Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio
13 Maio, 2016 1231 Views

Projetos “FULLphone” e “Bioquente” venceram Concurso Municipal de Ideias de Negócio

image_pdfimage_print

“FULLphone” e “Bioquente” foram os projetos vencedores na final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no ensino básico e secundário/profissional, respetivamente, realizada em Oliveira do Hospital.

A iniciativa foi promovida no âmbito da 3.ª edição do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Na sessão, realizada no dia 6 de maio na Casa da Cultura, os alunos César Fernandes, Daniel Alcântara e Ricardo Borges, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, arrecadaram o 1.º prémio na categoria do 3.º CEB com o projeto “FULLphone”. A ideia consiste em vender um banco, com baterias carregáveis através de painéis solares, para colocar em praias fluviais/piscinas que permita carregar os telemóveis e/ou outros dispositivos móveis, durante um período de tempo, através de um código disponibilizado pelos responsáveis dos espaços de lazer.

Já no ensino secundário/profissional, foi Carlos Quintino, aluno da EPTOLIVA que convenceu o júri com o seu projeto “Bioquente” que tem como finalidade dar resposta a três resíduos oriundos da exploração agro-florestal (resina seca do pinheiro, bagaço de azeite e borra do azeite) para desenvolver bio acendalhas, e com a borra de azeite e cinza (queima de resíduos da floresta) pretende-se obter sabão e detergentes.

A vitória deu a estes alunos o passaporte para representar o Município de Oliveira do Hospital nas finais intermunicipais da CIM da Região Centro. As sessões irão realizar-se dia 4 de junho, na Figueira da Foz para o 3.º CEB e no dia 5 de junho, em Arganil para o ensino secundário/profissional.

O júri – constituído por José Francisco Rolo, vice-presidente do MOH; António Soares, Caixa Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, e João Nunes, direção da BLC3 – determinou ainda atribuir o 2.º lugar ao projeto “Alarme Pessoal”, das alunas Érica Oliveira e Liliana Caetano (AEOH) e o 3.º prémio à ideia de negócio dos alunos João Brito e Cristiano Pereira, as “Malas Flexíveis/Flexipack” (AEOH), na categoria do ensino básico.

Já no ensino secundário/profissional, foram também premiados os projetos “Queijinhos da Serra da Estrela”, dos alunos Ricardo Gonçalves, Tiago Raimundo e Daniel Simões (AEOH); e “Marmita Saudável”, da aluna Vera Pereira (AEOH), com o 2.º e 3.º prémio respetivamente.

Nesta final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital foram defendidas dez ideias de negócio, cinco por cada ciclo de ensino, envolvendo mais de duas dezenas de alunos e sete professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital. Implementado nos últimos anos, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio visa sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo no concelho. Na fase de pré-seleção foram apresentados 19 projetos que envolveram perto de 50 alunos e 16 professores.

No final da sessão, que teve ainda momentos musicais pela Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Seia e das classes do conjunto de várias turmas do AEOH, os jovens participantes ouviram palavras de incentivo por parte dos membros do júri e das direções das escolas, pela originalidade das ideias e pelo trabalho desenvolvido que permitiu idealizar potenciais negócios. Também a vereadora da Educação, Graça Silva parabenizou todos os participantes, em particular os vencedores que terão a responsabilidade de representar o Município de Oliveira do Hospital nas respetivas finais intermunicipais.

Previous Estátua de S. João Paulo II, o futuro padroeiro de Oliveira do Hospital, está "quase pronta" (com vídeo)
Next Sábado é o dia “Da Nossa Terra” em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Depressão Laura causou mais de 200 ocorrências

Quedas de árvores e de estruturas devido à intensidade do vento e inundações por dificuldades no escoamento são as principais ocorrências registadas no país. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

Região

Seia: Já são conhecidos os dez vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo

O Município de Seia apresentou ontem, dia 3 de julho, no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da 3ª edição do Orçamento Participativo.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 6 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Bandeira ECO XXI hasteada hoje em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável. Na cerimónia foi ainda atribuída a bandeira ECO ESCOLAS à Eptoliva, Estgoh e Agrupamento de Escolas de

Última Hora

Neve cortou estradas na região de Seia e Manteigas

A GNR da Guarda alerta hoje para os condicionamentos de trânsito na manhã desta terça-feira devido à neve que caiu nas regiões de Manteigas e de Seia, distrito da Guarda. 

Última Hora

Temperaturas vão subir a partir de amanhã, em especial no interior

As temperaturas vão subir a partir de quinta-feira, mantendo-se elevadas até ao dia 20 de julho, em especial no interior do país, informou hoje o Instituto Português do Mar e

Última Hora

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei, este fim de semana em Alvôco das Várzeas

3.º Campeonato Nacional de ParaOK5 Outdoor – ParaHóquei É já este sábado 10 de junho que Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, irá receber o 3.º Campeonato

Informação

PJ deteve suspeito de atear fogo em terreno privado que colocou em risco casas contíguas.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro deteve , ontem, o presumível autor de um crime de incêndio florestal, …

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 12 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Cultura

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

Informação

Benfiquistas preparam festa do tetra na “rotunda do cavaleiro”

A “rotunda do cavaleiro”, em Oliveira do Hospital, está desde o início da semana reservada pelos benfiquistas para a eventual festa do “tetra” que, este ano, pode acontecer amanhã, dia

Última Hora

Nogueirense promove palestra com Tarantini Vaz

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai realizar uma palestra com o preletor convidado Tarantini Vaz, com o tema “Sonha, Desafia-te, Concretiza”, …