Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

image_pdfimage_print

A primeira edição do programa “Exploradores – [email protected]çor” decorreu, entre os dias 10 e 13 de setembro, na freguesia da Benfeita e evelou-se “uma verdadeira viagem pelos recantos da Paisagem Protegida da Serra do Açor, repleta de aventura e descoberta”.

Promovida pela Câmara Municipal de Arganil, em parceria com a Junta de Freguesia da Benfeita, o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, a iniciativa envolveu cinco alunos do 10.º e 11.º anos, que tiveram a oportunidade de conhecer de uma forma mais profunda a Mata da Margaraça, a sua riqueza, a sua diversidade e a beleza das suas paisagens.

Durante os três primeiros dias deste projeto pioneiro, centrado sobretudo na vegetação, alertando para a recuperação das áreas ardidas pelo incêndio que devastou o concelho em outubro passado, os jovens exploradores realizaram diversas tarefas de campo, aprendendo, por exemplo, a controlar as espécies invasoras, participaram em visitas guiadas e aprenderam a fazer colheres de pau e casinhas de xisto. À noite, aventuraram-se na fotografia, aproveitando os encantos da Aldeia do Xisto da Benfeita, e relaxaram, de uma forma séria e consciente, com o filme “Before the Flood” [Antes do Dilúvio].

O programa encerrou com os jovens exploradores a atreverem-se pelo estimulante mundo laboratorial, na Escola Superior Agrária, em Coimbra. Depois de recolhidas amostras de solo e de água, no Bosque existente nas imediações daquela escola, os alunos vestiram a bata branca e calçaram as luvas para descobrir o que compõe os elementos básicos da natureza.

Com os conhecimentos apreendidos e o trabalho desenvolvido durante os quatro dias, os primeiros exploradores deste projeto experimental vão preparar uma exposição, numa primeira fase, e um relatório, que será apresentado no Dia Internacional da Floresta Autóctone, no dia 23 de novembro.

Previous Está prevista a chuva, mas o calor continua
Next MAAVIM queixa-se de falta de apoios 11 meses depois do grande incêndio

Artigos Relacionados

Informação

Região: Casal de septuagenários ficou gravemente ferido em colisão

Duas pessoas ficaram gravemente feridas numa colisão entre dois automóveis, ontem ao final da tarde, em Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure.

Desporto

Terminou o Campeonato de Portugal Prio para o FCOH, enquanto o Nogueirense tem agora de disputar o play-off de despromoção.

Foi uma jornada de má memória para as duas equipas do concelho. O FCOH que acreditou até ao fim que era possível a manutenção, deitou tudo por terra e acabou

Informação

Maratona Clube da Vila Chã disputou campeonato em Vila Nova de Famalicão

No passado dia 27 de fevereiro, realizou-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto em Vila Nova de Famalicão. O Maratona foi representado por duas equipas, seniores e veteranos, que coletivamente

Informação

ADIBER assinou protocolo que beneficia a Beira Serra em mais de 2,1 milhões de Euros

A ADIBER  assinou, em Mangualde, o Protocolo de Articulação Funcional com a Autoridade de Gestão do PDR2020, que permite à região da Beira Serra …

Última Hora

Motociclista morreu atropelado por carrinha após acidente em Aveiro

Um homem de 65 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, na localidade de Santa Joana, em Aveiro. Fonte dos Bombeiros Novos de Aveiro adiantou que o homem seguia num motociclo

Última Hora

Tábua promove VII Tábua de Leituras

O Município de Tábua, através da Biblioteca Pública Municipal João Brandão, promove nos dias 1, 2 e 3 de junho, a sétima edição da “Tábua de Leituras”, uma iniciativa que

Sociedade

Falso alarme gerou pânico total na cidade de Oliveira do Hospital

Um falso alarme em torno da possibilidade de rebentamento da unidade industrial Sonae localizada na Catraia de S. Paio,…

Sociedade

Concurso “A Maior Abóbora” promovido na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

   No âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade 2017, o Município de Oliveira do Hospital promove, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso

Região

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Última Hora

Incêndio de Tábua consumiu 120 hectares de mato e floresta

O incêndio florestal que, ao início da tarde de ontem, deflagrou no concelho de Tábua, foi dominado às 23h45 horas, de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Cultura

Penalva de Alva promove as habituais Festas de Verão

As habituais Festas de Verão em Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital, estão de regresso nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto.

Informação

“Emprego Jovem” no 2º Encontro “YOUNG LAB” em Tábua

Decorreu nos dias 19 e 20 de maio, na Biblioteca Pública Municipal de Tábua, o 2º Encontro do Projeto “YOUNG LAB”, no âmbito do programa ERAUSMUS +, com a participação…