Projeto Limpa+: Jovens de Oliveira do Hospital recolhem lixo em defesa do ambiente

Projeto Limpa+: Jovens de Oliveira do Hospital recolhem lixo em defesa do ambiente

image_pdfimage_print

O Projeto Limpa+, criado por jovens de Oliveira do Hospital, tem sido implementado em várias zonas do concelho, em forma de voluntariado, com o objetivo de defender o meio ambiente.

Depois de Avô, Alvoco das Várzeas e S. Sebastião da Beira, hoje o local de recolha do lixo foi em S. Gião. Apesar de terem iniciado as recolhas nas praias fluviais do concelho, Tiago Amaral, um dos responsáveis, adiantou que o objetivo é o projeto “não ter fim e continuar ao longo do ano”. Referiu que percorreram as praias fluviais pelo facto de, nesta altura do ano, serem alvo de visita de muita gente e “pela facilidade de o lixo ir para o rio”.

Tiago Amaral referiu que, depois de um dia de recolha, enchem vários sacos com lixo, nomeadamente plástico, contudo, o que mais encontram são beatas.

Esta manhã, enquanto observava o lixo recolhido, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, elogiou o trabalho do grupo de jovens que demonstram ter “uma consciência cívica enorme”. “Tenho orgulho de ter jovens destes no nosso concelho”, afirmou.

Chocado com a quantidade de resíduos apanhados, o autarca reforçou que é “preciso mudar mentalidades para defender a paisagem e o património natural”. “Uma das coisas mais bonitas que o concelho de Oliveira do Hospital pode ter é as suas aldeias limpas”, defendeu.

No que diz respeito a números, o autarca adiantou que “a Câmara Municipal tem um prejuízo à volta de 150 mil euros na recolha e tratamento dos resíduos”.

Questionado sobre a hipótese de aumentar a tarifa, José Carlos Alexandrino defende que, em primeiro lugar, pretende “alertar consciências para que as pessoas façam a separação do lixo”. “Se nós conseguirmos fazer isso não precisamos de aumentar a tarifa”, justificou.

Recentemente o concelho recebeu novas ilhas ecológicas e, em vista, estão ações se sensibilização nas escolas e junto à população nas localidades.

O autarca relembrou que “o lixo separado gera receita” e, por isso, “a Câmara Municipal não precisa de pagar absolutamente nada”. Revelou, ainda, que no mês de agosto “a diferença entre a receita de resíduos é de 25 mil euros”.

“O tratamento e a recolha fica perto de 75 Euros por tonelada”, deu conta, afirmando que “ainda há um longo caminho a percorrer”.

Previous FCOH recebe o Praiense. Treinador antevê jogo difícil mas garante que a sua equipa "está preparada"
Next FCOH 1 - Praiense 1 - Transmissão em direto (Parceria com o FCOH)

Artigos Relacionados

Sociedade

Idoso morto em assalto em localidade de Arganil

Um homem de 83 anos morreu ontem, ao início da noite, na sequência de um assalto violento ao estabelecimento comercial de que era proprietário na localidade de Casal de S.

Informação

Finanças prolongam até esta sexta-feira prazo para validar faturas e entregar IVA

As Finanças anunciaram que o prazo para a entrega da declaração periódica de IVA, comunicação e classificação das faturas, bem como comunicação do agregado familiar foi alargado até sexta-feira, devido

Última Hora

Região: Polícia Judiciária deteve autor de crime de violação

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público no DIAP de Viseu, …

Região

Motociclista morreu atropelado por carrinha após acidente em Aveiro

Um homem de 65 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, na localidade de Santa Joana, em Aveiro. Fonte dos Bombeiros Novos de Aveiro adiantou que o homem seguia num motociclo

Informação

Incêndio em Seia mobiliza nove meios aéreos e mais de 100 bombeiros

Um incêndio que deflagrou esta tarde, em Fontão, Loriga –  Seia, está a ser combatido por mais de uma centena de bombeiros, auxiliados por 24 viaturas e nove meios aéreos.

Sociedade

Chuva está de regresso. No domingo descem as temperaturas

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir de hoje, prevendo-se também uma descida da temperatura máxima de 04 a 06 graus Celsius no domingo, …

Última Hora

Taça de Portugal: FCOH disputa 2ª eliminatória frente ao Lusitano FCV

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) disputa, este domingo, 30 de setembro, pelas 15h00, a 2ª eliminatória da Taça de Portugal.

Informação

Alexandrino garante que amianto vai ser retirado da escola de Oliveira do Hospital

De visita à Escola de Lagares da Beira onde, de forma simbólica, assinalou o arranque do novo ano letivo no concelho de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital cria Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abre esta quarta-feira, dia 8 de novembro, um Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios (GAEAI), …

Informação

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Informação

Nogueira do Cravo não realiza Carnaval devido aos incêndios

A freguesia de Nogueira do Cravo interrompe, este ano, a tradição carnavalesca que tinha sido recuperada em 2010 com a realização dos habituais desfiles em cada ano.

Região

AHRESP promove ação de qualificação para proprietários de Alojamento Local

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) vai realizar, na próxima terça-feira, dia 2 de maio, em Aveiro, uma Ação de Qualificação dirigida aos proprietários de estabelecimentos de Alojamento Local.