Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

A primeira edição do programa “Exploradores – [email protected]çor” decorreu, entre os dias 10 e 13 de setembro, na freguesia da Benfeita e evelou-se “uma verdadeira viagem pelos recantos da Paisagem Protegida da Serra do Açor, repleta de aventura e descoberta”.

Promovida pela Câmara Municipal de Arganil, em parceria com a Junta de Freguesia da Benfeita, o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, a iniciativa envolveu cinco alunos do 10.º e 11.º anos, que tiveram a oportunidade de conhecer de uma forma mais profunda a Mata da Margaraça, a sua riqueza, a sua diversidade e a beleza das suas paisagens.

Durante os três primeiros dias deste projeto pioneiro, centrado sobretudo na vegetação, alertando para a recuperação das áreas ardidas pelo incêndio que devastou o concelho em outubro passado, os jovens exploradores realizaram diversas tarefas de campo, aprendendo, por exemplo, a controlar as espécies invasoras, participaram em visitas guiadas e aprenderam a fazer colheres de pau e casinhas de xisto. À noite, aventuraram-se na fotografia, aproveitando os encantos da Aldeia do Xisto da Benfeita, e relaxaram, de uma forma séria e consciente, com o filme “Before the Flood” [Antes do Dilúvio].

O programa encerrou com os jovens exploradores a atreverem-se pelo estimulante mundo laboratorial, na Escola Superior Agrária, em Coimbra. Depois de recolhidas amostras de solo e de água, no Bosque existente nas imediações daquela escola, os alunos vestiram a bata branca e calçaram as luvas para descobrir o que compõe os elementos básicos da natureza.

Com os conhecimentos apreendidos e o trabalho desenvolvido durante os quatro dias, os primeiros exploradores deste projeto experimental vão preparar uma exposição, numa primeira fase, e um relatório, que será apresentado no Dia Internacional da Floresta Autóctone, no dia 23 de novembro.

image_pdfimage_print
Previous Está prevista a chuva, mas o calor continua
Next MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

Artigos Relacionados

Região

Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de “descoordenação total”

Última Hora

Colisão no IP3 causou a morte a jovem de 17 anos

Uma adolescente de 17 anos, morreu no sábado à noite, numa colisão com um veículo ligeiro no IP3, em Cunhedo, no concelho de Penacova.

Região

Nelas participa no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O Município de Nelas, em representação dos produtores de Vinho do Dão do Concelho, vai estar presente pela primeira vez na 36ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém,…

Última Hora

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Informação

AD Lagares da Beira cumpriu “sonho”. Depois do sintético…os balneários e a bancada

A Associação Desportiva  de Lagares da Beira inaugurou, ontem, os balneários e bancada do seu complexo desportivo.

Última Hora

“Há um cordão de solidariedade fantástico a abraçar Oliveira do Hospital”

O concelho de Oliveira do Hospital, fortemente afetado pelo incêndio de 15 de outubro que provocou prejuízos avultados…

Última Hora

CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital conta, desde há sete meses, com um espaço de apoio à criança e às relações familiares, mas também aos adultos e seniores. Trata-se do

Última Hora

Viseu: Incêndio em habitação mata mulher de 84 anos

Um incêndio deflagrou ao início da tarde de domingo num apartamento, em Viseu, e fez uma vítima mortal, uma mulher de 84 anos.

Informação

Bruno Amado mantém-se na presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira

Bruno Amado continua à frente da presidência da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, em resultado do recurso solicitado, a propósito do processo onde previa

Informação

Município de Gouveia assinala Dia Internacional da Família

O Município de Gouveia, em colaboração com vários parceiros, organiza a Semana da Família que vai decorrer entre os dias 14 a 20 de maio, em Gouveia.

Educação

Crianças plantaram mil árvores em ação de reflorestação em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Árvore que hoje se assinala ficou marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela plantação de um milhar de árvores…

Informação

Cerca de 30 concelhos de nove distritos do continente em risco máximo

Cerca de 30 concelhos de nove distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Desporto de fim de semana

Um fim de semana com muito desporto e partida que podem clarificar classificações para subida ou descida de divisão. No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção o Nogueirense recebe

Informação

GNR intensifica fiscalização em todo o país a partir de amanhã

Operação Hermes-Viajar em Segurança arranca amanhã e prolonga-se até ao dia 3 de setembro. Militares da GNR vão estar “particularmente atentos” atentos aos comportamentos de risco que coloquem em causa

Sociedade

Humberto Oliveira recandidata-se à Câmara de Penacova

A Concelhia do PS de Penacova aprovou, por unanimidade, a recandidatura de Humberto Oliveira ao Município de Penacova, no distrito de Coimbra.

Última Hora

“Solidariedade, agradecimento e renascimento ” marcam Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A pretender renovar o epíteto já conseguido em anteriores edições de “maior Feira do Queijo de Portugal”, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital realiza-se neste fim de semana,…

Última Hora

Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1 600 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1 600 toneladas de alimentos durante o fim-de-semana, na primeira campanha anual realizada em mais de 2 000 lojas no país.

Região

Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”

O Município de Penacova, no âmbito do protocolo estabelecido com a RefCast e, em linha com o determinado no Plano de Ação Nacional para controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus,…

Sociedade

Sindicato aponta irregularidades no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O Centro Hospitalar Tondela – Viseu vive uma “situação lamentável e irregular”, tal como defendeu hoje a delegação Centro do Sindicato Independente dos Médicos,…

Educação

Estudantes animaram a cidade em mais um cortejo académico

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital cumpriram esta tarde mais um Cortejo Académico. A animação e a muita cerveja…

Informação

Dois anos e dois meses de prisão com pena suspensa para ex funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital

O Tribunal de Oliveira do Hospital aplicou, hoje, a pena suspensa de dois anos e dois meses de prisão a Fernanda Duarte, de 52 anos, acusada dos crimes de peculato,

Informação

Movimento insiste no alargamento de prazos para pedir ajuda do Estado

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) insiste na necessidade de serem alargados os prazos para os pedidos de diferentes ajudas …

Última Hora

Vacinação contra a gripe arranca a 15 de outubro no SNS

A vacinação contra a gripe vai começar em 15 de outubro e o Serviço Nacional de Saúde terá 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar, anunciou hoje a Direção-geral

Informação

UC pela primeira vez no top 500 de ranking CWUR

A Universidade de Coimbra (UC) está, pela primeira vez, no top 500 das melhores instituições de ensino superior do mundo.