-68

O Sampaense teve “quase tudo” para sair do pavilhão da Maia, com a sua primeira vitória . Com uma entrada muito forte, a equipa de Cláudio Figueiredo foi crescendo na

Última Hora

Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Vila Franca da Beira, localidade de Oliveira do Hospital, prepara-se para comemorar o V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão, a acontecer no próximo sábado, dia 16 de junho.

Região

Região: Dois feridos graves em acidente de trabalho numa pedreira

Um acidente de trabalho numa pedreira em Ferro Ventoso, Porto de Mós, resultou em dois feridos graves. As vítimas são dois homens que ficaram feridos na sequência de um “trauma“.

Nacional

País: Dois feridos em incêndio na nova fábrica da “Kayaks Nelo”

Um incêndio nas futuras instalações da empresa Nelo, na EN13, na freguesia de Fajozes, em Vila do Conde, esta sexta-feira de manhã, causou dois feridos ligeiros.

Sociedade

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com espectáculos musicais e fogo-de-artifício na Central de Camionagem

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vão promover, pela primeira vez, um espectáculo na noite

Nacional

Proteção civil emite aviso à população devido ao mau tempo

As condições meteorológicas previstas para os próximos dias levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir um aviso à população.

Informação

Feira de Santo André está de volta ao dia 1 de dezembro em Ervedal da Beira

Amanhã, dia 1 de dezembro, realiza-se a habitual Feira de Santo André, em Ervedal da Beira no concelho de Oliveira do Hospital. 

Região

Região: Motorista morreu atingido pela báscula do camião

Um homem morreu, esta quarta-feira, na sequência de um acidente com um camião, no concelho de Mortágua.

Região

Região: Idosa sofreu ferimentos graves ao queimar papéis na varanda

Uma mulher de 77 anos sofreu hoje queimaduras em 50% do corpo, quando estava a queimar papéis na varanda do seu apartamento, situado no centro da cidade de Ílhavo, informou

Última Hora

Secretária de Estado Adjunta e da Educação inaugurou EB 1 e Jardim de Infância do Sarzedo

A Escola do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Sarzedo foi inaugurada no passado sábado, dia 7 de abril, pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão,…

Informação

Góis: Local onde bombeiros descansaram ficou coberto de lama

Depois do fogo, o concelho de Góis foi afetado pelas enxurradas provocadas pelo mau tempo desta quinta-feira. A praia fluvial de Alvares, cujo relvado foi local de descanso para os