Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

A primeira edição do programa “Exploradores – [email protected]çor” decorreu, entre os dias 10 e 13 de setembro, na freguesia da Benfeita e evelou-se “uma verdadeira viagem pelos recantos da Paisagem Protegida da Serra do Açor, repleta de aventura e descoberta”.

Promovida pela Câmara Municipal de Arganil, em parceria com a Junta de Freguesia da Benfeita, o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, a iniciativa envolveu cinco alunos do 10.º e 11.º anos, que tiveram a oportunidade de conhecer de uma forma mais profunda a Mata da Margaraça, a sua riqueza, a sua diversidade e a beleza das suas paisagens.

Durante os três primeiros dias deste projeto pioneiro, centrado sobretudo na vegetação, alertando para a recuperação das áreas ardidas pelo incêndio que devastou o concelho em outubro passado, os jovens exploradores realizaram diversas tarefas de campo, aprendendo, por exemplo, a controlar as espécies invasoras, participaram em visitas guiadas e aprenderam a fazer colheres de pau e casinhas de xisto. À noite, aventuraram-se na fotografia, aproveitando os encantos da Aldeia do Xisto da Benfeita, e relaxaram, de uma forma séria e consciente, com o filme “Before the Flood” [Antes do Dilúvio].

O programa encerrou com os jovens exploradores a atreverem-se pelo estimulante mundo laboratorial, na Escola Superior Agrária, em Coimbra. Depois de recolhidas amostras de solo e de água, no Bosque existente nas imediações daquela escola, os alunos vestiram a bata branca e calçaram as luvas para descobrir o que compõe os elementos básicos da natureza.

Com os conhecimentos apreendidos e o trabalho desenvolvido durante os quatro dias, os primeiros exploradores deste projeto experimental vão preparar uma exposição, numa primeira fase, e um relatório, que será apresentado no Dia Internacional da Floresta Autóctone, no dia 23 de novembro.

Previous Está prevista a chuva, mas o calor continua
Next MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

Artigos Relacionados

Região

Movimento insiste no alargamento de prazos para pedir ajuda do Estado

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) insiste na necessidade de serem alargados os prazos para os pedidos de diferentes ajudas …

Informação

Associação de Utentes e Sobreviventes recolhe assinaturas para melhoramento do IP3 durante a Páscoa

A Associação de Utentes e Sobreviventes do Itinerário Principal (IP) 3 já conseguiu 4.600 assinaturas para a petição pela melhoria e alargamento daquela via, mas vai aproveitar o maior fluxo

Informação

Rádio Boa Nova lança calendário promocional 2019

A Rádio Boa Nova, que no próximo dia 19 de março comemora 33 anos, lança esta semana o calendário promocional 2019. Esta é uma de várias iniciativas que a Rádio

Informação

Comboio de mercadorias descarrilou na Linha do Norte

Um comboio de mercadorias que circulava na Linha do Norte descarrilou, ontem à tarde, em Souselas, arredores de Coimbra, mas não há registo de vítimas.

Informação

15 detenções, 805 infrações e 90 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de março, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

GNR atenta ao excesso de velocidade até domingo

A GNR vai intensificar a partir de amanhã, e até ao próximo domingo, as ações de controlo de velocidade em todo o país.

Última Hora

Município de Seia volta a promover Mercadinho de Natal

  A Câmara Municipal de Seia, em parceria com Associação de Artesãos da Serra da Estrela, volta a promover o Mercadinho de Natal.

Sociedade

Britânicos votaram “sim” à retirada da UE. Cameron anunciou demissão

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a intenção de se demitir em outubro, na sequência do referendo em que os britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia.

Região

Ministro Pedro Marques vem a Oliveira do Hospital adjudicar requalificação da Estrada da Beira

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, desloca-se amanhã, 6 de janeiro, a Oliveira do Hospital para a adjudicar a obra de requalificação da Estrada da Beira…

Última Hora

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Sociedade

GNR deteve suspeito de furtos em obras de construção em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, identificou, no dia 27 de junho, um homem de 32 anos, por furto em obras

Destaque

Alexandrino garante que amianto vai ser retirado da escola de Oliveira do Hospital

De visita à Escola de Lagares da Beira onde, de forma simbólica, assinalou o arranque do novo ano letivo no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal